Logo
Regional

Projeto Bairro Comercial Digital vai “revolucionar o espaço e dar uma dimensão holística à cidade”

12 Agosto, 2023 | 11:26
Partilhar
Viana TV
3 min. leitura

A Câmara Municipal de Viana do Castelo vai investir 1.2 milhões de euros, com o apoio do PRR, nos próximos anos no Bairro Comercial Digital da zona histórica da cidade, tornando-o mais sofisticado e atrativo, com iniciativas criativas, lúdicas e várias inovações urbanísticas que vão promover a aplicação de tecnologias digitais centradas nas pessoas, criando espaços digitais para a vida urbana.

Em consórcio com a Associação Empresarial de Viana do Castelo (AEVC), o Município apresentou o projeto aprovado a todos os empresários do Comércio e Serviços com o objetivo de mobilizar comerciantes para esta oportunidade de transformação digital e modernização económica dos estabelecimentos do Bairro Comercial Digital da zona histórica da cidade.

A intenção do Município em requalificar e modernizar o espaço urbano da zona histórica, que é um dos principais pontos de interesse da cidade para todos os cidadãos, empresas e turistas, fez avançar esta candidatura à iniciativa Bairros Comerciais Digitais do PRR em 2022.

O projeto Bairro Comercial Digital obrigou a uma candidatura exigente, em duas fases, durante cerca de um ano, com a realização de um diagnóstico, mediante um inquérito a 421 estabelecimentos de comércio e serviços na zona histórica, e um plano de ação que demonstrou a viabilidade económica do projeto.

Em 160 candidaturas ao PRR de várias cidades do país, Viana do Castelo ficou em terceiro lugar, com a aprovação de um investimento elegível de cerca de 1.2 milhões de euros, existindo ainda a expectativa de obter um valor maior, tendo em conta a qualidade do projeto.

Na sua intervenção, o autarca Luís Nobre evidenciou que o projeto visa atrair visitantes e apoiar os comerciantes nas áreas abrangidas e apelou ao envolvimento de todos. “Acredito que o sucesso deste projeto, que é já uma certeza e não uma intenção, vai permitir revolucionar o espaço e dar uma dimensão holística à cidade, desmaterializando, mas também facilitando as atividades de comércio”.

“Este é um desafio para cumprir o projeto, que foi reconhecido pelo seu mérito, e só funcionará se o encararmos como sendo de todos e para todos”, vincou, instando os comerciantes presentes a ser peças de união na sua execução.

O projeto do Bairro Comercial Digital procurará privilegiar uma mobilidade inteligente, com gestão e monitorização dos fluxos de pessoas e veículos em tempo real, fomentando a fluidez e a harmonia de percursos e o aumento da mobilidade suave.

O projeto prevê a existência de uma loja central do Bairro que servirá como unidade central, de gestão e monitorização, para tratar de todos os assuntos relativos ao Bairro. A utilização de sensores ambientais e plataformas de visualização de ocorrências promoverá uma descentralização na gestão e organização da cidade nesta área comercial.

Nesta zona, existirá um portfólio de serviços e equipamentos mais orientado para o consumidor, com uma identidade visual comum, montras digitais e mobiliário urbano inovador, expansão da rede pública de acesso à internet, e outro tipo de amenidade e um programa de eventos com vista à criação de um espaço moderno e atrativo, que promova a qualidade de vida e o bem estar, e que revitalize o comércio tradicional, através das tecnologias digitais aplicadas à cultura e património da zona histórica de Viana do Castelo.

O atendimento, o contacto presencial e a forma personalizada e acolhedora como os comerciantes recebem os seus clientes não será substituída, mas o investimento no digital pretende melhorar experiências, modernizar e ir ao encontro do que os clientes procuram atualmente. Este projeto vai criar experiências de consumo, promovendo novas interações e transações comerciais entre as empresas e os seus clientes, que incluem os turistas, criando sinergias agregadoras de valor e dinamizadoras para o centro histórico da cidade.

No inquérito realizado no âmbito da candidatura, mais de 70% dos comerciantes responderam favoravelmente à adoção de tecnologias digitais ao serviço do comércio local. Mais de 95% dos consumidores em Viana do Castelo realizam atualmente compras online, enquanto apenas 34,4% dos comerciantes vende online, pelo que o consumo digital se apresenta como uma oportunidade para os negócios.

O consórcio formado pelo Município e a AEVC pretende mobilizar todos os empresários para estarem envolvidos e motivados para aproveitar esta oportunidade do PRR para Viana do Castelo. O Município irá gerir a implementação das ações previstas no Plano de Ação do projeto, bem como disponibilizar os meios humanos e financeiros necessários para o seu sucesso.

A Associação Empresarial irá ser responsável pela contratação de um Gestor do Bairro, previsto na candidatura, promovendo em conjunto com os comerciantes locais, várias medidas para formar e capacitar, divulgar e incentivar o uso das tecnologias digitais que serão disponibilizadas no Bairro.

Programas de Autor

Episódios Recentes Ver Mais

Notícias

Internacional 23 Dezembro, 2025

Tradições de Natal: Árvore de Natal

A primeira referência à árvore de natal como conhecemos hoje, data do século XVI. Nesta altura, na Alemanha, todas as famílias decoravam pinheiros com papeis coloridos, frutas secas e doces.

Regional 23 Dezembro, 2025

Viana do Castelo recebe o tradicional “Viana, Moscatel e Banana” com bom tempo nesta quarta-feira

Viana do Castelo volta a encher-se de animação neste Natal com a realização do tradicional evento “Viana, Moscatel e Banana”, cuja primeira edição acontece já quarta-feira, 24 de dezembro, no centro histórico da cidade.

Internacional 23 Dezembro, 2025

Tradições de Natal: Postais de Boas Festas

Acuse-se quem nunca entregou uma prenda com um postal de natal agregado? Pois bem, a probabilidade é de que se tenha acusado. Mas sabe de onde é que veio esta, que é uma das maiores tradições de natal de sempre?

Nacional 23 Dezembro, 2025

Canábis é a droga ilícita mais consumida em Portugal

A canábis continua a ser a droga ilícita mais consumida em Portugal, segundo dados de 2024 divulgados pelo Instituto para os Consumos Aditivos e as Dependências (ICAD), no âmbito do Inquérito Online Europeu Sobre Drogas.

Internacional 23 Dezembro, 2025

Beherit e outras bandas de renome confirmadas no SWR Barroselas Metalfest 2026

O SWR Barroselas Metalfest, festival de metal extremo que decorre anualmente em Barroselas, anunciou o cartaz completo da edição de 2026.

Regional 23 Dezembro, 2025

Valença aprova orçamento recorde de 39,8 milhões de euros para 2026

A Câmara Municipal de Valença aprovou o orçamento de 2026, fixado em 39,8 milhões de euros, acima dos 33,5 milhões deste ano.

Nacional 23 Dezembro, 2025

Bloco de Esquerda denuncia problemas graves em hospitais do Alto Minho

O Bloco de Esquerda alerta para problemas estruturais graves nos hospitais do Alto Minho, com infiltrações de água e quedas de placas de teto a colocar em risco utentes e profissionais de saúde.