O projeto «50 Anos de Democracia, 50 Assembleias Participativas Jovens» visa equipar os jovens com ferramentas para incentivar a sua participação democrática. Esta iniciativa de educação para a cidadania e desenvolvimento local já envolveu mais de 3 300 alunos em 40 Assembleias Participativas, realizadas em 24 cidades de Portugal continental e ilhas.
Com este projeto, milhares de jovens estão a ser desafiados a dialogar com os seus representantes políticos e a transformar os seus territórios.
Identificar problemas e criar soluções
Em contexto escolar, com recurso às ferramentas desenvolvidas pela MyPolis, os alunos são convidados a pensar em melhorias para a sua escola ou para a sua cidade. Posteriormente, em Assembleias Participativas, apresentam as suas ideias aos representantes políticos, como o presidente da Câmara ou o presidente da Junta de Freguesia.
Os representantes políticos avaliam e comentam a viabilidade das ideias e partilham sugestões para aperfeiçoá-las. Em muitos casos, apoiam-nas e ajudam a implementá-las.
Para saber mais sobre o projeto «50 Anos de Democracia, 50 Assembleias Participativas Jovens», visite 50anos25abril.pt/iniciativas/50-assembleias-participativas/
Turismo, animais, ambiente e aulas “mais dinâmicas”
Entre as ideias propostas pelos participantes encontram-se:
QR code com informações sobre lugares e monumentos
No Fundão, os alunos sugeriram a colocação de códigos QR nas ruas para fornecer mais informações sobre os lugares e monumentos.
Casas para animais abandonados
Os alunos do Agrupamento de Escolas de Alvaiázere sugeriram a criação de um canil para animais abandonados.
Melhor utilização dos contentores de lixo
Campanha para sensibilizar a população de Massamá-Monte Abraão para a melhor utilização dos contentores e concurso para eleger as três ruas mais limpas da freguesia.
Recreio com sombra
Os alunos de Braga propuseram a plantação de árvores no espaço escolar para terem mais áreas com sombra durante o recreio.
Aulas lecionadas pelos alunos
Os alunos e alunas de Lisboa sugeriram assumir o papel de professores e dar aulas recorrendo a metodologias mais dinâmicas. Os professores são convidados a deixarem-se inspirar, assistindo e participando nas aulas no papel de alunos.
Sobre a MyPolis
A MyPolis é uma organização que promove a aproximação dos jovens e dos seus representantes políticos. Fundada em 2018, tem como missão contribuir para uma Democracia com espaço para todas as pessoas.
Comemorações dos 50 anos do 25 de Abril até 2026
As Comemorações dos 50 anos do 25 de Abril tiveram início em março de 2022 e vão decorrer até 2026. Cada ano foca-se num tema prioritário, tendo como objetivo reforçar a memória e enfatizar a relevância atual destes acontecimentos na construção e afirmação da democracia.
O período inicial das Comemorações foi dedicado aos movimentos sociais e políticos que criaram as condições para o golpe militar. A partir de 2024, revisitam-se os três ‘D’ do Programa do Movimento das Forças Armadas (MFA), em iniciativas que evocam o processo de descolonização, a democratização e o desenvolvimento.

Cerca de 3500 atletas encheram Viana do Castelo para a 12ª Edição da Corrida São Silvestre. O atleta Alex Figueiredo, do Sport Lisboa e Benfica, venceu a prova masculina (28.43), e Monica Silva do Clube Atlético de Macedo de Cavaleiros, ganhou a prova feminina (34:46).
É já este sábado, 27 de dezembro, que a comunidade courense se reúne para uma das iniciativas mais aguardadas das festividades natalícias: o tradicional Concerto de Natal, que este ano acontece na belíssima Igreja Ecce Homo, em Padornelo, Paredes de Coura, a partir das 21h00.
A passagem para o Ano Novo deverá ser marcada por tempo tendencialmente seco e temperaturas dentro do normal para a época, de acordo com as previsões do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).
O Centro Cultural de Viana do Castelo recebe, de 30 de janeiro a 1 de fevereiro, mais uma edição do Festival de Dança de Viana do Castelo, um evento que promete três dias intensos dedicados à arte do movimento, à formação e ao espetáculo.
Viana do Castelo recebe este sábado, às 17h30, o candidato presidencial João Cotrim de Figueiredo, apoiado pela Iniciativa Liberal (IL), que marcará presença na tradicional corrida de São Silvestre, integrada na sua agenda de campanha para as eleições presidenciais de 2026.
O funeral de Ângela Pereira, jovem natural de Viana do Castelo que lutava contra uma doença grave, realiza-se este sábado, na Igreja Paroquial de Afife, no concelho de Viana do Castelo.
Viana do Castelo acolhe, a partir de hoje, a 14.ª edição do Viana Volley Cup, um dos maiores torneios de voleibol da região. O evento, organizado pelo Clube de Voleibol de Viana, reúne centenas de atletas, treinadores e adeptos, combinando competição e convívio.