A Comunidade Intermunicipal do Alto Minho (CIM Alto Minho) acaba de lançar o projeto CIBUS, uma iniciativa inovadora que visa reduzir a perda e o desperdício de alimentos ao longo da cadeia de produção e abastecimento. A apresentação aos parceiros, realizada na semana passada, marcou o início deste projeto internacional, que reúne entidades públicas, privadas e a sociedade civil à volta de um objetivo comum: promover a sustentabilidade alimentar.
O projeto CIBUS, cujo nome provém do latim para “comida” ou “nutrição”, tem como principal meta reforçar a capacidade das entidades públicas para conceber, implementar e monitorizar políticas integradas e inovadoras que abordem os desafios do desperdício alimentar. Alinhado com as recomendações da plataforma da UE sobre Perdas e Desperdício de Alimentos, o projeto foca-se na criação de plataformas multistakeholders, tanto digitais como físicas, para envolver todos os setores, partilhar conhecimento e identificar medidas com impacto positivo. Além disso, o CIBUS reforça a capacidade de inovação entre os intervenientes da cadeia alimentar, promovendo abordagens intersetoriais, circulares e criando novas oportunidades de mercado. O projeto também procura aumentar a disponibilidade, consistência e transparência de dados, através da criação de quadros de avaliação adequados, e definir estratégias globais para prevenir e reduzir a perda e o desperdício de alimentos, alinhadas com a Meta 12.3 dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).
Utilizando a metodologia Food Design Thinking, o projeto coloca os stakeholders no centro do processo, garantindo que as soluções desenvolvidas correspondam às necessidades reais e aos desafios enfrentados ao longo da cadeia alimentar.
Manoel Batista, presidente da CIM Alto Minho, expressou o seu entusiasmo pelo início do projeto, destacando a sua importância para enfrentar o desperdício alimentar na Europa, e em particular no Alto Minho, sublinhando que a colaboração com parceiros de diferentes setores e países será crucial para desenvolver soluções inovadoras e eficazes, com impacto positivo duradouro na sustentabilidade alimentar.
O projeto CIBUS, financiado pelo programa Interreg Europe, é uma colaboração internacional que junta parceiros de vários países europeus, como Portugal, Bulgária, Finlândia, Chipre, Dinamarca, Irlanda, Roménia e Bélgica. O projeto decorrerá entre 2024 e 2028, com atividades que incluem reuniões regionais e inter-regionais, desenvolvimento de materiais informativos e educativos, implementação de políticas e monitorização de resultados.
A contagem decrescente já começou para mais um dos momentos altos do Festival Viana Bate Forte, que promete encher a cidade de música, energia e emoção. No próximo sábado, dia 13 de setembro, às 23h00, a banda Todagente sobe ao Palco da Erva (Praça da Erva) para um concerto com entrada totalmente livre.
A tauromaquia volta a marcar presença nas Feiras Novas de Ponte de Lima, com uma corrida de touros agendada para domingo, 14 de setembro, às 18h00, no Picadeiro Grande da Expolima. O espetáculo integra o programa oficial das Feiras Novas que acontecem este ano entre 10 e 15 de setembro.
O Comando Territorial da GNR de Viana do Castelo realizou, na primeira semana de setembro, várias operações direcionadas para o combate à criminalidade, fiscalização rodoviária, proteção ambiental e ações de proximidade junto da população.
Está patente no Museu Municipal de Caminha, até 24 de outubro, a exposição “Caminha Vista pelos Estrangeiros – Livros de propaganda de viagem publicados no estrangeiro entre 1820-1974”. A mostra reúne mais de dois mil livros e documentos que retratam a imagem do concelho aos olhos de viajantes estrangeiros ao longo de mais de 150 anos.
A Praça da República foi palco, no sábado passado, de um Encontro de Bandas de Gaitas que juntou grupos tradicionais de Portugal e Espanha, numa iniciativa que promoveu a cultura celta e os laços transfronteiriços.
A Academia de Futsal do Santa Luzia Futebol Clube realizou, nos dias 7 e 8 de setembro, o seu estágio de pré-época no Complexo Desportivo de Melgaço. A iniciativa marcou o arranque oficial da temporada 2025/2026 para os escalões de formação do clube.
Entre os dias 31 de agosto e 7 de setembro, a PSP de Viana do Castelo realizou três detenções no âmbito da sua atividade operacional de prevenção e combate à criminalidade, com vista à manutenção da ordem e segurança públicas na sua área de jurisdição.