Logo
Regional

Programa Escola Segura – Início do ano letivo 2024/2025

12 Setembro, 2024 | 12:28
Partilhar
Viana TV
2 min. leitura

Hoje tem início, em todo o País, o ano letivo 2024/2025, e a Polícia de Segurança Pública (PSP), no âmbito do Programa Escola Segura (PES), está presente nos estabelecimentos de ensino para garantir que o regresso à atividade letiva decorre com toda a tranquilidade, garantindo a segurança de todos os alunos, professores, auxiliares e pais/encarregados de educação.

A PSP é responsável pela segurança de 3.150 estabelecimentos de ensino público, privado e cooperativo, situados por todo o país, bem como dos cerca de 863.000 alunos matriculados nesses estabelecimentos de ensino.

A operação “Início do Ano Letivo 2024/2025” teve início no dia 09 de setembro, prolongando-se até 20 de setembro, e tem como intuito reforçar a presença da PSP nas imediações dos estabelecimentos de ensino e nos percursos casa-escola e escola-casa dos alunos, professores, pessoal auxiliar e pais/encarregados de educação. Assim, e para além das Equipas do Programa Escola Segura (EPES), com Polícias especificamente formados para implementar o policiamento de proximidade em ambiente escolar, a PSP mobiliza e complementa a sua atividade com as restantes valências operacionais, como Equipas de Policiamento Auto, de Fiscalização de Trânsito e Segurança Rodoviária e de Investigação Criminal.

Para garantir um regresso às aulas em segurança, a PSP deixa alguns conselhos a toda a comunidade escolar.

​A segurança começa em cada um de nós e é responsabilidade de todos. Participe na segurança dos seus filhos. Conheça:

– O seu horário escolar​;

– Os percursos que utiliza na ida para a escola e regresso a casa;

– Os nomes e contactos dos colegas e amigos mais próximos;

– Os locais onde costuma brincar.

​Ajude a PSP a desenvolver um trabalho de prevenção junto às escolas. Aconselhe o seu filho a:

– Não aceitar boleias de desconhecidos;

– Não exibir dinheiro, bens materiais ou outros valores;

– Não aceitar guloseimas, dinheiro ou outras ofertas de desconhecidos;

– Não alterar os percursos de ida e volta para casa sem pré-aviso dos pais;

– Não brincar em zonas desertas ou com pouco movimento;

– Deslocar-se na companhia de um grupo de amigos;

– Informar os pais, professores e/ou auxiliares sobre qualquer contacto ou acontecimento estranho;

– Pedir de imediato ajuda a um adulto de confiança em caso de necessidade;

– Conhecer os Polícias que efetuam policiamento na sua Escola, falando com eles acerca dos problemas de segurança que verifiquem;

– Memorizar o contacto dos pais para ligar em caso de necessidade, bem como o número europeu de emergência 112;

Estes comportamentos ajudam a proteger os seus filhos. Ensine-os​​​.

Para segurança adicional dos seus filhos, pode ainda aderir ao Programa Estou Aqui! Crianças aqui.

A PSP relembra a disponibilidade do e-mail escolasegura@psp.pt para denúncia de crimes e esclarecimento de questões relacionadas com a segurança pública das escolas, ou ainda para a solicitação de agendamento de ações de sensibilização.

As famílias e a comunidade escolar podem contar com o empenho da PSP e dos seus Polícias na salvaguarda da segurança da comunidade escolar e dos estabelecimentos de ensino em mais um ano letivo.

Programas de Autor

Episódios Recentes Ver Mais

Notícias

Regional 10 Setembro, 2025

Vila Praia de Âncora dá hoje Início às Festas em Honra de Nossa Senhora da Bonança

Vila Praia de Âncora volta a vestir-se de festa a partir de hoje para celebrar uma das suas tradições mais queridas: as Festas em Honra de Nossa Senhora da Bonança, que decorrem até domingo, 14 de setembro. Este é um dos eventos religiosos e culturais mais emblemáticos do Alto Minho, atraindo todos os anos milhares de visitantes, locais e emigrantes.

Música 10 Setembro, 2025

PUTO sobe ao Palco da Erva no Festival Viana Bate Forte este sábado

A banda PUTO, uma das mais irreverentes propostas do dirty-rock nacional, atua este sábado, 13 de setembro, no Festival Viana Bate Forte. O concerto está marcado para a 01h00, no Palco da Erva (Praça da Erva), com entrada livre.

Desporto 10 Setembro, 2025

Fernando Pimenta soma seis ouros numa época marcada pela consistência e excelência

O canoísta de Ponte de Lima, Fernando Pimenta, voltou a afirmar-se como um dos maiores nomes do desporto nacional ao conquistar oito pódios internacionais em 2025, num ano tradicionalmente mais calmo para os atletas, por ser o primeiro do novo ciclo olímpico.

Regional 10 Setembro, 2025

Festival da Pizza regressa a Vila Nova de Cerveira com sabores e sons de Itália

Vila Nova de Cerveira volta a ser palco de um dos eventos gastronómicos mais aguardados da região. De 12 a 14 de setembro, a Praça Alto Minho recebe o Festival da Pizza 2025, uma celebração dedicada à mais emblemática iguaria italiana, com um programa que alia gastronomia, música ao vivo e animação para toda a família.

Regional 10 Setembro, 2025

Biblioteca Municipal de Valença convida famílias a “pedalar”

A Biblioteca Municipal de Valença volta a abrir as portas ao imaginário infantil com mais uma sessão do programa "Histórias em Família", marcada para sábado, 13 de setembro, às 10h30. Desta vez, o convite é feito através do divertido e inspirador conto "Eu Quero Andar Sem Rodinhas", de Tobias Giacomazzi, apresentado por Manuela Fernandes.

Regional 10 Setembro, 2025

Feiras Novas arrancam hoje em Ponte de Lima com concertinas, arruada e luzes festivas

É hoje, 10 de setembro, que se dá o aguardado arranque das Feiras Novas 2025, uma das maiores e mais emblemáticas romarias do Alto Minho. Ao longo dos próximos seis dias, Ponte de Lima transforma-se no centro da cultura popular minhota, celebrando com música, folclore, tradições seculares e momentos de devoção em honra de Nossa Senhora das Dores.

Opinião 10 Setembro, 2025

OPINIÃO: Nada neste mundo é à toa

Vivemos tempos de incerteza. O trabalho é cada vez mais precário, a habitação “não é para o bolso” da grande maioria de nós, as novas tecnologias ultrapassam-nos a velocidades vertiginosas e as crises — da economia ao clima, das guerras à imigração — sobrepõem-se umas sobre as outras.