Viana do Castelo assinala esta terça-feira, 20 de agosto, o último e mais simbólico dia da Romaria da Senhora da Agonia. O programa culmina com a tradicional Procissão ao Mar, momento central das celebrações, que junta milhares de fiéis e visitantes nas ruas da cidade e junto ao rio Lima.
As celebrações têm início às 08h00, com a alvorada de bombos na Praça da República, envolvendo os grupos de Vila Nova de Anha, S. Sebastião – Darque, Deocriste e Subportela. Segue-se, às 09h00, a visita às ruas da Ribeira, e, pelas 09h30, um concerto da Banda Velha de Barroselas, também na Praça da República.
Ao meio-dia, no Largo de S. Domingos, decorre a tradicional revista de gigantones e cabeçudos, acompanhados pelos mesmos grupos de bombos. A tarde arranca com novo concerto da Banda Velha de Barroselas, às 14h00, antecedendo a Solene Celebração Eucarística, que terá lugar às 14h30, seguindo-se então a esperada Procissão ao Mar.
No final do dia, o Anfiteatro da Marina acolhe o Sunset da Romaria, com início às 18h00.
O encerramento das festividades está marcado para as 23h00, com a tradicional Serenata, um espetáculo piromusical no rio Lima que marca o fim de mais uma edição daquela que é considerada a mais emblemática romaria do Alto Minho.
Junto ao Forte de Santiago da Barra, a festa continua com o animado evento “Agonia, Arraial da Romaria”. Um verdadeiro arraial moderno, com música para todas as idades, mas pensado especialmente para os mais jovens, com vários DJs e estilos musicais que prometem pôr toda a gente a dançar até de madrugada.
A magia do Natal está prestes a regressar a Vila Nova de Cerveira, e a Câmara Municipal já abriu as inscrições para o Mercado de Natal 2025, que este ano promete transformar a vila num verdadeiro “Conto de Natal”.
Centenas de fiéis participaram este domingo, 9 de novembro, na celebração do Dia da Diocese de Viana do Castelo, que coincidiu com o Dia Jubilar dos Acólitos, a Semana dos Seminários e a Abertura do Ano da Pastoral Juvenil. A jornada culminou com uma Eucaristia na igreja de São Domingos, presidida pelo Bispo diocesano, D. João Lavrador.
O Convento do Carmo de Viana do Castelo celebra este ano uma data de profundo significado histórico e espiritual: os 400 anos da sua inauguração e do início da vida comunitária dos Carmelitas Descalços, ocorridos a 8 de maio de 1625.
A Câmara Municipal de Arcos de Valdevez aprovou a abertura de concurso público para a ampliação e requalificação do Centro de Saúde, num investimento base de cerca de 2,5 milhões de euros, financiado pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR).
A Câmara de Valença prolongou até 21 de novembro o prazo para a entrega de propostas no concurso público da nova creche da zona industrial, um investimento de 1,5 milhões de euros.
A Câmara Municipal de Vila Nova de Cerveira vai investir quatro milhões de euros na modernização das redes de abastecimento de água e saneamento, num plano a executar nos próximos dois anos.
O Politécnico de Viana do Castelo (IPVC) vai coordenar um projeto nacional que pretende preservar e valorizar as variedades regionais de macieiras, reforçando o papel da instituição na investigação agroalimentar.