A produção de mel no Norte e Centro do país sofreu uma quebra superior a 35% nos últimos anos devido à praga da vespa asiática. O alerta foi feito pelo presidente da Federação Nacional de Apicultores de Portugal (FNAP).
“A federação tem 45 associados e um total de 700 mil colmeias a nível nacional. As zonas de maior pressão da vespa asiática são o Norte e Centro do país. Nestas zonas, cerca de 200 mil colmeias que produziam, em média, 12 quilogramas de mel por ano estão, atualmente, a produzir entre quatro e cinco quilogramas”, alertou Manuel Gonçalves.
O responsável disse que a destruição de ninhos e a eliminação das vespas asiáticas fundadoras é, atualmente, a “solução para minimizar” os prejuízos que os apicultores estão a sofrer. “É uma atividade económica que está a sofrer um prejuízo muito grande, superior a 35% da produção e com custos para manter efetivos”, realçou.
Segundo Manuel Gonçalves, a “investigação” em curso aponta para várias possibilidades, como a criação de um alimento seletivo que elimine as vespas asiáticas ou a esterilização, como se faz com outros insetos. “A investigação está a ser bem feita. Não temos os resultados que esperávamos já”, referiu.
O presidente da FNAP admitiu que será difícil erradicar a praga de vespa asiática, mas que é importante “reduzir” a sua propagação “para não causar os prejuízos que está a causar ao setor apícola”. “É preciso, para manter a atividade viva, minimizar as perdas que vêm aumentando de ano para ano com esta espécie invasora. É preciso monitorizá-la e capturar as fundadoras. São ações que obrigatoriamente têm de ser feitas”, alertou.
O Santa Luzia Futebol Clube, emblema de Viana do Castelo e referência nacional no futsal feminino, vai marcar presença nas comemorações do Centenário do Sport Clube Maria da Fonte, associando-se ao programa oficial através da realização de um encontro de futsal feminino.
A cidade de Viana do Castelo prepara-se para receber, de 5 de dezembro de 2025 a 5 de janeiro de 2026, a iniciativa “Viana Coração do Natal”, que promete encher o centro histórico de cor, animação e atividades para todas as idades.
A comunicação social de proximidade reúne-se hoje, 29 de novembro, em Pombal, para participar no Encontro Nacional da Comunicação Social Local e Regional, uma iniciativa da Associação Nacional de Imprensa Regional (ANIR) que pretende lançar um olhar crítico e estratégico sobre o futuro do jornalismo local em Portugal.
O Natal em Vila Nova de Cerveira começa oficialmente este sábado, 29 de novembro, com o tradicional Ligar das Luzes, marcado para as 19h00 no centro histórico.
Este sábado, 29 de novembro, às 10h30, a Biblioteca Municipal de Valença convida famílias e crianças a participarem da atividade “Yoga em Ti”, especialmente pensada para crianças dos 3 aos 12 anos.
O Largo Maestro José Pedro recebe, pela primeira vez, o Largo do Chocolate, uma das grandes novidades da programação “Viana Coração do Natal”.
A Câmara Municipal de Viana do Castelo aprovou a declaração de Interesse Municipal para o Eco Albergue do Neiva, um novo empreendimento turístico a instalar em Castelo do Neiva, destinado a responder às crescentes necessidades dos peregrinos do Caminho de Santiago.