A GNR deteve em flagrante delito um casal por furto num talho e minimercado em Braga, suspeitos da prática do mesmo crime em Arcos de Valdevez, tendo ficado em prisão preventiva após presentes a tribunal.
Contactado pela agência Lusa, o capitão Carlos Andrade, da GNR de Arcos de Valdevez, explicou que os suspeitos – a mulher de 27 anos e o homem de 39 – pertencem a um grupo composto por cerca de cinco elementos, responsáveis por furtos em estabelecimentos comerciais nos distritos de Viana do Castelo, Braga e Porto.
“Os furtos praticados pelo grupo, que não tem residência fixa, são continuados, quase numa frequência diária e causam algum alarme social, sobretudo junto dos comerciantes. Furtam, entre outros estabelecimentos comerciais, mercearias, talhos. Parte dos artigos furtados são para consumo próprio e o restante para vender e comprar produtos estupefacientes”, explicou.
Em comunicado, o Comando Territorial da GNR de Viana do Castelo adiantou que a detenção, efetuada pelo Núcleo de Investigação Criminal (NIC) de Arcos de Valdevez [que abrange os concelhos de Arcos de Valdevez, Ponte de Lima, Ponte da Barca e Paredes de Coura], ocorreu na segunda-feira, na sequência de uma investigação em curso há algum tempo.
No decurso da operação policial, que culminou com a detenção dos dois suspeitos, foram apreendidos um veículo, 245,08 euros, 63 moedas de coleção, cinco relógios, três telemóveis, 13 garrafas de bebidas variadas, dois rádios portáteis de comunicação, uma trotinete e um cofre.
Os detidos foram constituídos arguidos e presentes ao Tribunal Judicial de Braga, para aplicação das medidas de coação, tendo sido decretada a medida de prisão preventiva aos dois arguidos.
Até dia 23 de dezembro, Viana do Castelo conta com um Mercado de Natal que acontece entre a tenda instalada na Praça da Liberdade, o Largo Maestro José Pedro e a Porta Mexia Galvão. Serão 31 os expositores que se vão dividir, nas duas semanas, pelos três espaços, apresentando propostas para todos os gostos.
O Governo aprovou uma proposta de lei que reforça o combate à difusão de conteúdos terroristas online, reforçando as multas, que no caso de grandes empresas podem atingir cinco milhões de euros.
A iniciativa, promovida pelo Município de Monção e os Estabelecimentos de Comércio Local Aderentes, iniciou-se no dia 29 de novembro, prolongando-se até 27 de dezembro.
Realiza-se, no próximo dia 6 de janeiro, a tradicional Adoração aos Reis Magos na Igreja de São Domingos, em Viana do Castelo. O evento com organização da União das Freguesias de Viana do Castelo, Santa Maria Maior, Monserrate e Meadela, está agendado para as 21h30.
O Governo aprovou 221 milhões de euros para a contratação até 2028 dos restantes meios aéreos que integram o Dispositivo Especial de Combate a Incêndios Rurais (DECIR).
A iniciativa "Neste Natal, Compre no Comércio Local" regressa para incentivar a economia local e promover a proximidade entre os consumidores e os comerciantes de Ponte da Barca.
Na passada quarta-feira, pelas 18h25, na rua Ramalho Ortigão, em Viana do Castelo, no âmbito do combate ao crime de roubo, polícias do efetivo da Esquadra de Trânsito de Viana do Castelo, procederam à detenção de dois homens de 27 e 28 anos de idade, sendo ambos residentes em Viana do Castelo.