Hoje tem início, em todo o País, o ano letivo 2024/2025, e a Polícia de Segurança Pública (PSP), no âmbito do Programa Escola Segura (PES), está presente nos estabelecimentos de ensino para garantir que o regresso à atividade letiva decorre com toda a tranquilidade, garantindo a segurança de todos os alunos, professores, auxiliares e pais/encarregados de educação.
A PSP é responsável pela segurança de 3.150 estabelecimentos de ensino público, privado e cooperativo, situados por todo o país, bem como dos cerca de 863.000 alunos matriculados nesses estabelecimentos de ensino.
A operação “Início do Ano Letivo 2024/2025” teve início no dia 09 de setembro, prolongando-se até 20 de setembro, e tem como intuito reforçar a presença da PSP nas imediações dos estabelecimentos de ensino e nos percursos casa-escola e escola-casa dos alunos, professores, pessoal auxiliar e pais/encarregados de educação. Assim, e para além das Equipas do Programa Escola Segura (EPES), com Polícias especificamente formados para implementar o policiamento de proximidade em ambiente escolar, a PSP mobiliza e complementa a sua atividade com as restantes valências operacionais, como Equipas de Policiamento Auto, de Fiscalização de Trânsito e Segurança Rodoviária e de Investigação Criminal.
Para garantir um regresso às aulas em segurança, a PSP deixa alguns conselhos a toda a comunidade escolar.
A segurança começa em cada um de nós e é responsabilidade de todos. Participe na segurança dos seus filhos. Conheça:
– O seu horário escolar;
– Os percursos que utiliza na ida para a escola e regresso a casa;
– Os nomes e contactos dos colegas e amigos mais próximos;
– Os locais onde costuma brincar.
Ajude a PSP a desenvolver um trabalho de prevenção junto às escolas. Aconselhe o seu filho a:
– Não aceitar boleias de desconhecidos;
– Não exibir dinheiro, bens materiais ou outros valores;
– Não aceitar guloseimas, dinheiro ou outras ofertas de desconhecidos;
– Não alterar os percursos de ida e volta para casa sem pré-aviso dos pais;
– Não brincar em zonas desertas ou com pouco movimento;
– Deslocar-se na companhia de um grupo de amigos;
– Informar os pais, professores e/ou auxiliares sobre qualquer contacto ou acontecimento estranho;
– Pedir de imediato ajuda a um adulto de confiança em caso de necessidade;
– Conhecer os Polícias que efetuam policiamento na sua Escola, falando com eles acerca dos problemas de segurança que verifiquem;
– Memorizar o contacto dos pais para ligar em caso de necessidade, bem como o número europeu de emergência 112;
Estes comportamentos ajudam a proteger os seus filhos. Ensine-os.
Para segurança adicional dos seus filhos, pode ainda aderir ao Programa Estou Aqui! Crianças aqui.
A PSP relembra a disponibilidade do e-mail escolasegura@psp.pt para denúncia de crimes e esclarecimento de questões relacionadas com a segurança pública das escolas, ou ainda para a solicitação de agendamento de ações de sensibilização.
As famílias e a comunidade escolar podem contar com o empenho da PSP e dos seus Polícias na salvaguarda da segurança da comunidade escolar e dos estabelecimentos de ensino em mais um ano letivo.
O lançamento da TuViana, o novo sistema urbano de transportes 100% elétrico de Viana do Castelo, foi um dos principais destaques informativos do mês de julho de 2025, num período marcado por investimentos, distinções e acontecimentos relevantes no concelho e no Alto Minho.
O Comando Territorial de Viana do Castelo, através do Posto Territorial de Valença, deteve no dia 28 de dezembro uma mulher de 25 anos por tráfico de estupefacientes.
O Plano de Atividades e Orçamento para 2026 da Câmara Municipal de Paredes de Coura, o primeiro deste executivo, foi aprovado por esmagadora maioria da Assembleia Municipal. O orçamento globaliza 30 milhões, 166 mil e 40 euros e tem como principais eixos o aumento das transferências para as freguesias, a aposta na Educação e Cultura, o apoio às famílias e a criação de oportunidades económicas.
Letícia Floriani Rodrigues, estudante de Química do Instituto Federal de Santa Catarina, no Brasil, regressou esta semana ao seu país após três meses de mobilidade académica na Escola Superior Agrária do Politécnico de Viana do Castelo (ESA-IPVC). A jovem descreve a experiência como “decisiva” para o seu percurso académico e profissional.
O mês de junho de 2025 ficará para a história do desporto vianense, muito em particular do Santa Luzia FC, que viveu o momento mais marcante dos seus 30 anos de existência, ao sagrar-se Vice-Campeão Nacional de Futsal Feminino, numa participação inédita na final da Liga Placard.
O Centro Cultural de Viana do Castelo volta a ser o cenário escolhido para o evento New Year 2026, uma das celebrações de passagem de ano mais aguardadas da região. Organizado pelo Santa Luzia Futebol Clube em parceria com a Collective, o evento regressa pelo segundo ano consecutivo e promete uma noite marcada pela elegância, sofisticação e glamour.
O Grupo Folclórico de Santa Marta de Portuzelo encerra as comemorações do seu 85.º aniversário com o espetáculo “Maria do Amparo”, que sobe ao palco do Teatro Sá de Miranda, em Viana do Castelo, no próximo dia 10 de janeiro de 2026, pelas 21h30.