A GNR deteve em flagrante delito um casal por furto num talho e minimercado em Braga, suspeitos da prática do mesmo crime em Arcos de Valdevez, tendo ficado em prisão preventiva após presentes a tribunal.
Contactado pela agência Lusa, o capitão Carlos Andrade, da GNR de Arcos de Valdevez, explicou que os suspeitos – a mulher de 27 anos e o homem de 39 – pertencem a um grupo composto por cerca de cinco elementos, responsáveis por furtos em estabelecimentos comerciais nos distritos de Viana do Castelo, Braga e Porto.
“Os furtos praticados pelo grupo, que não tem residência fixa, são continuados, quase numa frequência diária e causam algum alarme social, sobretudo junto dos comerciantes. Furtam, entre outros estabelecimentos comerciais, mercearias, talhos. Parte dos artigos furtados são para consumo próprio e o restante para vender e comprar produtos estupefacientes”, explicou.
Em comunicado, o Comando Territorial da GNR de Viana do Castelo adiantou que a detenção, efetuada pelo Núcleo de Investigação Criminal (NIC) de Arcos de Valdevez [que abrange os concelhos de Arcos de Valdevez, Ponte de Lima, Ponte da Barca e Paredes de Coura], ocorreu na segunda-feira, na sequência de uma investigação em curso há algum tempo.
No decurso da operação policial, que culminou com a detenção dos dois suspeitos, foram apreendidos um veículo, 245,08 euros, 63 moedas de coleção, cinco relógios, três telemóveis, 13 garrafas de bebidas variadas, dois rádios portáteis de comunicação, uma trotinete e um cofre.
Os detidos foram constituídos arguidos e presentes ao Tribunal Judicial de Braga, para aplicação das medidas de coação, tendo sido decretada a medida de prisão preventiva aos dois arguidos.
Uma criança de 9 anos, de nacionalidade venezuelana, que se encontrava desaparecida desde quinta-feira à tarde em Arcos de Valdevez, foi localizada em segurança durante a madrugada desta sexta-feira.
O distrito de Viana do Castelo está esta sexta-feira sob aviso laranja do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), passando a aviso vermelho a partir das 21h00 e até às 03h00 de sábado, devido à forte agitação marítima.
A Festa da Dança regressa a Viana do Castelo nos dias 28 de fevereiro e 28 de março, afirmando-se como um dos eventos dedicados às Danças Tradicionais e do Mundo mais relevantes do concelho. A iniciativa é promovida pela Câmara Municipal de Viana do Castelo (CMVC), pela Associação de Grupos Folclóricos do Alto Minho (AGFAM) e pelo Casino Afifense.
Vila Nova de Cerveira volta a encher as ruas de cor, criatividade e alegria com o tradicional Desfile de Carnaval das Escolas, que se realiza na sexta-feira, 13 de fevereiro, a partir das 14h30. Este ano, a iniciativa é dedicada ao tema “Culturas pelo Mundo” e envolve cerca de 1000 participantes, entre crianças, jovens e seniores dos estabelecimentos de ensino do concelho.
A tradição do vira minhoto volta a animar Paredes de Coura já no próximo domingo, 1 de fevereiro, a partir das 15h00, no Largo Visconde de Mozelos. A iniciativa, organizada pelo Município, convida todos os interessados a dançar, cantar, tocar concertina ou simplesmente assistir a esta manifestação cultural genuína do folclore minhoto.
Viana do Castelo recebe esta sexta-feira, no Pavilhão José Natário, um duelo entre vizinhos que pode ter fortes impactos na classificação da Liga Feminina Placard. O Santa Luzia FC defronta a Casa do Povo de Freixo, em jogo da 15.ª jornada, marcado para as 20h30, com transmissão televisiva no Canal 11.
O troço da Ecopista do Rio Minho que liga Moutorros, na União de Freguesias de Campos e Vila Meã, a Valença encontra-se temporariamente intransitável, na sequência dos danos provocados pelo mau tempo nos últimos dias.