Hoje tem início, em todo o País, o ano letivo 2024/2025, e a Polícia de Segurança Pública (PSP), no âmbito do Programa Escola Segura (PES), está presente nos estabelecimentos de ensino para garantir que o regresso à atividade letiva decorre com toda a tranquilidade, garantindo a segurança de todos os alunos, professores, auxiliares e pais/encarregados de educação.
A PSP é responsável pela segurança de 3.150 estabelecimentos de ensino público, privado e cooperativo, situados por todo o país, bem como dos cerca de 863.000 alunos matriculados nesses estabelecimentos de ensino.
A operação “Início do Ano Letivo 2024/2025” teve início no dia 09 de setembro, prolongando-se até 20 de setembro, e tem como intuito reforçar a presença da PSP nas imediações dos estabelecimentos de ensino e nos percursos casa-escola e escola-casa dos alunos, professores, pessoal auxiliar e pais/encarregados de educação. Assim, e para além das Equipas do Programa Escola Segura (EPES), com Polícias especificamente formados para implementar o policiamento de proximidade em ambiente escolar, a PSP mobiliza e complementa a sua atividade com as restantes valências operacionais, como Equipas de Policiamento Auto, de Fiscalização de Trânsito e Segurança Rodoviária e de Investigação Criminal.
Para garantir um regresso às aulas em segurança, a PSP deixa alguns conselhos a toda a comunidade escolar.
A segurança começa em cada um de nós e é responsabilidade de todos. Participe na segurança dos seus filhos. Conheça:
– O seu horário escolar;
– Os percursos que utiliza na ida para a escola e regresso a casa;
– Os nomes e contactos dos colegas e amigos mais próximos;
– Os locais onde costuma brincar.
Ajude a PSP a desenvolver um trabalho de prevenção junto às escolas. Aconselhe o seu filho a:
– Não aceitar boleias de desconhecidos;
– Não exibir dinheiro, bens materiais ou outros valores;
– Não aceitar guloseimas, dinheiro ou outras ofertas de desconhecidos;
– Não alterar os percursos de ida e volta para casa sem pré-aviso dos pais;
– Não brincar em zonas desertas ou com pouco movimento;
– Deslocar-se na companhia de um grupo de amigos;
– Informar os pais, professores e/ou auxiliares sobre qualquer contacto ou acontecimento estranho;
– Pedir de imediato ajuda a um adulto de confiança em caso de necessidade;
– Conhecer os Polícias que efetuam policiamento na sua Escola, falando com eles acerca dos problemas de segurança que verifiquem;
– Memorizar o contacto dos pais para ligar em caso de necessidade, bem como o número europeu de emergência 112;
Estes comportamentos ajudam a proteger os seus filhos. Ensine-os.
Para segurança adicional dos seus filhos, pode ainda aderir ao Programa Estou Aqui! Crianças aqui.
A PSP relembra a disponibilidade do e-mail escolasegura@psp.pt para denúncia de crimes e esclarecimento de questões relacionadas com a segurança pública das escolas, ou ainda para a solicitação de agendamento de ações de sensibilização.
As famílias e a comunidade escolar podem contar com o empenho da PSP e dos seus Polícias na salvaguarda da segurança da comunidade escolar e dos estabelecimentos de ensino em mais um ano letivo.
A Unidade Local de Saúde do Alto Minho (ULSAM) registou, este sábado, o parto número 1500 deste ano, um marco que reflete o aumento da procura pelos serviços de saúde materna na região.
A Associação Cultural, Recreativa e Desportiva de Miranda (ACRDM) promoveu recentemente a iniciativa solidária “Uma Receita de Amor”, envolvendo as crianças da freguesia de Miranda, no concelho de Arcos de Valdevez, na criação de postais de Natal e pequenos mimos para os idosos da comunidade local.
A Operação de Natal da PSP e da GNR registou 15 vítimas mortais e 1.444 feridos, dos quais 89 em estado grave, na sequência de 4.847 acidentes de viação ocorridos entre 18 e 26 de dezembro, segundo dados divulgados pelas autoridades.
O Centro Social de Santa Marta viveu, ao longo da última semana, momentos de grande significado humano e comunitário, num ambiente pautado pelo verdadeiro espírito natalício, pela solidariedade e pela emoção.
Vila Nova de Cerveira prepara-se para prestar homenagem ao jovem futebolista Duarte Cunha, natural do concelho, recentemente consagrado Campeão do Mundo Sub-17 pela Seleção Nacional. A iniciativa reconhece o percurso do atleta, a sua dedicação ao desporto e o mérito alcançado ao mais alto nível do futebol internacional.
Cerca de 3500 atletas encheram Viana do Castelo para a 12ª Edição da Corrida São Silvestre. O atleta Alex Figueiredo, do Sport Lisboa e Benfica, venceu a prova masculina (28.43), e Monica Silva do Clube Atlético de Macedo de Cavaleiros, ganhou a prova feminina (34:46).
É já este sábado, 27 de dezembro, que a comunidade courense se reúne para uma das iniciativas mais aguardadas das festividades natalícias: o tradicional Concerto de Natal, que este ano acontece na belíssima Igreja Ecce Homo, em Padornelo, Paredes de Coura, a partir das 21h00.