O projeto «50 Anos de Democracia, 50 Assembleias Participativas Jovens» visa equipar os jovens com ferramentas para incentivar a sua participação democrática. Esta iniciativa de educação para a cidadania e desenvolvimento local já envolveu mais de 3 300 alunos em 40 Assembleias Participativas, realizadas em 24 cidades de Portugal continental e ilhas.
Com este projeto, milhares de jovens estão a ser desafiados a dialogar com os seus representantes políticos e a transformar os seus territórios.
Identificar problemas e criar soluções
Em contexto escolar, com recurso às ferramentas desenvolvidas pela MyPolis, os alunos são convidados a pensar em melhorias para a sua escola ou para a sua cidade. Posteriormente, em Assembleias Participativas, apresentam as suas ideias aos representantes políticos, como o presidente da Câmara ou o presidente da Junta de Freguesia.
Os representantes políticos avaliam e comentam a viabilidade das ideias e partilham sugestões para aperfeiçoá-las. Em muitos casos, apoiam-nas e ajudam a implementá-las.
Para saber mais sobre o projeto «50 Anos de Democracia, 50 Assembleias Participativas Jovens», visite 50anos25abril.pt/iniciativas/50-assembleias-participativas/
Turismo, animais, ambiente e aulas “mais dinâmicas”
Entre as ideias propostas pelos participantes encontram-se:
QR code com informações sobre lugares e monumentos
No Fundão, os alunos sugeriram a colocação de códigos QR nas ruas para fornecer mais informações sobre os lugares e monumentos.
Casas para animais abandonados
Os alunos do Agrupamento de Escolas de Alvaiázere sugeriram a criação de um canil para animais abandonados.
Melhor utilização dos contentores de lixo
Campanha para sensibilizar a população de Massamá-Monte Abraão para a melhor utilização dos contentores e concurso para eleger as três ruas mais limpas da freguesia.
Recreio com sombra
Os alunos de Braga propuseram a plantação de árvores no espaço escolar para terem mais áreas com sombra durante o recreio.
Aulas lecionadas pelos alunos
Os alunos e alunas de Lisboa sugeriram assumir o papel de professores e dar aulas recorrendo a metodologias mais dinâmicas. Os professores são convidados a deixarem-se inspirar, assistindo e participando nas aulas no papel de alunos.
Sobre a MyPolis
A MyPolis é uma organização que promove a aproximação dos jovens e dos seus representantes políticos. Fundada em 2018, tem como missão contribuir para uma Democracia com espaço para todas as pessoas.
Comemorações dos 50 anos do 25 de Abril até 2026
As Comemorações dos 50 anos do 25 de Abril tiveram início em março de 2022 e vão decorrer até 2026. Cada ano foca-se num tema prioritário, tendo como objetivo reforçar a memória e enfatizar a relevância atual destes acontecimentos na construção e afirmação da democracia.
O período inicial das Comemorações foi dedicado aos movimentos sociais e políticos que criaram as condições para o golpe militar. A partir de 2024, revisitam-se os três ‘D’ do Programa do Movimento das Forças Armadas (MFA), em iniciativas que evocam o processo de descolonização, a democratização e o desenvolvimento.

O presidente da Assembleia da República, José Pedro Aguiar-Branco, concentra este sábado a sua agenda no distrito de Viana do Castelo, onde visitará vários concelhos afetados pelas intempéries das últimas semanas.
A banda Os Quatro e Meia atua no próximo dia 13 de novembro, no Centro Cultural de Viana do Castelo, no âmbito de uma nova digressão nacional comemorativa.
A Câmara Municipal de Viana do Castelo aprovou esta quarta-feira, por unanimidade, a emissão de um parecer favorável à atribuição do estatuto de utilidade pública ao Centro de Estudos Regionais (CER), entidade fundada a 15 de abril de 1978.
O CMIA – Centro de Monitorização e Interpretação Ambiental acolheu o evento local das Residências Aqua Motion Starts, iniciativa integrada no programa Viana STARTS, que reuniu artistas, investigadores, empresas, parceiros institucionais e membros da comunidade vianense.
A Câmara Municipal de Caminha aprovou a abertura de um concurso público para a requalificação urbanística da Rua 5 de Outubro, em Vila Praia de Âncora, com um investimento base de cerca de 1,63 milhões de euros.
O atual presidente da concelhia do Partido Social Democrata (PSD) de Viana do Castelo, Duarte Martins, é novamente candidato à liderança daquele órgão nas eleições agendadas para o próximo dia 28 de fevereiro.
O Fim de Semana Gastronómico está de regresso a Viana do Castelo entre os dias 27 e 29 de março, numa iniciativa organizada pela Câmara Municipal de Viana do Castelo e pela Entidade Regional de Turismo do Porto e Norte de Portugal, integrando também o arranque da programação da Páscoa no concelho.