Cerca de 200 profissionais da educação do distrito de Viana do Castelo concentraram-se na entrada da escola secundária de Santa Maria Maior, numa vigília de protesto "contra a situação muito difícil" da escola pública.
A vigília de protesto, que começou às 07:00 de segunda-feira na entrada da escola secundária de Santa Maria Maior, e, termina às 24:00 desta terça-feira, foi organizada em “solidariedade para com o grupo de mais de uma centena de profissionais da educação que se deslocaram a Bruxelas e que ontem foram recebidos pelas instituições da União Europeia (UE).
Em frente à escola foram montadas oito tendas de campismo, as grades do estabelecimento de ensino cobertas por cartazes com palavras de ordem e das colunas ecoavam músicas de intervenção de Zeca Afonso e Vitorino.

“As tendas representam a precariedade. O que vulgarmente se chama de andar com a casa às costas (…) É o símbolo do que muitos professores vivem literalmente. Se não é em tendas, é em carros, ou em quatros porque não há capacidade de suportar duas casas. Uma onde está a família e, a outra, no local de trabalho”, explicou César Brito que pertence ao grupo de coordenação das comissões de greve dos agrupamentos de escolas na área do concelho de Viana do Castelo.
O docente avisou que “parar” com os protestos “está fora de hipótese”, porque, “neste momento, há duas discussões” em cima da mesa, “uma laboral, e outra, mais séria e mais profunda” que é “o futuro do ensino público em Portugal”.

Paulo Cunha, professor em Valença, sublinhou que a ação abrange “profissionais da educação de todo o distrito de Viana do Castelo e até do distrito de Braga que estão cansados e querem mostrar um cartão amarelo, senão vermelho ao ministro da Educação”.
“Neste momento, o ministro da Educação já não é parte da solução. Vamos vendo isso nas várias negociações que vai tentando empurrar com a barriga. Os problemas vão-se agudizando e a escola continua, em bom rigor, paralisada. Está numa situação muito difícil, não só para os professores, como para os alunos. É muito preocupante”, referiu.
José Alberto Araújo, docente na escola secundária de Monserrate, sublinhou que o “movimento inédito” que os docentes têm protagonizado.
“Depois do 25 de abril nunca houve um espírito de união tão forte. Não vamos parar. Este movimento ultrapassa as questões partidárias e sindicais. Curiosamente, cada vez nos unimos mais.
Um sarau cultural e um recital de poesia fazem parte do protesto dos profissionais da educação do distrito de Viana do Castelo.

A banda Bela Trama, natural de Viana do Castelo, protagonizou um momento singular ao atuar em pleno deserto do Saara, nas imponentes dunas de Erg Chebbi, em Merzouga (Marrocos).
Ponte da Barca inaugurou a exposição de Velas de Natal, que pode ser visitada nos Paços do Concelho até ao início de janeiro de 2026. A iniciativa resulta de um desafio lançado pelo Município à comunidade e reúne trabalhos de escolas, IPSS, APPACDM e população em geral.
Viana do Castelo encerra este sábado, 13 de novembro, o título de Capital da Cultura do Eixo Atlântico com uma cerimónia especial no Teatro Municipal Sá de Miranda, marcada para as 21h00.
A Igreja de São Domingos, em Viana do Castelo, será palco, no próximo dia 6 de janeiro de 2026, da tradicional “Adoração dos Reis Magos”, um dos momentos mais emblemáticos das celebrações natalícias no concelho. O evento está marcado para as 21h30 e promete voltar a encher o templo de público.
A Liga Feminina Placard está de volta este sábado, 13 de dezembro, após a longa paragem motivada pela realização do Mundial de Futsal Feminino. O Pavilhão Municipal José Natário volta a ganhar vida às 18h00, com um dos jogos mais aguardados da jornada: o vice-campeão Santa Luzia recebe o atual campeão nacional Nun’Álvares.
O Teatro Municipal Sá de Miranda recebe, nos próximos dias 26 e 27 de dezembro, o espetáculo “Baião d’Oxigénio”, com início marcado para as 21h00. João Baião promete levar ao palco uma mistura de música, humor e emoção, numa produção pensada para toda a família.
A Praça da República, no centro histórico de Viana do Castelo, recebe este sábado, às 15h00, o tradicional Feirão do Mel, uma iniciativa gastronómica promovida pela Associação dos Grupos Folclóricos do Alto Minho. O evento promete animar a cidade e atrair visitantes interessados em conhecer e adquirir mel de qualidade para o inverno.