O projeto «50 Anos de Democracia, 50 Assembleias Participativas Jovens» visa equipar os jovens com ferramentas para incentivar a sua participação democrática. Esta iniciativa de educação para a cidadania e desenvolvimento local já envolveu mais de 3 300 alunos em 40 Assembleias Participativas, realizadas em 24 cidades de Portugal continental e ilhas.
Com este projeto, milhares de jovens estão a ser desafiados a dialogar com os seus representantes políticos e a transformar os seus territórios.
Identificar problemas e criar soluções
Em contexto escolar, com recurso às ferramentas desenvolvidas pela MyPolis, os alunos são convidados a pensar em melhorias para a sua escola ou para a sua cidade. Posteriormente, em Assembleias Participativas, apresentam as suas ideias aos representantes políticos, como o presidente da Câmara ou o presidente da Junta de Freguesia.
Os representantes políticos avaliam e comentam a viabilidade das ideias e partilham sugestões para aperfeiçoá-las. Em muitos casos, apoiam-nas e ajudam a implementá-las.
Para saber mais sobre o projeto «50 Anos de Democracia, 50 Assembleias Participativas Jovens», visite 50anos25abril.pt/iniciativas/50-assembleias-participativas/
Turismo, animais, ambiente e aulas “mais dinâmicas”
Entre as ideias propostas pelos participantes encontram-se:
QR code com informações sobre lugares e monumentos
No Fundão, os alunos sugeriram a colocação de códigos QR nas ruas para fornecer mais informações sobre os lugares e monumentos.
Casas para animais abandonados
Os alunos do Agrupamento de Escolas de Alvaiázere sugeriram a criação de um canil para animais abandonados.
Melhor utilização dos contentores de lixo
Campanha para sensibilizar a população de Massamá-Monte Abraão para a melhor utilização dos contentores e concurso para eleger as três ruas mais limpas da freguesia.
Recreio com sombra
Os alunos de Braga propuseram a plantação de árvores no espaço escolar para terem mais áreas com sombra durante o recreio.
Aulas lecionadas pelos alunos
Os alunos e alunas de Lisboa sugeriram assumir o papel de professores e dar aulas recorrendo a metodologias mais dinâmicas. Os professores são convidados a deixarem-se inspirar, assistindo e participando nas aulas no papel de alunos.
Sobre a MyPolis
A MyPolis é uma organização que promove a aproximação dos jovens e dos seus representantes políticos. Fundada em 2018, tem como missão contribuir para uma Democracia com espaço para todas as pessoas.
Comemorações dos 50 anos do 25 de Abril até 2026
As Comemorações dos 50 anos do 25 de Abril tiveram início em março de 2022 e vão decorrer até 2026. Cada ano foca-se num tema prioritário, tendo como objetivo reforçar a memória e enfatizar a relevância atual destes acontecimentos na construção e afirmação da democracia.
O período inicial das Comemorações foi dedicado aos movimentos sociais e políticos que criaram as condições para o golpe militar. A partir de 2024, revisitam-se os três ‘D’ do Programa do Movimento das Forças Armadas (MFA), em iniciativas que evocam o processo de descolonização, a democratização e o desenvolvimento.

O presidente da Câmara de Viana do Castelo, Luís Nobre, lançou um alerta sério sobre o aumento “galopante e insustentável” dos custos de depósito de resíduos, defendendo que a situação já ultrapassa a capacidade de resposta dos municípios e exige uma intervenção urgente do Governo.
Viana do Castelo foi palco da 4ª edição do RE.VER, evento dedicado à fotografia contemporânea, realizado na Sala Experimental do Teatro Sá de Miranda. Organizado pela Oficina de Fotografia e coordenado por João Gigante da AO NORTE, o encontro reuniu fotógrafos, artistas e público em torno de debates, exposições e projeções que exploram a imagem como forma de arte e comunicação.
Valença voltou a brilhar no panorama empresarial nacional. Dez empresas do concelho foram distinguidas com o Estatuto PME Excelência 2024, um dos mais importantes reconhecimentos atribuídos ao tecido empresarial português.
Uma operação da Polícia Judiciária, conduzida pela Diretoria do Norte, resultou na detenção de sete suspeitos e na constituição de 45 arguidos, no âmbito de uma investigação sobre associação criminosa, branqueamento de capitais, fraude fiscal e falsificação de documentos.
A Câmara Municipal de Viana do Castelo entregou as primeiras 17 escrituras relativas a habitações situadas no Lugar da Costeira, em Alvarães, dando início ao processo de legalização de uma Área Urbana de Génese Ilegal (AUGI) com mais de 50 anos.
O Município de Silves distinguiu o atleta do Clube de Atletismo Olímpico Vianense (CAOV), Ussumani Djumo, na cerimónia "Estrelas do Desporto, da Serra ao Mar". A homenagem reconhece o percurso exemplar do jovem luso-guineense e a sua representação digna da Guiné-Bissau nos Campeonatos Mundiais de Atletismo em Tóquio 2025.
A Polícia Judiciária, através do Departamento de Investigação Criminal de Braga, deteve um homem de 30 anos suspeito de provocar um incêndio numa habitação na freguesia de Vila Meã, em Vila Nova de Cerveira, no contexto de violência doméstica.