Hoje tem início, em todo o País, o ano letivo 2024/2025, e a Polícia de Segurança Pública (PSP), no âmbito do Programa Escola Segura (PES), está presente nos estabelecimentos de ensino para garantir que o regresso à atividade letiva decorre com toda a tranquilidade, garantindo a segurança de todos os alunos, professores, auxiliares e pais/encarregados de educação.
A PSP é responsável pela segurança de 3.150 estabelecimentos de ensino público, privado e cooperativo, situados por todo o país, bem como dos cerca de 863.000 alunos matriculados nesses estabelecimentos de ensino.
A operação “Início do Ano Letivo 2024/2025” teve início no dia 09 de setembro, prolongando-se até 20 de setembro, e tem como intuito reforçar a presença da PSP nas imediações dos estabelecimentos de ensino e nos percursos casa-escola e escola-casa dos alunos, professores, pessoal auxiliar e pais/encarregados de educação. Assim, e para além das Equipas do Programa Escola Segura (EPES), com Polícias especificamente formados para implementar o policiamento de proximidade em ambiente escolar, a PSP mobiliza e complementa a sua atividade com as restantes valências operacionais, como Equipas de Policiamento Auto, de Fiscalização de Trânsito e Segurança Rodoviária e de Investigação Criminal.
Para garantir um regresso às aulas em segurança, a PSP deixa alguns conselhos a toda a comunidade escolar.
A segurança começa em cada um de nós e é responsabilidade de todos. Participe na segurança dos seus filhos. Conheça:
– O seu horário escolar;
– Os percursos que utiliza na ida para a escola e regresso a casa;
– Os nomes e contactos dos colegas e amigos mais próximos;
– Os locais onde costuma brincar.
Ajude a PSP a desenvolver um trabalho de prevenção junto às escolas. Aconselhe o seu filho a:
– Não aceitar boleias de desconhecidos;
– Não exibir dinheiro, bens materiais ou outros valores;
– Não aceitar guloseimas, dinheiro ou outras ofertas de desconhecidos;
– Não alterar os percursos de ida e volta para casa sem pré-aviso dos pais;
– Não brincar em zonas desertas ou com pouco movimento;
– Deslocar-se na companhia de um grupo de amigos;
– Informar os pais, professores e/ou auxiliares sobre qualquer contacto ou acontecimento estranho;
– Pedir de imediato ajuda a um adulto de confiança em caso de necessidade;
– Conhecer os Polícias que efetuam policiamento na sua Escola, falando com eles acerca dos problemas de segurança que verifiquem;
– Memorizar o contacto dos pais para ligar em caso de necessidade, bem como o número europeu de emergência 112;
Estes comportamentos ajudam a proteger os seus filhos. Ensine-os.
Para segurança adicional dos seus filhos, pode ainda aderir ao Programa Estou Aqui! Crianças aqui.
A PSP relembra a disponibilidade do e-mail escolasegura@psp.pt para denúncia de crimes e esclarecimento de questões relacionadas com a segurança pública das escolas, ou ainda para a solicitação de agendamento de ações de sensibilização.
As famílias e a comunidade escolar podem contar com o empenho da PSP e dos seus Polícias na salvaguarda da segurança da comunidade escolar e dos estabelecimentos de ensino em mais um ano letivo.
Valença celebra, uma vez mais, o mês do amor com a iniciativa “Valença – Onde o Amor Acontece”, um concurso de fotografia que convida os casais a registar momentos especiais nos cenários mais emblemáticos do concelho.
A Região Escutista de Viana do Castelo mobilizou uma equipa de dirigentes para apoiar as populações afetadas pela passagem da depressão Kristin, que provocou elevados prejuízos em várias zonas do país, sobretudo no centro de Portugal.
A Sandokan, empresa portuguesa sediada em Viana do Castelo, esteve envolvida na resposta às falhas no fornecimento elétrico registadas no concelho de Leiria, na sequência das tempestades que afetaram a região Centro no passado fim de semana.
Viana do Castelo celebrou este sábado os 28 anos do resgate do Navio-Hospital Gil Eannes, um ícone da história marítima portuguesa, com o lançamento do Tomo II do livro “Os Náufragos da II Guerra Mundial Salvos por Navios das Marinhas de Guerra de Pesca e de Comércio Portuguesas”, do autor João David Marques.
As Forças Armadas continuam a apoiar as populações atingidas pela depressão Kristin, que trouxe chuvas intensas e vento forte a várias regiões de Portugal. A atuação ocorre em colaboração com autarquias, bombeiros e a Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC).
O distrito de Viana do Castelo está hoje sob aviso laranja do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), integrando os dez distritos de Portugal Continental com alerta elevado devido à agitação marítima.
Disputou-se este domingo a 19ª jornada da 1ª Divisão da Associação de Futebol de Viana do Castelo, com destaque para a consolidação da liderança do Castelense.