Foi, esta segunda-feira, apresentado o Programa Integrado de Habitação de Viana do Castelo. O Presidente da Câmara Municipal, Luís Nobre, garantiu, durante a apresentação, que teve lugar na freguesia de Darque, que este é um projeto “pensado para todo o concelho” e que pretende promover soluções de habitação “para todos os vianenses, sem exceção”.
O Programa Integrado de Habitação de Viana do Castelo tem por base o direito à habitação consagrado na Constituição Portuguesa, mas, sobretudo, tem em linha de conta a perceção do executivo municipal para com as políticas que o Município pode levar a cabo neste âmbito com o objetivo de responder aos problemas habitacionais, promover a melhoria das condições de vida e garantir o acesso à habitação. A Câmara Municipal pretende apostar, assim, numa habitação mais justa, mais inclusiva, mais acessível.
Integra a Criação de Habitação Acessível para a classe média e Aquisição de lotes para construção. Neste sentido, a Câmara Municipal está a adquirir um conjunto de terrenos/lotes para construção de habitações destinadas à classe média com custo controlado, ou seja, com valores inferiores aos de mercado, de forma a permitir o acesso a famílias jovens e a agregados familiares com rendimento mensal conjunto entre 1.700 (cerca de dois salários mínimos) e 3.000 euros.
O Programa Integrado de Habitação foi apresentado num dos 6 lotes que a Câmara Municipal de Viana do Castelo adquiriu em Darque, para construir 64 fogos, entre apartamentos tipologia T1, T2 e T3 de habitação a custos controlados, para venda.
“O Município não pretende o lucro, fará um esforço para disponibilizar estes apartamentos com valores 30 a 40% abaixo dos valores atuais do mercado”, realçou o autarca, que espera conseguir iniciar a obra dentro de cerca de três meses.
Luís Nobre assegurou que o concurso público da empreitada será lançado nas próximas semanas, bem como o edital para condições de acesso a estas habitações a custos controlados “para famílias vianenses”.
O Presidente da Câmara indicou ainda que a empreitada incluirá a requalificação do espaço urbano em torno dos seis lotes, que correspondem “a uma zona que estava desqualificada há décadas”, para “valorizar o património coletivo”.
Estes loteamentos municipais para habitação têm também em fase de preparação de lançamento de concurso, na freguesia de S. Romão de Neiva, a criação de 18 lotes numerados, de uso habitacional, com tipologias T2 e T3, a surgir no Lugar de Três Marcos.
Este investimento na habitação vem juntar-se à “Estratégia Local de Habitação – 1º Direito” do Programa de Apoio ao Acesso à Habitação e do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), que está a representar um investimento de quase 51 milhões de euros no concelho vianense “Seria irresponsável não aproveitar esta enorme oportunidade de financiamento”, frisou o autarca.
Cerca de 3500 atletas encheram Viana do Castelo para a 12ª Edição da Corrida São Silvestre. O atleta Alex Figueiredo, do Sport Lisboa e Benfica, venceu a prova masculina (28.43), e Monica Silva do Clube Atlético de Macedo de Cavaleiros, ganhou a prova feminina (34:46).
É já este sábado, 27 de dezembro, que a comunidade courense se reúne para uma das iniciativas mais aguardadas das festividades natalícias: o tradicional Concerto de Natal, que este ano acontece na belíssima Igreja Ecce Homo, em Padornelo, Paredes de Coura, a partir das 21h00.
A passagem para o Ano Novo deverá ser marcada por tempo tendencialmente seco e temperaturas dentro do normal para a época, de acordo com as previsões do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).
O Centro Cultural de Viana do Castelo recebe, de 30 de janeiro a 1 de fevereiro, mais uma edição do Festival de Dança de Viana do Castelo, um evento que promete três dias intensos dedicados à arte do movimento, à formação e ao espetáculo.
Viana do Castelo recebe este sábado, às 17h30, o candidato presidencial João Cotrim de Figueiredo, apoiado pela Iniciativa Liberal (IL), que marcará presença na tradicional corrida de São Silvestre, integrada na sua agenda de campanha para as eleições presidenciais de 2026.
O funeral de Ângela Pereira, jovem natural de Viana do Castelo que lutava contra uma doença grave, realiza-se este sábado, na Igreja Paroquial de Afife, no concelho de Viana do Castelo.
Viana do Castelo acolhe, a partir de hoje, a 14.ª edição do Viana Volley Cup, um dos maiores torneios de voleibol da região. O evento, organizado pelo Clube de Voleibol de Viana, reúne centenas de atletas, treinadores e adeptos, combinando competição e convívio.