Mais de dois mil professores e auxiliares de educação do distrito de Viana do Castelo participaram, em Valença, numa manifestação pela escola pública e pediram ao Presidente da República para “desbloquear” as negociações com o Governo.
“Não há negociações efectivas para resolver as questões mais importantes. As negociações com o Governo estão a ser muito parciais e enviesadas. O presidente da República tem de intervir, necessariamente”, apelou Luís Braga.
À porta da sede do agrupamento de escolas Muralhas do Minho, onde se concentraram mais de dois mil docentes dos 10 concelhos do distrito de Viana do Castelo, o professor de história, acusou o Governo de “só estar a negociar os concursos”.
Docente em Viana do Castelo, Luís Braga é o autor da carta aberta dirigia a Marcelo Rebelo de Sousa que, “em 24 horas, recolheu mais de 6.500 assinaturas”.

“O que se está a pedir ao Presidente da República é que use os seus poderes. É eleito diretamente pelo povo, é o guardião da Constituição. No próximo sábado, a manifestação à porta do Palácio de Belém tem esse objetivo. Dizer ao Presidente da República que tem de desbloquear o impasse negocial”, acrescentou.
Mais de cinco mil pessoas assinaram uma petição ‘online’ a pedir a intervenção do Presidente da República no processo que opõe Ministério da Educação e sindicatos e que tem motivado greves nas escolas desde dezembro.
A petição foi colocada ‘online’ na segunda-feira e às 11:00 desta terça-feira contava com 5.761 assinaturas.
O ciclista português Iúri Leitão voltou a dar destaque a Portugal no panorama internacional, ao conquistar, na quinta-feira, a medalha de bronze na prova de scratch dos Mundiais de ciclismo de pista, que decorrem em Santiago do Chile.
A Escola Superior de Educação do Politécnico de Viana do Castelo (ESE-IPVC) dá início no próximo dia 29 de outubro ao ciclo de conferências “Envelhecimento, Prescrição Social & Saúde Social”, que se prolonga até junho de 2026.
A primeira piroga monóxila encontrada no rio Lima, classificada como Tesouro Nacional, vai estar em exposição no Museu Municipal de Caminha a partir desta sexta-feira, anunciou hoje a autarquia.
A Associação de Dadores de Sangue da Meadela, em Viana do Castelo, está a celebrar o seu 29.º aniversário com um programa repleto de momentos de homenagem, convívio e sensibilização para a dádiva de sangue. As comemorações, que se prolongam ao longo de vários dias, sublinham quase três décadas de trabalho voluntário em prol da comunidade e da solidariedade humana.
Arcos de Valdevez prepara-se para receber mais uma edição do ciclo gastronómico “Arcos à Mesa”, que se realiza no fim de semana, de 25 e 26 de outubro. Durante o evento, os restaurantes aderentes abrirão as portas para oferecer aos visitantes uma experiência gastronómica centrada na tradição local.
A cerimónia de tomada de posse do novo executivo municipal de Viana do Castelo está marcada para esta sexta-feira, no Teatro Sá de Miranda. Este evento marcará oficialmente o início de mais um mandato autárquico para Luís Nobre, reeleito Presidente da autarquia vianense nas eleições de 12 de outubro.
Viana do Castelo vai assinalar o Dia Mundial das Aves Migratórias 2025 com uma manhã dedicada à observação e valorização destas espécies, no Parque Ecológico Urbano, no próximo dia 25 de outubro.