Já foi apresentado, em detalhe, o programa da Romaria d’Agonia 2025, que este ano se realiza de 12 a 20 de agosto, encerrando em grande no dia da padroeira — feriado municipal — um dos momentos mais emotivos da festa.
O arranque da Romaria será dado a 8 de agosto, sexta-feira, pelas 16h00, com a abertura da XXIII edição da Mostra/Feira de Artesanato da Romaria d’Agonia, no Jardim Público da Cidade, que contará com 50 expositores artesãos da região do Alto Minho.
A grande novidade é a “Demonstração de Trabalho ao Vivo”, entre 8 e 13 de agosto, onde os artesãos irão mostrar as suas artes e ofícios em tempo real, envolvendo a participação dos visitantes no stand da VianaFestas.
A festa volta a realizar-se ao longo de nove dias, trazendo algumas novidades no programa. No dia 17 de agosto, o tradicional Cortejo Histórico-Etnográfico terá como tema “História e Tradição — isto é Viana”, com a participação de todas as freguesias do concelho. Este cortejo contará com 33 carros alegóricos, 22 tocatas e cerca de 3.500 figurantes.
Pelo terceiro ano consecutivo, a Romaria d’Agonia prolonga-se por nove dias, reforçando os quadros introduzidos no ano anterior.
“Arriscámos em 2023 com nove dias de festa pela primeira vez, devido à crescente afluência de pessoas à cidade, e percebemos que foi uma aposta ganha. Desta forma, conseguimos dar mais destaque a cada quadro principal, evitando concentrações ou sobreposições de eventos. Além disso, permite a quem nos visita aproveitar outras maravilhas que Viana do Castelo tem para oferecer”, explica Manuel Vitorino, presidente da VianaFestas.

Entre as novidades, destaca-se a “Romaria dos Pequeninos”, acontece a 15 de agosto, com espaços dedicados a bebés, crianças e jovens, onde estes poderão viver e sentir as tradições e a etnografia de Viana do Castelo.
O mais recente quadro a integrar o programa — o “Sunset da Romaria” — ganha expressão com quatro noites de festa, de 17 a 20 de agosto, entre as 18h00 e as 01h00, no Anfiteatro da Marina.
Haverá quatro DJ sets por noite, com atuações de DJs locais, nacionais e internacionais. Ari Girão, Richi Risco e Cláudia León são alguns dos nomes em destaque.
O programa oficial começa a 12 de agosto, terça-feira, com a primeira alvorada da Romaria d’Agonia e o concerto da Banda de Cá, às 22h00.
No dia 13, a Festa do Traje — uma verdadeira lição de história e cultura, em forma de celebração — terá lugar às 22h00, no Centro Cultural de Viana do Castelo.
No dia 14, o destaque vai para o tradicional Desfile da Mordomia, que em 2024 juntou mais de 1000 mordomas. Este é um dos quadros mais participados e apreciados pelo público, e volta às ruas da cidade às 16h00, com saída do Palácio dos Cunhas. À noite, realiza-se o primeiro desfile “Vamos para o Festival”, seguido do Festival Folclórico, no palco da Praça da Liberdade.
“Os dados mostram que o público da Romaria é cada vez mais diversificado. Por isso, acrescentámos momentos como a Romaria dos Pequeninos, o Sunset da Romaria e o Peddy Paper. Também recuperámos iniciativas do passado, como as provas desportivas, que vamos manter graças à excelente adesão”, reforça Manuel Vitorino.
O dia 16 de agosto, sábado, será marcado por dois momentos emblemáticos: o Cortejo Histórico Etnográfico, às 16h00, e a noite termina com o tradicional Fogo-de-Artifício, conhecido como o Fogo do Meio ou Fogo da Santa.
No domingo, 17 de agosto, a Procissão Solene parte às 16h00 do Santuário de Nossa Senhora d’Agonia. Às 18h00 inicia-se mais uma edição do Sunset da Romaria, e às 21h00 o desfile “Vamos para o Festival”, seguido do Festival Folclórico, na Praça da Liberdade. A noite fecha com a tradicional “Serenata” no rio Lima, à meia-noite.
No dia 18 de agosto, segunda-feira, as provas desportivas marcam o dia da Romaria, que entardece com o Sunset da Romaria e anoitece com o Sarau dos Corais Polifónicos, na Igreja da Misericórdia.

No dia 19 de agosto é o dia das ruas da cidade: à tarde com a realização do Peddy Paper, e à noite, nas ruas da ribeira que se preparam para a noite mais longa da Romaria d’Agonia com a confeção dos “Tapetes Floridos”.
O último dia da Romaria — 20 de agosto, feriado municipal e dia da padroeira — começa com a visita às ruas da Ribeira, para admirar os “Tapetes Floridos”, cuidadosamente preparados ao longo da noite e que serão percorridos durante a tarde no regresso dos andores a terra após a Procissão ao Mar. À noite sobe ao palco o Festival de Folclore, às 22h00, após a habitual descida da Avenida até à Praça da Liberdade e a Romaria de 2025 encerra com o “Sunset” até 01:00.
A devoção à Senhora d’Agonia teve início em 1751 e mantém-se viva até aos dias de hoje, celebrando-se a 20 de agosto. A Romaria d’Agonia é, na sua essência, uma celebração religiosa, à qual, ao longo de mais de dois séculos, se foram somando momentos culturais e festivos, tanto de cariz espiritual como profano. Atualmente, é considerada a maior romaria de Portugal, trazendo a Viana do Castelo mais de 1 milhão de visitantes ao longo dos dias de festa.
Cerca de 3500 atletas encheram Viana do Castelo para a 12ª Edição da Corrida São Silvestre. O atleta Alex Figueiredo, do Sport Lisboa e Benfica, venceu a prova masculina (28.43), e Monica Silva do Clube Atlético de Macedo de Cavaleiros, ganhou a prova feminina (34:46).
É já este sábado, 27 de dezembro, que a comunidade courense se reúne para uma das iniciativas mais aguardadas das festividades natalícias: o tradicional Concerto de Natal, que este ano acontece na belíssima Igreja Ecce Homo, em Padornelo, Paredes de Coura, a partir das 21h00.
A passagem para o Ano Novo deverá ser marcada por tempo tendencialmente seco e temperaturas dentro do normal para a época, de acordo com as previsões do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).
O Centro Cultural de Viana do Castelo recebe, de 30 de janeiro a 1 de fevereiro, mais uma edição do Festival de Dança de Viana do Castelo, um evento que promete três dias intensos dedicados à arte do movimento, à formação e ao espetáculo.
Viana do Castelo recebe este sábado, às 17h30, o candidato presidencial João Cotrim de Figueiredo, apoiado pela Iniciativa Liberal (IL), que marcará presença na tradicional corrida de São Silvestre, integrada na sua agenda de campanha para as eleições presidenciais de 2026.
O funeral de Ângela Pereira, jovem natural de Viana do Castelo que lutava contra uma doença grave, realiza-se este sábado, na Igreja Paroquial de Afife, no concelho de Viana do Castelo.
Viana do Castelo acolhe, a partir de hoje, a 14.ª edição do Viana Volley Cup, um dos maiores torneios de voleibol da região. O evento, organizado pelo Clube de Voleibol de Viana, reúne centenas de atletas, treinadores e adeptos, combinando competição e convívio.