Logo
Regional

Processo de falsificação de vacinação de cães em Braga e Viana tem 84 arguidos

13 Março, 2024 | 12:20
Partilhar
Viana TV
1 min. leitura

A GNR constituiu 84 arguidos, nos distritos de Braga e Viana do Castelo, no âmbito de uma investigação relacionada com a falsa vacinação de canídeos, anunciou hoje aquela força.

Fonte da GNR disse à Lusa que 51 daqueles arguidos foram constituídos na segunda e na terça-feira, na sequência do cumprimento de outros tantos mandados de buscas domiciliárias.

Em novembro, já tinham sido constituídos outros 33 arguidos.

Estão indiciados pelos crimes de falsificação de documentos e falsidade informática.

A fonte explicou que em causa estão documentos falsos que, a troco de uma determinada quantia em dinheiro, seriam passados, designadamente a caçadores, dando conta de que os seus cães teriam recebido a vacina antirrábica.

Os caçadores teriam interesse neste esquema por considerarem que aquela vacina afeta o faro dos cães, diminuindo assim a sua capacidade para a caça.

Em novembro, a GNR tinha detido cinco suspeitos, entre os quais uma veterinária de Barcelos (distrito de Braga), que o tribunal decidiu suspender de funções no Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas e de todas as atividades relacionadas com atos veterinários e proibir de aceder a qualquer plataforma de registo de animais.

Ficou também proibida de contactar com qualquer dos outros indiciados no processo ou com outras pessoas com as quais que tenha tido relação enquanto veterinária, ficando igualmente proibida de aceder ou frequentar associações e outros locais onde existe concentração de animais.

Os outros quatro detidos são familiares da veterinária.

Os 84 arguidos nesta operação têm idades compreendidas entre os 20 e os 80 anos.

Na operação, a GNR apreendeu 53.099 euros, 524 boletins sanitários de vacina de canídeos, 109 ampolas de vacinas antirrábicas, 540 vinhetas médicas, 24 telemóveis, 10 computadores portáteis, três discos rígidos de armazenamento, três armas ilegais e um revólver.

Foram ainda apreendidos documentos físicos e digitais, relacionados com atos médicos veterinários e com os crimes em investigação.

Os factos foram comunicados ao Tribunal Judicial de Braga.

Programas de Autor

Episódios Recentes Ver Mais

Notícias

Desporto 9 Novembro, 2025

Juventude Viana vence Marinhense e reforça liderança invicta

A Juventude Viana voltou, este sábado, 8 de novembro, a ganhar no Campeonato Nacional da II Divisão de Hóquei em Patins, ao bater o SC Marinhense por 6-2, no Pavilhão José Natário, em Viana do Castelo.

Regional 9 Novembro, 2025

Viana do Castelo quer garantias sobre portagens e investimentos na A28 e A27

O Presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, Luís Nobre, pediu ao Governo esclarecimentos sobre a venda das concessões das autoestradas A28 e A27, defendendo que os interesses das populações devem ser protegidos.

Regional 9 Novembro, 2025

Vila Nova de Cerveira promove “Tertúlias com os Idosos” com música e tradição

A Câmara Municipal de Vila Nova de Cerveira, através da Biblioteca Municipal, continua a dinamizar as “Tertúlias com os Idosos”, iniciativa que promove convívio, partilha de memórias e valorização da cultura local entre a população sénior.

Opinião 9 Novembro, 2025

OPINIÃO: Malnutrição: Um problema silencioso que afeta milhares de portugueses

A malnutrição associada à doença é um problema de saúde pública grave que afeta milhares de portugueses diariamente, mas que permanece amplamente subvalorizado e subdiagnosticado no nosso sistema de saúde.

Desporto 8 Novembro, 2025

Piscina de Barroselas dá primeiro mergulho inclusivo com nova cadeira aquática

A Piscina Municipal de Barroselas, em Viana do Castelo, passou a dispor de uma nova cadeira de transferência aquática, equipamento que permite a pessoas com deficiência motora e/ou cognitiva aceder ao plano de água com segurança e autonomia.

Desporto 8 Novembro, 2025

Governo reforça investimento no desporto em 2026 com aumento de 8,1 milhões de euros

O Orçamento do Estado para 2026 prevê 58,7 milhões de euros para o desporto, mais 8,1 milhões do que este ano, anunciou a ministra da Cultura, Juventude e Desporto, Margarida Balseiro Lopes.

Regional 8 Novembro, 2025

Viana do Castelo: Calendário Solidário “Nina, a Bombeira” 2026 já disponível

Viana do Castelo volta a acolher uma iniciativa solidária que já se tornou tradição: o Calendário Solidário “Nina, a Bombeira” 2026. A mascote dos Bombeiros Voluntários da cidade volta a unir comunidade e solidariedade, ajudando a angariar fundos essenciais para a corporação.