Já foi apresentado, em detalhe, o programa da Romaria d’Agonia 2025, que este ano se realiza de 12 a 20 de agosto, encerrando em grande no dia da padroeira — feriado municipal — um dos momentos mais emotivos da festa.
O arranque da Romaria será dado a 8 de agosto, sexta-feira, pelas 16h00, com a abertura da XXIII edição da Mostra/Feira de Artesanato da Romaria d’Agonia, no Jardim Público da Cidade, que contará com 50 expositores artesãos da região do Alto Minho.
A grande novidade é a “Demonstração de Trabalho ao Vivo”, entre 8 e 13 de agosto, onde os artesãos irão mostrar as suas artes e ofícios em tempo real, envolvendo a participação dos visitantes no stand da VianaFestas.
A festa volta a realizar-se ao longo de nove dias, trazendo algumas novidades no programa. No dia 17 de agosto, o tradicional Cortejo Histórico-Etnográfico terá como tema “História e Tradição — isto é Viana”, com a participação de todas as freguesias do concelho. Este cortejo contará com 33 carros alegóricos, 22 tocatas e cerca de 3.500 figurantes.
Pelo terceiro ano consecutivo, a Romaria d’Agonia prolonga-se por nove dias, reforçando os quadros introduzidos no ano anterior.
“Arriscámos em 2023 com nove dias de festa pela primeira vez, devido à crescente afluência de pessoas à cidade, e percebemos que foi uma aposta ganha. Desta forma, conseguimos dar mais destaque a cada quadro principal, evitando concentrações ou sobreposições de eventos. Além disso, permite a quem nos visita aproveitar outras maravilhas que Viana do Castelo tem para oferecer”, explica Manuel Vitorino, presidente da VianaFestas.
Entre as novidades, destaca-se a “Romaria dos Pequeninos”, acontece a 15 de agosto, com espaços dedicados a bebés, crianças e jovens, onde estes poderão viver e sentir as tradições e a etnografia de Viana do Castelo.
O mais recente quadro a integrar o programa — o “Sunset da Romaria” — ganha expressão com quatro noites de festa, de 17 a 20 de agosto, entre as 18h00 e as 01h00, no Anfiteatro da Marina.
Haverá quatro DJ sets por noite, com atuações de DJs locais, nacionais e internacionais. Ari Girão, Richi Risco e Cláudia León são alguns dos nomes em destaque.
O programa oficial começa a 12 de agosto, terça-feira, com a primeira alvorada da Romaria d’Agonia e o concerto da Banda de Cá, às 22h00.
No dia 13, a Festa do Traje — uma verdadeira lição de história e cultura, em forma de celebração — terá lugar às 22h00, no Centro Cultural de Viana do Castelo.
No dia 14, o destaque vai para o tradicional Desfile da Mordomia, que em 2024 juntou mais de 1000 mordomas. Este é um dos quadros mais participados e apreciados pelo público, e volta às ruas da cidade às 16h00, com saída do Palácio dos Cunhas. À noite, realiza-se o primeiro desfile “Vamos para o Festival”, seguido do Festival Folclórico, no palco da Praça da Liberdade.
“Os dados mostram que o público da Romaria é cada vez mais diversificado. Por isso, acrescentámos momentos como a Romaria dos Pequeninos, o Sunset da Romaria e o Peddy Paper. Também recuperámos iniciativas do passado, como as provas desportivas, que vamos manter graças à excelente adesão”, reforça Manuel Vitorino.
O dia 16 de agosto, sábado, será marcado por dois momentos emblemáticos: o Cortejo Histórico Etnográfico, às 16h00, e a noite termina com o tradicional Fogo-de-Artifício, conhecido como o Fogo do Meio ou Fogo da Santa.
