Romaria da Senhora d’Agonia realiza-se de 14 a 22 de agosto, tendo como novidades do programa, a realização do tradicional Desfile da Mordomia, que em 2023 juntou mais de 900 mulheres pelas ruas de Viana do Castelo, no dia 15 de agosto, feriado.
Este é um dos quadros mais procurados, na participação e no público para assistir. “Nos últimos dois anos realizamos um inquérito presencial e online ao público da Romaria e os dados indicam que o Desfile da Mordomia é o quadro mais procurado pelas pessoas, seguidos e a Procissão ao Mar e o Cortejo Etnográfico.
Este ano o calendário alinhou-se, mantemos a tradição do Desfile da Mordomia na quinta-feira que calha no feriado. Esta feliz coincidência vai possibilitar às pessoas de outros locais poderem vir assistir, e aos próprios vianenses”, realça Manuel Vitorino, presidente da VianaFestas, entidade promotora das festas da cidade e vereador da Cultura na Câmara de Viana do Castelo.

No programa apresentado na BTL pela VianaFestas, destaque ainda para o facto de pelo segundo ano consecutivo a Romaria d’Agonia manter nove dias de festa, acrescentando novos quadros. “Arriscamos em 2023 com nove dias de festa pela primeira vez, devido à cada vez maior afluência de pessoas à cidade e percebemos que foi uma aposta ganha. Desta forma podemos dedicar mais atenção aos quadros principais evitando dias de concentração de vários eventos e até de sobreposição e permite a quem nos visita poder também usufruir de outras maravilhas que Viana do Castelo tem”, explica Manuel Vitorino.
O programa já está disponível no site oficial em www.festasdagonia.com

Uma das novidades é a Romaria dos Pequeninos que promove durante o dia 19, no Jardim da marina, a realização de vários ateliers temáticos que colocarão os mais pequenos em contacto com as tradições e a etnografia.
O arranque da festa em 2024 será dado a 09 de agosto, antecipado este ano para sexta-feira, pelas 16:00, com a abertura da XXII edição da Exposição/Feira de Artesanato da Romaria d’Agonia e inauguração da exposição de rua “Mãos da Romaria d’Agonia”.
O programa oficial de nove dias começa a 14 de agosto, quarta-feira, com a primeira alvorada da Romaria d’Agonia e o Concerto da Banda do Exército na Praça da Liberdade e a Festa do Traje, pelas 22:00 no Centro Cultural. No dia 15 de agosto, feriado nacional católico, da Assunção de Nossa Senhora, realiza-se a primeira revista de gigantones e cabeçudos, às 12:00, e às 21:30 realiza-se a trasladação das imagens do Senhor dos Aflitos e de Nossa Senhora da Assunção.
O dia 16 de agosto, sexta-feira, o destaque vai para o Desfile da Mordomia pelas ruas de Viana do Castelo, com saída prevista as 16:00 do Palácio dos Cunhas, à noite para o primeiro desfile de grupos de bombos e cabeçudos, e para a sessão de fogo preso às 00:00 no Jardim da Marina.
O dia 17 de agosto, sábado, é marcado por um dos momentos emblemáticos da Romaria, o Cortejo Histórico-Etnográfico, com saída às 16:00 e ao anoitecer o desfile de grupos de bombos e cabeçudos na Avenida dos Combatentes às 21:30, seguindo-se às 00:00 o “Fogo do Meio”, no Campo d’Agonia.
No domingo, dia 18 de agosto, da parte da tarde, realiza-se a tradicional Procissão Solene com saída do Santuário de Nossa Senhora d’Agonia, pelas 16:00, enquanto às 21:00 arranque o Desfile “Vamos para o Festival”, seguido do Festival Folclórico no Palco da Praça da Liberdade e à meia-noite a tradicional “Serenata” no rio Lima.
No dia 19 de agosto, pelas 10:30, no Jardim da Marina, a festa é dedicada aos mais pequenos e às famílias: “A Romaria dos pequeninos”. Às 23:00, as ruas da Ribeira preparam-se para a noite mais longa da Romaria d’Agonia com a confeção dos “Tapetes Floridos”.

No dia da padroeira da Romaria, 20 de agosto, feriado municipal, a manhã é dedicada à visita às ruas da Ribeira para admirar os “Tapetes Floridos”, cuidadosamente preparados durante toda a noite e que serão percorridos à tarde no regresso dos andores a terra após a Procissão ao Mar.
Às 17:00 acontece o “Sun Set” da Romaria no Anfiteatro da Marina e às 22:00 sobe ao palco no Campo da Senhora d’Agonia o espetáculo musical com “Augusto Canário e Amigos” e a noite termina com novo fogo-de-artifício. A extensão do programa oficial prevê ainda mais atividades no dia 21 e 22 de agosto, com a realização do Peddy Paper e o Sarau dos Corais Polifónicos na Igreja da Misericórdia, as provas desportivas no Jardim e o encerramento oficial da XXII “Exposição/Feira de Artesanato da Romaria d’Agonia” com um espetáculo musical a anunciar.

A Romaria d’Agonia continua a ser a maior celebração religiosa de Portugal, atraindo mais de um milhão de visitantes a Viana do Castelo. A edição de 2024 promete ser um evento inesquecível, mantendo viva a tradição e o espírito comunitário que caracterizam esta festa centenária.
A Romaria d’Agonia 2024 realiza-se entre os dias 14 e 22 de agosto em Viana do Castelo.

A Polícia de Segurança Pública (PSP) de Viana do Castelo deteve dois homens, em ações distintas, no âmbito da sua atividade operacional de prevenção e combate à criminalidade, realizada entre os dias 22 e 28 de dezembro.
A Serra d’Arga recebeu um grupo de jovens atletas da Escolinha “Nem o Céu é o Limite”, que participou num estágio de três dias dedicado ao trail running e à educação ambiental.
O tradicional “Viana, Moscatel e Banana” vai contar, este ano, com uma edição especial na véspera de Ano Novo, a 31 de dezembro, no centro histórico de Viana do Castelo.
Viana do Castelo viveu um fevereiro intenso, com acontecimentos que reforçam a projeção da cidade, destacados na Viana TV ao longo do mês.
Viana do Castelo vai acolher, entre 6 e 10 de janeiro de 2026, a 1.ª Ronda de Apuramento para o Campeonato da Europa de Voleibol Sub-18 masculinos. O torneio realiza-se no Centro Cultural da cidade, sob a organização da Federação Portuguesa de Voleibol em parceria com o Município, e integra a Western European Volleyball Zonal Association (WEVZA).
A segunda revisão do Plano Diretor Municipal (PDM) de Ponte de Lima entra em discussão pública a partir de 5 de janeiro, por um período de 40 dias úteis, de acordo com aviso publicado em Diário da República.
As seis Escolas Superiores do Politécnico de Viana do Castelo (IPVC) foram distinguidas com a Bandeira Verde Eco Escolas e Eco Campus 2025, o mais elevado reconhecimento atribuído pela Associação Bandeira Azul do Ambiente e Educação às instituições de ensino superior comprometidas com a sustentabilidade e a educação ambiental.