O "Vida Ativa" é um programa da Câmara Municipal de Valença que tem por objetivo geral promover e melhorar a qualidade de vida dos idosos do concelho. Reduzir e diminuir a incapacidade causada pelo envelhecimento é uma medida essencial de saúde pública e a atividade física pode desempenhar um importante papel nesse sentido.
A população-alvo para este projeto são todos os habitantes residentes no concelho de Valença com mais de sessenta anos de idade (inclusive). As aulas serão realizadas em grupos constituídos no mínimo por 5 pessoas e até um máximo de 25 pessoas.
O programa “Vida Ativa” vai de encontro às necessidades da população-alvo, atingindo os principais objetivos a que se propôs não só do ponto de vista social, mas também do ponto de vista da saúde.
A implementação do programa “Vida Ativa” contribui para alcançar diversos objetivos considerados prioritários no eixo de intervenção com a população deste grupo etário. Além dos objetivos específicos consequentes dos benefícios da prática de atividade física, este programa permitirá a diminuição do isolamento/inatividade dos idosos através da interação social.
Para além destas vantagens, a atividade física é hoje entendida como uma tarefa prioritária no desenvolvimento de competências que permitam ao idoso realizar as suas tarefas básicas diárias independentemente do auxílio de terceiros. Assim, e dado que a qualidade de vida está intimamente associada a um bom desempenho motor, a prática regular, controlada e orientada, torna-se determinante neste grupo etário (>60 anos).
𝐎𝐛𝐣𝐞𝐭𝐢𝐯𝐨𝐬 𝐝𝐨 𝐩𝐨𝐧𝐭𝐨 𝐝𝐞 𝐯𝐢𝐬𝐭𝐚 𝐬𝐨𝐜𝐢𝐚𝐥
Aumentar a interação social; Diminuir o isolamento; Aumentar os níveis de independência e autonomia; Ocupar os tempos livres; Promover o bem-estar.
𝐎𝐛𝐣𝐞𝐭𝐢𝐯𝐨𝐬 𝐝𝐨 𝐩𝐨𝐧𝐭𝐨 𝐝𝐞 𝐯𝐢𝐬𝐭𝐚 𝐝𝐚 𝐬𝐚𝐮́𝐝𝐞
Prevenir doenças associadas a perdas cognitivas; Prevenção/Diminuição de estados depressivos; Aumentar o bem-estar psicológico; Aumentar a aptidão cardio-vascular; Aumentar os níveis de força e resistência; Manter/Atenuar a perda de flexibilidade, coordenação e equilíbrio.
𝐈𝐍𝐒𝐂𝐑𝐈𝐂̧𝐎̃𝐄𝐒
Os idosos interessados em participar no programa deverão efetuar as suas inscrições na sede da Junta de Freguesia da sua área de residência. Não há a necessidade de apresentação de atestado médico declarando a robustez física indispensável para a prática desportiva de atividade física. Neste caso, será adotado o preceituado na Lei 5/2007, de 16 Janeiro, art.º 40, n.º 2, segundo o qual constitui especial obrigação do praticante assegurar-se, previamente, de que não tem quaisquer contra-indicação para a prática de atividade física.
O programa tem início no próximo dia 3 de outubro e dura até 30 de junho 2023.
O Governo anunciou hoje que a situação de calamidade em Portugal continental vai ser prolongada por mais sete dias, estendendo-se de domingo até 15 de fevereiro, devido à continuação do mau tempo. A informação foi transmitida pelo primeiro-ministro, Luís Montenegro, na residência oficial em São Bento, Lisboa.
A Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) alerta para a manutenção de caudais elevados nos rios nos próximos dias, na sequência da precipitação intensa registada recentemente e da previsão de continuação de chuva.
A Câmara Municipal de Viana do Castelo aprovou esta terça-feira emitir parecer favorável à atribuição do estatuto de utilidade pública à Associação Casino Afifense, instituição com mais de 140 anos de história, fundada em 15 de fevereiro de 1885.
O Município de Vila Nova de Cerveira cortou a circulação na Avenida dos Pescadores, entre a entrada da Piscina Municipal e o Cais do Rio Minho, devido ao risco de cheias.
O Palco das Artes de Vila Nova de Cerveira recebe, no próximo dia 19 de abril, às 15h00, o espetáculo “As Guerreiras do K-POP Em Concerto (Tributo)”, um dos fenómenos musicais e visuais mais populares da atualidade. Os bilhetes já estão à venda em www.bol.pt.
Menos de 24 horas depois de se sagrar campeão europeu de Omnium, o ciclista vianense Iúri Leitão voltou a brilhar nos Campeonatos da Europa de Pista, em Konya, na Turquia.
A Câmara Municipal de Caminha anunciou esta semana o lançamento de um concurso público para a requalificação da escola EB1/JI de Caminha, num investimento superior a um milhão de euros.