O Município de Caminha implementou, este ano letivo, nas escolas de 1º ciclo do Agrupamento de Escolas do Concelho de Caminha um projeto piloto de Atividades de Enriquecimento Curricular (AEC), nas vertentes das expressões, cultura e património.
Através de contextos lúdicos e recreativos, com enfoque no ato de brincar, “pretende-se desenvolver um conjunto de competências essenciais, tais como: a criatividade, a autonomia, a comunicação, a colaboração, o autoconhecimento, a tolerância, a partilha, o respeito e o relacionamento interpessoal, a valorização do património local e a identidade ao território, o espírito crítico, a resolução de problemas e o desenvolvimento socioafetivo, entre outras”, explicou a autarquia.
O Projeto AEC Caminha divide-se em cinco áreas fundamentais: Desporto e Movimento – Terra que Mexe; Património e Diversidade Cultural – Pegadas; Autoconhecimento e Vida em Sociedade – DivertidaMENTE; Música – Música no Alto Minho; e Artes Plásticas e Audiovisuais – Artattack.
“Atualmente estão inscritos cerca de 350 alunos do 1º ciclo. Para o desenvolvimento das atividades, o Município de Caminha estabeleceu parcerias com Associações Culturais, Sociais e Desportivas do concelho, nomeadamente o Etnográfico de Vila Praia de Âncora, a Academia de Música Fernandes Fão, o Sporting Club Caminhense, o Clube Andebol de Caminha e a Associação Nautiminho”, realçou o Município.
As AEC são de frequência gratuita e funcionam entre as 15h30 e as 17h30.
O Grupo Folclórico e Cultural Danças e Cantares de Carrego (GFCDCC) anunciou o falecimento de Tomé Moreira, um dos seus fundadores e figura histórica do grupo.
A Câmara Municipal de Viana do Castelo, através do Gabinete de Coesão Territorial, realizou uma sessão de esclarecimento destinada a todas as Juntas de Freguesia do concelho, com o objetivo de clarificar os procedimentos urbanísticos a adotar em futuras obras.
O Santa Luzia FC garantiu a presença nos Quartos de Final da Taça de Portugal de Futsal Feminino, depois de vencer o GD Árvore por 4-1, em encontro relativo à 4.ª eliminatória da competição.
A Autoridade Tributária e Aduaneira (AT) alertou para a circulação de mensagens de telemóvel fraudulentas, enviadas em nome do fisco, que alegam a existência de impostos em atraso para “evitar penhora”.
A Juventude Viana venceu este sábado a Associação Académica de Espinho por 1-5, em jogo da 16.ª jornada do Campeonato Nacional da II Divisão de Hóquei em Patins, reforçando a liderança da classificação.
Uma parte do paredão de Moledo aluiu este sábado, levando a Junta da União de Freguesias de Moledo e Cristelo a interditar a área e a apelar à população para que se afaste da zona.
A deslocação do SC Vianense a São Martinho acabou por se revelar amarga este fim de semana. A equipa de Viana do Castelo não conseguiu contrariar a superioridade da AR São Martinho e saiu derrotada por 2-0, apesar de uma reação positiva na segunda parte.