Logo
Regional

Programa “Vida Ativa” leva a atividade física aos seniores de Valença

1 Outubro, 2022 | 12:32
Partilhar
Eduarda Alves
1 min. leitura

O "Vida Ativa" é um programa da Câmara Municipal de Valença que tem por objetivo geral promover e melhorar a qualidade de vida dos idosos do concelho. Reduzir e diminuir a incapacidade causada pelo envelhecimento é uma medida essencial de saúde pública e a atividade física pode desempenhar um importante papel nesse sentido.

A população-alvo para este projeto são todos os habitantes residentes no concelho de Valença com mais de sessenta anos de idade (inclusive). As aulas serão realizadas em grupos constituídos no mínimo por 5 pessoas e até um máximo de 25 pessoas.

O programa “Vida Ativa” vai de encontro às necessidades da população-alvo, atingindo os principais objetivos a que se propôs não só do ponto de vista social, mas também do ponto de vista da saúde.

A implementação do programa “Vida Ativa” contribui para alcançar diversos objetivos considerados prioritários no eixo de intervenção com a população deste grupo etário. Além dos objetivos específicos consequentes dos benefícios da prática de atividade física, este programa permitirá a diminuição do isolamento/inatividade dos idosos através da interação social.

Para além destas vantagens, a atividade física é hoje entendida como uma tarefa prioritária no desenvolvimento de competências que permitam ao idoso realizar as suas tarefas básicas diárias independentemente do auxílio de terceiros. Assim, e dado que a qualidade de vida está intimamente associada a um bom desempenho motor, a prática regular, controlada e orientada, torna-se determinante neste grupo etário (>60 anos).

𝐎𝐛𝐣𝐞𝐭𝐢𝐯𝐨𝐬 𝐝𝐨 𝐩𝐨𝐧𝐭𝐨 𝐝𝐞 𝐯𝐢𝐬𝐭𝐚 𝐬𝐨𝐜𝐢𝐚𝐥
Aumentar a interação social; Diminuir o isolamento; Aumentar os níveis de independência e autonomia; Ocupar os tempos livres; Promover o bem-estar.

𝐎𝐛𝐣𝐞𝐭𝐢𝐯𝐨𝐬 𝐝𝐨 𝐩𝐨𝐧𝐭𝐨 𝐝𝐞 𝐯𝐢𝐬𝐭𝐚 𝐝𝐚 𝐬𝐚𝐮́𝐝𝐞
Prevenir doenças associadas a perdas cognitivas; Prevenção/Diminuição de estados depressivos; Aumentar o bem-estar psicológico; Aumentar a aptidão cardio-vascular; Aumentar os níveis de força e resistência; Manter/Atenuar a perda de flexibilidade, coordenação e equilíbrio.

𝐈𝐍𝐒𝐂𝐑𝐈𝐂̧𝐎̃𝐄𝐒
Os idosos interessados em participar no programa deverão efetuar as suas inscrições na sede da Junta de Freguesia da sua área de residência. Não há a necessidade de apresentação de atestado médico declarando a robustez física indispensável para a prática desportiva de atividade física. Neste caso, será adotado o preceituado na Lei 5/2007, de 16 Janeiro, art.º 40, n.º 2, segundo o qual constitui especial obrigação do praticante assegurar-se, previamente, de que não tem quaisquer contra-indicação para a prática de atividade física.
O programa tem início no próximo dia 3 de outubro e dura até 30 de junho 2023.

A Blisq Creative é uma agência de comunicação, especialista em planeamento estratégico, marketing digital, design e web. Orientamo-nos pela estratégia e pela criatividade

Programas de Autor

Episódios Recentes Ver Mais

Notícias

Regional 21 Maio, 2024

Vila Nova de Cerveira: Catarina Furtado apresenta espetáculo triplo no Palco das Artes

Como já tem sido habitual, a Câmara Municipal de Vila Nova de Cerveira de forma a assinalar o Dia Mundial da Criança (1 de junho), tem vindo a desenvolver atividades lúdicas de vertente pedagógica, culminando num dia de convívio marcado com algumas surpresas.  Este ano, não é exceção, e o município diz ter colocado "a cereja no topo do bolo" com "Doce Gotinha - Uma Grande Viagem" que traz, no dia 28 de maio, a reconhecida apresentadora Catarina Furtado ao Palco das Artes.

Nacional 21 Maio, 2024

Negociações entre o Governo e os professores terminam hoje

O Ministério da Educação, Ciência e Inovação (MECI) recebe hoje as organizações sindicais para a última reunião negocial com vista à definição dos termos para a recuperação do tempo de serviço dos professores.

Nacional 21 Maio, 2024

Operação Nacional “Tiro Seguro” apreende mais de 6 mil munições

Decorrente das ações de fiscalização realizadas, foram apreendidas 6182 munições da classe D, por suspeitas de tráfico de munições em campo de tiro, tendo sido constituído arguido o proprietário.

Regional 21 Maio, 2024

Câmara Municipal de Ponte de Lima distinguida pela sua presença na Internet

A Câmara Municipal de Ponte de Lima foi distinguida no âmbito do Índice da Presença na Internet das Câmaras Municipais (IPIC) 2023, cujos resultados foram apresentados numa sessão pública realizada no dia 23 de abril, nas instalações da UNU Egov, em Guimarães. 

Regional 21 Maio, 2024

Monção: Polidesportivo da Escola da Estrada já abriu as portas

Após um processo de requalificação, que englobou colocação de cobertura e um novo gradeamento, o Polidesportivo da Escola da Estrada, em Mazedo, já está ao serviço da comunidade educativa. Hoje, as portas abriram-se, pela primeira vez, e as crianças manifestaram-se, alegres e entusiasmadas com a nova estrutura.

Regional 20 Maio, 2024

“Bendas de Bagageira” está de regresso a Vila Praia de Âncora

A 2ª edição da "Bendas de Bagageira" da Quinta da Quinhas e Hotel Meira, em Vila Praia de Âncora acontece este domingo dia 26 de maio.

Nacional 20 Maio, 2024

Fisco alerta para mensagens falsas sobre pagamento de coimas

Alguns contribuintes estão a receber mensagens escritas (SMS) para pagarem determinada quantia a título de coimas ou contraordenações, o que levou a Autoridade Tributária e lançar um alerta avisando de que estas mensagens são falsas.