Romaria da Senhora d’Agonia realiza-se de 14 a 22 de agosto, tendo como novidades do programa, a realização do tradicional Desfile da Mordomia, que em 2023 juntou mais de 900 mulheres pelas ruas de Viana do Castelo, no dia 15 de agosto, feriado.
Este é um dos quadros mais procurados, na participação e no público para assistir. “Nos últimos dois anos realizamos um inquérito presencial e online ao público da Romaria e os dados indicam que o Desfile da Mordomia é o quadro mais procurado pelas pessoas, seguidos e a Procissão ao Mar e o Cortejo Etnográfico.
Este ano o calendário alinhou-se, mantemos a tradição do Desfile da Mordomia na quinta-feira que calha no feriado. Esta feliz coincidência vai possibilitar às pessoas de outros locais poderem vir assistir, e aos próprios vianenses”, realça Manuel Vitorino, presidente da VianaFestas, entidade promotora das festas da cidade e vereador da Cultura na Câmara de Viana do Castelo.
No programa apresentado na BTL pela VianaFestas, destaque ainda para o facto de pelo segundo ano consecutivo a Romaria d’Agonia manter nove dias de festa, acrescentando novos quadros. “Arriscamos em 2023 com nove dias de festa pela primeira vez, devido à cada vez maior afluência de pessoas à cidade e percebemos que foi uma aposta ganha. Desta forma podemos dedicar mais atenção aos quadros principais evitando dias de concentração de vários eventos e até de sobreposição e permite a quem nos visita poder também usufruir de outras maravilhas que Viana do Castelo tem”, explica Manuel Vitorino.
O programa já está disponível no site oficial em www.festasdagonia.com
Uma das novidades é a Romaria dos Pequeninos que promove durante o dia 19, no Jardim da marina, a realização de vários ateliers temáticos que colocarão os mais pequenos em contacto com as tradições e a etnografia.
O arranque da festa em 2024 será dado a 09 de agosto, antecipado este ano para sexta-feira, pelas 16:00, com a abertura da XXII edição da Exposição/Feira de Artesanato da Romaria d’Agonia e inauguração da exposição de rua “Mãos da Romaria d’Agonia”.
O programa oficial de nove dias começa a 14 de agosto, quarta-feira, com a primeira alvorada da Romaria d’Agonia e o Concerto da Banda do Exército na Praça da Liberdade e a Festa do Traje, pelas 22:00 no Centro Cultural. No dia 15 de agosto, feriado nacional católico, da Assunção de Nossa Senhora, realiza-se a primeira revista de gigantones e cabeçudos, às 12:00, e às 21:30 realiza-se a trasladação das imagens do Senhor dos Aflitos e de Nossa Senhora da Assunção.
O dia 16 de agosto, sexta-feira, o destaque vai para o Desfile da Mordomia pelas ruas de Viana do Castelo, com saída prevista as 16:00 do Palácio dos Cunhas, à noite para o primeiro desfile de grupos de bombos e cabeçudos, e para a sessão de fogo preso às 00:00 no Jardim da Marina.
O dia 17 de agosto, sábado, é marcado por um dos momentos emblemáticos da Romaria, o Cortejo Histórico-Etnográfico, com saída às 16:00 e ao anoitecer o desfile de grupos de bombos e cabeçudos na Avenida dos Combatentes às 21:30, seguindo-se às 00:00 o “Fogo do Meio”, no Campo d’Agonia.
No domingo, dia 18 de agosto, da parte da tarde, realiza-se a tradicional Procissão Solene com saída do Santuário de Nossa Senhora d’Agonia, pelas 16:00, enquanto às 21:00 arranque o Desfile “Vamos para o Festival”, seguido do Festival Folclórico no Palco da Praça da Liberdade e à meia-noite a tradicional “Serenata” no rio Lima.
No dia 19 de agosto, pelas 10:30, no Jardim da Marina, a festa é dedicada aos mais pequenos e às famílias: “A Romaria dos pequeninos”. Às 23:00, as ruas da Ribeira preparam-se para a noite mais longa da Romaria d’Agonia com a confeção dos “Tapetes Floridos”.
No dia da padroeira da Romaria, 20 de agosto, feriado municipal, a manhã é dedicada à visita às ruas da Ribeira para admirar os “Tapetes Floridos”, cuidadosamente preparados durante toda a noite e que serão percorridos à tarde no regresso dos andores a terra após a Procissão ao Mar.
Às 17:00 acontece o “Sun Set” da Romaria no Anfiteatro da Marina e às 22:00 sobe ao palco no Campo da Senhora d’Agonia o espetáculo musical com “Augusto Canário e Amigos” e a noite termina com novo fogo-de-artifício. A extensão do programa oficial prevê ainda mais atividades no dia 21 e 22 de agosto, com a realização do Peddy Paper e o Sarau dos Corais Polifónicos na Igreja da Misericórdia, as provas desportivas no Jardim e o encerramento oficial da XXII “Exposição/Feira de Artesanato da Romaria d’Agonia” com um espetáculo musical a anunciar.
A Romaria d’Agonia continua a ser a maior celebração religiosa de Portugal, atraindo mais de um milhão de visitantes a Viana do Castelo. A edição de 2024 promete ser um evento inesquecível, mantendo viva a tradição e o espírito comunitário que caracterizam esta festa centenária.
A Romaria d’Agonia 2024 realiza-se entre os dias 14 e 22 de agosto em Viana do Castelo.
O Comando Territorial de Viana do Castelo da GNR, deteve um homem de 21 anos por posse de arma proibida e tráfico de estupefacientes, no concelho de Viana do Castelo.
A Guarda Nacional Republicana (GNR) e a Polícia de Segurança Pública (PSP) assinalam o Dia Internacional para a Eliminação da Violência contra as Mulheres, que se celebra hoje, dia 25 de novembro, reafirmando o seu compromisso com a prevenção e o combate a todas as formas de violência de género.
A Companhia Olga Roriz (COR) procura pessoas, residentes em Viana do Castelo, para participação no espetáculo “A hora em que não sabíamos nada uns dos outros”, a apresentar no Teatro Municipal Sá de Miranda dia 7 de dezembro de 2024.
O Município de Ponte de Lima vai promover a exposição “Brinquedos, Memórias e Gerações” na Sala de Exposições Temporárias do Museu do Brinquedo Português, de 13 de dezembro de 2024 a 9 de março de 2025, reunindo um considerável espólio baseado numa coleção de brinquedos de rara beleza que foram incorporados neste espaço por meio de generosas doações.
Os alunos do 11º ano do curso Técnico de Cozinha e Pastelaria da ETAP apresentaram, nas instalações da Escola de Hotelaria de Vila Praia de Âncora, o projeto “Mercado Peregrino - Chef´s Table”, sessão dirigida a gestores dos albergues, peregrinos, representantes de associações relacionadas com os Caminhos de Santiago e do Município de Caminha.
Na próxima quarta-feira, 27 de novembro, o Centro de Estudos Regionais apresenta o número 18, da 2ª série, da revista Estudos Regionais, correspondente ao presente ano. O lançamento público terá lugar no Hotel AP Dona Aninhas, às 17.30 horas.
Mais de uma centena de atividades integra a programação “Viana Coração do Natal”, a proposta preparada pela Câmara Municipal e pela Associação Empresarial do Distrito de Viana do Castelo para assinalar o período festivo do Natal e Passagem de Ano em Viana do Castelo.