O projeto «50 Anos de Democracia, 50 Assembleias Participativas Jovens» visa equipar os jovens com ferramentas para incentivar a sua participação democrática. Esta iniciativa de educação para a cidadania e desenvolvimento local já envolveu mais de 3 300 alunos em 40 Assembleias Participativas, realizadas em 24 cidades de Portugal continental e ilhas.
Com este projeto, milhares de jovens estão a ser desafiados a dialogar com os seus representantes políticos e a transformar os seus territórios.
Identificar problemas e criar soluções
Em contexto escolar, com recurso às ferramentas desenvolvidas pela MyPolis, os alunos são convidados a pensar em melhorias para a sua escola ou para a sua cidade. Posteriormente, em Assembleias Participativas, apresentam as suas ideias aos representantes políticos, como o presidente da Câmara ou o presidente da Junta de Freguesia.
Os representantes políticos avaliam e comentam a viabilidade das ideias e partilham sugestões para aperfeiçoá-las. Em muitos casos, apoiam-nas e ajudam a implementá-las.
Para saber mais sobre o projeto «50 Anos de Democracia, 50 Assembleias Participativas Jovens», visite 50anos25abril.pt/iniciativas/50-assembleias-participativas/
Turismo, animais, ambiente e aulas “mais dinâmicas”
Entre as ideias propostas pelos participantes encontram-se:
QR code com informações sobre lugares e monumentos
No Fundão, os alunos sugeriram a colocação de códigos QR nas ruas para fornecer mais informações sobre os lugares e monumentos.
Casas para animais abandonados
Os alunos do Agrupamento de Escolas de Alvaiázere sugeriram a criação de um canil para animais abandonados.
Melhor utilização dos contentores de lixo
Campanha para sensibilizar a população de Massamá-Monte Abraão para a melhor utilização dos contentores e concurso para eleger as três ruas mais limpas da freguesia.
Recreio com sombra
Os alunos de Braga propuseram a plantação de árvores no espaço escolar para terem mais áreas com sombra durante o recreio.
Aulas lecionadas pelos alunos
Os alunos e alunas de Lisboa sugeriram assumir o papel de professores e dar aulas recorrendo a metodologias mais dinâmicas. Os professores são convidados a deixarem-se inspirar, assistindo e participando nas aulas no papel de alunos.
Sobre a MyPolis
A MyPolis é uma organização que promove a aproximação dos jovens e dos seus representantes políticos. Fundada em 2018, tem como missão contribuir para uma Democracia com espaço para todas as pessoas.
Comemorações dos 50 anos do 25 de Abril até 2026
As Comemorações dos 50 anos do 25 de Abril tiveram início em março de 2022 e vão decorrer até 2026. Cada ano foca-se num tema prioritário, tendo como objetivo reforçar a memória e enfatizar a relevância atual destes acontecimentos na construção e afirmação da democracia.
O período inicial das Comemorações foi dedicado aos movimentos sociais e políticos que criaram as condições para o golpe militar. A partir de 2024, revisitam-se os três ‘D’ do Programa do Movimento das Forças Armadas (MFA), em iniciativas que evocam o processo de descolonização, a democratização e o desenvolvimento.

Viana do Castelo atribuiu mais sete selos “Destino de Qualidade”, numa cerimónia realizada no Museu do Traje e presidida pelo Presidente da Câmara Municipal, Luís Nobre. Com esta nova distinção, sobe para 84 o número total de empresas do concelho certificadas com esta marca.
O candidato presidencial André Ventura defendeu o adiamento por uma semana da segunda volta das eleições presidenciais, alegando que o agravamento das condições meteorológicas impede a normal realização do ato eleitoral em várias zonas do país. Já o candidato António José Seguro manifestou oposição ao adiamento, sublinhando que as eleições devem realizar-se na data prevista e que apenas aceitará alterações dentro do enquadramento legal e constitucional.
O Governo anunciou hoje que a situação de calamidade em Portugal continental vai ser prolongada por mais sete dias, estendendo-se de domingo até 15 de fevereiro, devido à continuação do mau tempo. A informação foi transmitida pelo primeiro-ministro, Luís Montenegro, na residência oficial em São Bento, Lisboa.
A Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) alerta para a manutenção de caudais elevados nos rios nos próximos dias, na sequência da precipitação intensa registada recentemente e da previsão de continuação de chuva.
A Câmara Municipal de Viana do Castelo aprovou esta terça-feira emitir parecer favorável à atribuição do estatuto de utilidade pública à Associação Casino Afifense, instituição com mais de 140 anos de história, fundada em 15 de fevereiro de 1885.
O Município de Vila Nova de Cerveira cortou a circulação na Avenida dos Pescadores, entre a entrada da Piscina Municipal e o Cais do Rio Minho, devido ao risco de cheias.
O Palco das Artes de Vila Nova de Cerveira recebe, no próximo dia 19 de abril, às 15h00, o espetáculo “As Guerreiras do K-POP Em Concerto (Tributo)”, um dos fenómenos musicais e visuais mais populares da atualidade. Os bilhetes já estão à venda em www.bol.pt.