No domingo, 17 de agosto, a Procissão Solene parte às 16h00 do Santuário de Nossa Senhora d’Agonia. Às 18h00 inicia-se mais uma edição do Sunset da Romaria, e às 21h00 o desfile “Vamos para o Festival”, seguido do Festival Folclórico, na Praça da Liberdade. A noite fecha com a tradicional “Serenata” no rio Lima, à meia-noite.
No dia 18 de agosto, segunda-feira, as provas desportivas marcam o dia da Romaria, que entardece com o Sunset da Romaria e anoitece com o Sarau dos Corais Polifónicos, na Igreja da Misericórdia.
No dia 19 de agosto é o dia das ruas da cidade: à tarde com a realização do Peddy Paper, e à noite, nas ruas da ribeira que se preparam para a noite mais longa da Romaria d’Agonia com a confeção dos “Tapetes Floridos”.
O último dia da Romaria — 20 de agosto, feriado municipal e dia da padroeira — começa com a visita às ruas da Ribeira, para admirar os “Tapetes Floridos”, cuidadosamente preparados ao longo da noite e que serão percorridos durante a tarde no regresso dos andores a terra após a Procissão ao Mar. À noite sobe ao palco o Festival de Folclore, às 22h00, após a habitual descida da Avenida até à Praça da Liberdade e a Romaria de 2025 encerra com o “Sunset” até 01:00.
A devoção à Senhora d’Agonia teve início em 1751 e mantém-se viva até aos dias de hoje, celebrando-se a 20 de agosto. A Romaria d’Agonia é, na sua essência, uma celebração religiosa, à qual, ao longo de mais de dois séculos, se foram somando momentos culturais e festivos, tanto de cariz espiritual como profano. Atualmente, é considerada a maior romaria de Portugal, trazendo a Viana do Castelo mais de 1 milhão de visitantes ao longo dos dias de festa.
O Sport Clube Vianense vai apresentar-se aos seus sócios e adeptos, este sábado, 2 de agosto, às 17h00, no Estádio Dr. José de Matos. O clube da capital do Alto Minho vai defrontar a equipa B do Vitória SC, numa partida onde estará em disputa o 7º Troféu Manuel Passos (Passinhos).
Foi assinado esta sexta-feira o auto de consignação da empreitada de requalificação da residência da Escola Superior de Educação do Politécnico de Viana do Castelo (ESE-IPVC). A obra representa um investimento superior a 990 mil euros (IVA incluído) e será executada pela empresa LSM – Serviços e Manutenção, Lda., a mesma que é responsável também pela requalificação da residência na Escola Superior Agrária (ESA-IPVC), em Ponte de Lima.
Os elementos dos Comandos Locais da Polícia Marítima da Póvoa de Varzim e de Vila do Conde realizaram uma ação de fiscalização dirigida à atividade de pesca profissional, com foco na captura de polvo, atualmente interdita até 15 de agosto, devido ao período de defeso, na Póvoa de Varzim e em Vila do Conde.
De 2 a 3 de agosto, na freguesia de Seixas, no concelho de Caminha, realiza-se o evento “Seixas, Viver o Rio”. A iniciativa é um convite a todas as famílias para participarem em diversas atividades de aventura e lazer.
Um homem, de 57 anos, foi detido por suspeita da prática de três crimes de incêndio florestal, em junho, na freguesia de Vila Chã (Santiago), em Ponte da Barca, anunciou a Polícia Judiciária (PJ).
Em declarações exclusivas à Viana TV o presidente do Sport Clube Vianense, Rui Pedro Silva, revelou detalhes sobre os novos investidores, com os quais a direção assinou um acordo válido para os próximos dezassete anos.
A Juventude Viana vai começar a sua participação no Campeonato Nacional de Hóquei em Patins da 2ª Divisão em casa com o OC Barcelos B no dia 4 de outubro. A primeira deslocação está marcada para 11 de outubro para defrontar a Académica, em Coimbra, assim ditou o sorteio realizado na sede da Federação de Patinagem de Portugal em Lisboa.