A produção de mel no Norte e Centro do país sofreu uma quebra superior a 35% nos últimos anos devido à praga da vespa asiática. O alerta foi feito pelo presidente da Federação Nacional de Apicultores de Portugal (FNAP).
“A federação tem 45 associados e um total de 700 mil colmeias a nível nacional. As zonas de maior pressão da vespa asiática são o Norte e Centro do país. Nestas zonas, cerca de 200 mil colmeias que produziam, em média, 12 quilogramas de mel por ano estão, atualmente, a produzir entre quatro e cinco quilogramas”, alertou Manuel Gonçalves.
O responsável disse que a destruição de ninhos e a eliminação das vespas asiáticas fundadoras é, atualmente, a “solução para minimizar” os prejuízos que os apicultores estão a sofrer. “É uma atividade económica que está a sofrer um prejuízo muito grande, superior a 35% da produção e com custos para manter efetivos”, realçou.
Segundo Manuel Gonçalves, a “investigação” em curso aponta para várias possibilidades, como a criação de um alimento seletivo que elimine as vespas asiáticas ou a esterilização, como se faz com outros insetos. “A investigação está a ser bem feita. Não temos os resultados que esperávamos já”, referiu.
O presidente da FNAP admitiu que será difícil erradicar a praga de vespa asiática, mas que é importante “reduzir” a sua propagação “para não causar os prejuízos que está a causar ao setor apícola”. “É preciso, para manter a atividade viva, minimizar as perdas que vêm aumentando de ano para ano com esta espécie invasora. É preciso monitorizá-la e capturar as fundadoras. São ações que obrigatoriamente têm de ser feitas”, alertou.
O Governo vai transferir 25 imóveis devolutos para 19 municípios, num investimento total de 13,5 milhões de euros destinado à sua requalificação. Viana do Castelo está entre os concelhos contemplados, beneficiando assim de património público que poderá vir a ser reconvertido para novos usos de interesse local.
A empreitada de colocação de barreiras para proteção à catenária na Ponte Eiffel vai ficar temporariamente parada até sábado, 13 de dezembro, anunciou a Infraestruturas de Portugal (IP). A empresa justifica a suspensão com “constrangimentos diversos” que obrigaram a reajustar o calendário da intervenção.
A vila de Ponte de Lima destacou-se na 3.ª edição dos Prémios Património Ibérico, entregues no encerramento da 8.ª Bienal Ibérica do Património Cultural, em Sintra. O município foi premiado na categoria de Melhor Projeto de Parceria pelo projeto Vínculos com (a) História – À descoberta das casas históricas da Ribeira Lima, desenvolvido em colaboração com o Instituto de História Contemporânea da FCSH-UNL.
Viana do Castelo vai receber, no próximo dia 20 de dezembro, o regresso do Circo Mágico de Natal, no Centro Cultural, com um espetáculo que promete encantar toda a família.
O jovem canoísta vianense Tiago Maciel foi distinguido com o estatuto de Esperança Olímpica de Canoagem, tornando-se o primeiro atleta de Viana do Castelo a alcançar este reconhecimento pelo Comité Olímpico Português.
O executivo municipal de Viana do Castelo aprovou, na terça-feira, em reunião ordinária, o projeto de execução para a requalificação e ampliação da Escola EB1 e Jardim-de-Infância do Cabedelo, na freguesia de Darque, com um investimento previsto de 2,061 milhões de euros.
A Câmara Municipal de Valença vai reforçar a sua aposta no setor agropecuário com a atribuição de 10 mil euros de apoio direto à produção pecuária local, verba que será distribuída por 15 explorações candidatas ao Programa de Incentivo Municipal à Produção Pecuária.