O tribunal de Ponte de Lima decretou prisão preventiva a um homem de 35 anos suspeito de 13 assaltos a lojas e casas, nos últimos dois meses, revelou hoje fonte da PSP.
Contactada pela agência Lusa, a propósito de um comunicado hoje emitido pelo Comando Distrital da PSP de Viana do Castelo, aquela fonte adiantou que o homem, natural de Ponte de Lima, foi detido na sexta-feira, após ter assaltado um estabelecimento comercial, e conduzido ao estabelecimento prisional de Braga.
“Procurava assaltar habitações ou estabelecimentos comerciais que lhe garantisse lucro imediato. Furtava sobretudo comida, alimentos e bebidas para benefício próprio e para vender”, acrescentou.
Segundo a fonte, os 13 crimes, sempre por arrombamento, ocorreram desde o final de dezembro de 2023, até à última sexta-feira.
De acordo com a fonte da PSP, o homem, solteiro e sem profissão conhecida, é natural da freguesia de Refoios do Lima, em Ponte de Lima.
Questionado pela Lusa, a fonte da PSP de Viana do Castelo adiantou que “os prejuízos causados pelos assaltos foram sempre superiores aos artigos que furtava”.
Embora não seja muito comum nas grandes cidades as famílias com filhos pequenos saírem à rua depois da meia noite, em muitas aldeias de norte a sul do país, a missa do galo continua a ser uma tradição inquebrável.
Os presentes de natal são sem qualquer sombra de dúvida uma das maiores tradições de natal. Tendo começado há mais de 10 mil anos (os agricultores trocavam nesta altura o excedente das suas colheitas como forma de celebração do inverno já estar a meio), ainda hoje se mantém, fazendo as delicias de miúdos e graúdos, que deliram na altura de rasgar os presentes.
A Ceia de Natal envolve muitas tradições populares. Em Portugal, a ceia de natal recebe o nome de consoada sendo celebrada na noite do dia 24 de Dezembro, a véspera de Natal. Esta tradição leva as famílias a reunirem-se à volta da mesa de jantar, comendo uma refeição reforçada. Por ser uma festa de família, muitas pessoas percorrem longas distâncias para se juntarem aos seus familiares.
Bluay, autor do single “Faz bem”, com a participação especial de Julinho KSD, é o cabeça de cartaz da passagem de ano de Viana do Castelo, que decorrerá no Centro Cultural da capital do Alto Minho.
Embora a figura do Pai Natal como o “conhecemos” atualmente tenha sido criado pela Coca Cola, esta continua a ser uma das figuras mais míticas do natal.
A iniciativa “Viana, Moscatel e Banana”, que integra o programa “Viana, Coração do Natal” vai voltar, hoje, dia 24 de dezembro, ao centro histórico de Viana do Castelo.
O famoso bolo rei, é uma das tradições de natal que em Portugal não passa despercebida a praticamente nenhuma família. Com uma forma redonda e com um buraco no meio coberto com frutas cristalizadas e com frutos secos no seu interior.