O Município de Caminha implementou, este ano letivo, nas escolas de 1º ciclo do Agrupamento de Escolas do Concelho de Caminha um projeto piloto de Atividades de Enriquecimento Curricular (AEC), nas vertentes das expressões, cultura e património.
Através de contextos lúdicos e recreativos, com enfoque no ato de brincar, “pretende-se desenvolver um conjunto de competências essenciais, tais como: a criatividade, a autonomia, a comunicação, a colaboração, o autoconhecimento, a tolerância, a partilha, o respeito e o relacionamento interpessoal, a valorização do património local e a identidade ao território, o espírito crítico, a resolução de problemas e o desenvolvimento socioafetivo, entre outras”, explicou a autarquia.
O Projeto AEC Caminha divide-se em cinco áreas fundamentais: Desporto e Movimento – Terra que Mexe; Património e Diversidade Cultural – Pegadas; Autoconhecimento e Vida em Sociedade – DivertidaMENTE; Música – Música no Alto Minho; e Artes Plásticas e Audiovisuais – Artattack.
“Atualmente estão inscritos cerca de 350 alunos do 1º ciclo. Para o desenvolvimento das atividades, o Município de Caminha estabeleceu parcerias com Associações Culturais, Sociais e Desportivas do concelho, nomeadamente o Etnográfico de Vila Praia de Âncora, a Academia de Música Fernandes Fão, o Sporting Club Caminhense, o Clube Andebol de Caminha e a Associação Nautiminho”, realçou o Município.
As AEC são de frequência gratuita e funcionam entre as 15h30 e as 17h30.
A Câmara Municipal de Viana do Castelo, através da sua Companhia de Bombeiros Sapadores, vai reforçar a resposta de proteção e socorro na zona Centro do país, na sequência da situação excecional que tem vindo a afetar aquela região.
A Câmara Municipal de Viana do Castelo aprovou a abertura de concurso público para a requalificação de três piscinas municipais do concelho, num investimento global superior a 1,58 milhões de euros, com o objetivo de melhorar as condições de utilização, eficiência energética e conforto dos utentes.
Arcos de Valdevez prepara-se para viver quatro dias de pura folia com o regresso do Maior Carnaval do Norte de Portugal, entre 13 e 17 de fevereiro de 2026. O evento promete animação para todas as idades, com desfiles, bailes e concursos de máscaras que já se tornaram tradição na região.
Ponte de Lima vai acolher, nos dias 6 e 7 de fevereiro de 2026, o I Congresso Internacional sobre o Brinquedo, no Auditório dos Paços do Concelho. O evento insere-se nas comemorações dos 900 anos do concelho e promete reunir investigadores, colecionadores e especialistas nacionais e internacionais.
A PLATEA – Plataforma do Teatro Amador do Alto Minho inicia, no próximo dia 31 de janeiro, o seu Ciclo Teatral 2026, com um espetáculo no Auditório Gabriel Gonçalves, em Lanheses.
A Comissão Municipal de Trânsito reuniu-se no Centro Municipal da Proteção Civil, com o objetivo de promover a articulação e cooperação entre diversas entidades na resolução das questões relacionadas com o trânsito no concelho.
A Câmara Municipal de Caminha, em parceria com as Juntas de Freguesia do concelho, lançou a campanha solidária Operação Nariz Vermelho, com o objetivo de mobilizar a comunidade em torno de gestos de solidariedade.