Logo
Nacional

Projeto “50 Anos de Democracia, 50 Assembleias Participativas” já mobilizou mais de 3 300 alunos

10 Julho, 2024 | 9:25
Partilhar
Pedro Xavier
2 min. leitura

O projeto «50 Anos de Democracia, 50 Assembleias Participativas Jovens» visa equipar os jovens com ferramentas para incentivar a sua participação democrática. Esta iniciativa de educação para a cidadania e desenvolvimento local já envolveu mais de 3 300 alunos em 40 Assembleias Participativas, realizadas em 24 cidades de Portugal continental e ilhas.

Com este projeto, milhares de jovens estão a ser desafiados a dialogar com os seus representantes políticos e a transformar os seus territórios.

Identificar problemas e criar soluções

Em contexto escolar, com recurso às ferramentas desenvolvidas pela MyPolis, os alunos são convidados a pensar em melhorias para a sua escola ou para a sua cidade. Posteriormente, em Assembleias Participativas, apresentam as suas ideias aos representantes políticos, como o presidente da Câmara ou o presidente da Junta de Freguesia.

Os representantes políticos avaliam e comentam a viabilidade das ideias e partilham sugestões para aperfeiçoá-las. Em muitos casos, apoiam-nas e ajudam a implementá-las.

Para saber mais sobre o projeto «50 Anos de Democracia, 50 Assembleias Participativas Jovens», visite 50anos25abril.pt/iniciativas/50-assembleias-participativas/

Turismo, animais, ambiente e aulas “mais dinâmicas”

Entre as ideias propostas pelos participantes encontram-se:

QR code com informações sobre lugares e monumentos

No Fundão, os alunos sugeriram a colocação de códigos QR nas ruas para fornecer mais informações sobre os lugares e monumentos.

Casas para animais abandonados
Os alunos do Agrupamento de Escolas de Alvaiázere sugeriram a criação de um canil para animais abandonados.

Melhor utilização dos contentores de lixo
Campanha para sensibilizar a população de Massamá-Monte Abraão para a melhor utilização dos contentores e concurso para eleger as três ruas mais limpas da freguesia.

Recreio com sombra
Os alunos de Braga propuseram a plantação de árvores no espaço escolar para terem mais áreas com sombra durante o recreio.

Aulas lecionadas pelos alunos

Os alunos e alunas de Lisboa sugeriram assumir o papel de professores e dar aulas recorrendo a metodologias mais dinâmicas. Os professores são convidados a deixarem-se inspirar, assistindo e participando nas aulas no papel de alunos.

Sobre a MyPolis

A MyPolis é uma organização que promove a aproximação dos jovens e dos seus representantes políticos. Fundada em 2018, tem como missão contribuir para uma Democracia com espaço para todas as pessoas.

Comemorações dos 50 anos do 25 de Abril até 2026

As Comemorações dos 50 anos do 25 de Abril tiveram início em março de 2022 e vão decorrer até 2026. Cada ano foca-se num tema prioritário, tendo como objetivo reforçar a memória e enfatizar a relevância atual destes acontecimentos na construção e afirmação da democracia.

O período inicial das Comemorações foi dedicado aos movimentos sociais e políticos que criaram as condições para o golpe militar. A partir de 2024, revisitam-se os três ‘D’ do Programa do Movimento das Forças Armadas (MFA), em iniciativas que evocam o processo de descolonização, a democratização e o desenvolvimento.

A Blisq Creative é uma agência de comunicação, especialista em planeamento estratégico, marketing digital, design e web. Orientamo-nos pela estratégia e pela criatividade

Programas de Autor

Episódios Recentes Ver Mais

Notícias

Nacional 13 Julho, 2024

Ministra do Trabalho admite mudanças no subsídio de desemprego

A ministra do Trabalho disse no parlamento, que as mudanças que defende são no subsídio social de desemprego, mas admitiu que também mudanças no subsídio de desemprego poderão acontecer após discussão em concertação social.

Música 13 Julho, 2024

Escola do Rock em Paredes de Coura arranca com mais de 40 alunos de todo o país

Mais de 40 'alunos' de vários pontos do país, de norte a sul, e até da vizinha Galiza participam na Escola do Rock, que tem a primeira chamada no próximo domingo, 14 de julho, em Paredes de Coura, e fecha o período letivo na sexta-feira seguinte com o habitual concerto final de apresentação do resultado da residência intensiva.

Opinião 13 Julho, 2024

OPINIÃO: Benefícios, desafios e impacto na vida dos doentes renais

Várias décadas de evolução na hemodiálise proporcionaram uma mudança radical no acesso ao tratamento e várias evoluções técnicas que permitiram um aumento significativo da qualidade dos tratamentos e da qualidade de vida dos doentes renais crónicos com necessidade de tratamento substitutivo renal. Longe vão os tempos em que apenas um grupo selecionado de doentes tinha acesso à diálise e, mesmo esses, tinham uma qualidade de vida bastante sofrível.

Regional 12 Julho, 2024

Melhor festival de cerveja artesanal da Península Ibérica já está a bombar em Caminha

O Artbeerfest Caminha já está a bombar e promete encher o coração da Vila, até domingo, não apenas de saborosas cervejas, mas também de música, dança, cor e alegria.

Nacional 12 Julho, 2024

DECO PROteste insiste na redução do IVA da eletricidade para todos os consumidores

A DECO PROteste considerou insuficiente o alargamento do IVA da eletricidade a 6% a mais famílias, aprovado em junho, e insistiu que aquela taxa deve ser aplicada na luz e no gás para todos os consumidores.

Regional 12 Julho, 2024

Participação prévia na alteração ao Plano de Urbanização da Cidade de Viana do Castelo e ao Plano de Pormenor para a Área Marginal ao Rio Lima até 1 de agosto

Na sequência da decisão da Câmara Municipal de Viana do Castelo, de 14 de maio do presente ano, de iniciar o procedimento de alteração ao Plano de Urbanização da Cidade de Viana do Castelo e ao Plano de Pormenor para a área marginal ao Rio Lima, entre a Ponte Eiffel e a Ponte do IC 1, em Darque, decorrem, entre 12 de julho e 1 de agosto, os períodos de participação prévia.

Regional 11 Julho, 2024

Notícias de Viana apresenta nova imagem e linha editorial

O jornal Notícias de Viana, que é propriedade da Diocese de Viana do Castelo, promoveu um evento de lançamento da sua nova imagem e linha editorial. A informar desde 1916, o título passa a ser mensal e pretende também apostar no digital.