A GNR deteve em flagrante delito um casal por furto num talho e minimercado em Braga, suspeitos da prática do mesmo crime em Arcos de Valdevez, tendo ficado em prisão preventiva após presentes a tribunal.
Contactado pela agência Lusa, o capitão Carlos Andrade, da GNR de Arcos de Valdevez, explicou que os suspeitos – a mulher de 27 anos e o homem de 39 – pertencem a um grupo composto por cerca de cinco elementos, responsáveis por furtos em estabelecimentos comerciais nos distritos de Viana do Castelo, Braga e Porto.
“Os furtos praticados pelo grupo, que não tem residência fixa, são continuados, quase numa frequência diária e causam algum alarme social, sobretudo junto dos comerciantes. Furtam, entre outros estabelecimentos comerciais, mercearias, talhos. Parte dos artigos furtados são para consumo próprio e o restante para vender e comprar produtos estupefacientes”, explicou.
Em comunicado, o Comando Territorial da GNR de Viana do Castelo adiantou que a detenção, efetuada pelo Núcleo de Investigação Criminal (NIC) de Arcos de Valdevez [que abrange os concelhos de Arcos de Valdevez, Ponte de Lima, Ponte da Barca e Paredes de Coura], ocorreu na segunda-feira, na sequência de uma investigação em curso há algum tempo.
No decurso da operação policial, que culminou com a detenção dos dois suspeitos, foram apreendidos um veículo, 245,08 euros, 63 moedas de coleção, cinco relógios, três telemóveis, 13 garrafas de bebidas variadas, dois rádios portáteis de comunicação, uma trotinete e um cofre.
Os detidos foram constituídos arguidos e presentes ao Tribunal Judicial de Braga, para aplicação das medidas de coação, tendo sido decretada a medida de prisão preventiva aos dois arguidos.
Os incêndios rurais em 2024 correspondem ao valor mais baixo numa década, mas a área ardida foi a terceira maior, totalizando 136.424 hectares (ha), a maioria consumida pelos fogos de setembro, refere o mais recente relatório divulgado.
A seleção portuguesa de futebol garantiu o apuramento para os quartos de final da Liga das Nações e o primeiro lugar do Grupo A1, ao golear por 5-1 a Polónia, em jogo da quinta e penúltima jornada.
Nos dias 22 e 23 de novembro, o Centro Cultural de Viana do Castelo acolhe o VIII Festival de Dança de Viana do Castelo, evento que inclui uma gala com centenas de alunos do concelho e masterclasses de vários estilos.
O Presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, Luís Nobre, acompanhado pelo executivo municipal, recebeu a tetracampeã mundial de parasurfing Marta Paço. O autarca indicou que “é uma alegria e até já começa a ser um hábito” receber a surfista vianense após a conquista de mais uma medalha “que é o resultado de muito esforço e dedicação”.
A GNR registou três crimes de exibicionismo desde 2023 nos percursos portugueses dos Caminhos de Santiago, que abrangem os distritos do Porto, Braga, Viana do Castelo, Vila Real e Viseu, até à Galiza, tendo identificado um suspeito.
A tradicional Feira de S. Martinho em Monção, realiza-se este domingo, a partir das 14h00, em Parada. A iniciativa reúne muita gente das freguesias vizinhas e concelhos limítrofes como Melgaço, Paredes de Coura e Arcos de Valdevez.
O Município de Ponte de Lima está presente na INTUR - Feira Internacional de Turismo de Interior, integrado no stand do Turismo do Porto e Norte de Portugal – TPNP, que se realiza em Valladolid até 17 de novembro.