Mais de dois mil professores e auxiliares de educação do distrito de Viana do Castelo participaram, em Valença, numa manifestação pela escola pública e pediram ao Presidente da República para “desbloquear” as negociações com o Governo.
“Não há negociações efectivas para resolver as questões mais importantes. As negociações com o Governo estão a ser muito parciais e enviesadas. O presidente da República tem de intervir, necessariamente”, apelou Luís Braga.
À porta da sede do agrupamento de escolas Muralhas do Minho, onde se concentraram mais de dois mil docentes dos 10 concelhos do distrito de Viana do Castelo, o professor de história, acusou o Governo de “só estar a negociar os concursos”.
Docente em Viana do Castelo, Luís Braga é o autor da carta aberta dirigia a Marcelo Rebelo de Sousa que, “em 24 horas, recolheu mais de 6.500 assinaturas”.
“O que se está a pedir ao Presidente da República é que use os seus poderes. É eleito diretamente pelo povo, é o guardião da Constituição. No próximo sábado, a manifestação à porta do Palácio de Belém tem esse objetivo. Dizer ao Presidente da República que tem de desbloquear o impasse negocial”, acrescentou.
Mais de cinco mil pessoas assinaram uma petição ‘online’ a pedir a intervenção do Presidente da República no processo que opõe Ministério da Educação e sindicatos e que tem motivado greves nas escolas desde dezembro.
A petição foi colocada ‘online’ na segunda-feira e às 11:00 desta terça-feira contava com 5.761 assinaturas.
A 18 de junho, no dia em que celebra os 767 anos do Foral Afonsino, a Câmara Municipal de Viana do Castelo entregou 15 medalhas e diplomas pelos “Bons Serviços e Dedicação” e pelo contributo para a dignificação da função pública e elevação do serviço municipal aos funcionários que completaram ou estão a completar 40 anos de serviço.
O executivo municipal de Viana do Castelo aprovou, na segunda-feira, em reunião ordinária, a proposta de Atribuição de Habitações em Regime de Venda a Custos Controlados no âmbito do Programa Integrado de Habitação do Município vianense.
A Polícia Judiciária, através do Departamento de Investigação Criminal de Braga, identificou e deteve um homem, fora de flagrante delito, fortemente indiciado pela prática dos crimes de violação, violação de domicílio ou perturbação da vida privada, detenção de arma proibida e de crime cometido com arma.
O Município de Vila Nova de Cerveira dinamiza, até 25 de julho, a colónia de férias 'Verão em Movimento 2025', dirigida a jovens residentes no concelho com idades compreendidas entre os 12 e os 16 anos. A iniciativa, integrada no plano anual de atividades para a Juventude, visa promover experiências educativas, culturais e desportivas num ambiente saudável e de convivência. Inscrições estão a decorrer até 27 de junho.
A consolidação de contas da Câmara e dos Serviços Municipalizados de Viana do Castelo de 2024, aprovada pela maioria socialista, apresenta “melhorias em todos os indicadores económicos relativamente a 2023”, afirmou o presidente da autarquia.
A obesidade é uma doença crónica complexa em crescimento, que afeta cerca de 29% da população adulta em Portugal. A doença do refluxo gastroesofágico (DRGE) é igualmente uma patologia frequente, com uma prevalência de 20%. A DRGE é caracterizada por sintomas como regurgitação, ardor ou dor torácica, relacionados com a passagem excessiva de conteúdo gástrico para o esófago.
A Fábrica da Igreja Paroquial de Santa Maria Maior de Viana do Castelo abriu esta terça-feira concurso público, pelo preço base de 1,1 milhões de euros, para recuperação da igreja de Santo António, em avançado estado de degradação.