Com aproveitamento da antiga linha férrea entre os municípios de Monção e Valença, desativada em dezembro de 1989, o primeiro troço da Ecopista do Rio Minho, unindo o Apeadeiro de Cortes, em Monção, à ponte seca, em Valença, foi inaugurado em novembro de 2004.
Com a abertura deste percurso de 17 quilómetros, os dois municípios alargaram a capacidade desportiva, cultural e turística da região, reavivando a proximidade e o relacionamento de ambas as populações com o Rio Minho ou “Pai Minho” como, carinhosamente, os amigos e vizinhos galegos tratam aquele troço de água internacional.
Nos anos seguintes, o corredor ecológico, “colado” ao Rio Minho, ganhou mais quilómetros, chegando, numa primeira fase, ao Parque da Lodeira, junto à ponte internacional, e numa fase posterior, ao centro histórico de Monção, com entrada pela Porta de Salvaterra. Paralelamente, foi construído um passadiço de madeira no Parque das Caldas.
A partir de 2017, deu-se continuidade ao processo de alargamento daquele corredor ecológico, através da criação de novas estruturas e equipamentos que, gradualmente, potenciaram a utilização daquele trajeto ribeirinho propicio ao desporto e lazer em comunhão com a natureza.
Com uma intervenção profunda na Pedra Furada, procedeu-se à ligação pedonal entre a zona da Lodeira e o Parque das Caldas, garantindo-se a continuidade do percurso que, após três fases de execução, chegou ao Landre, na freguesia da Bela, espaço em fase de intervenção.
Em paralelo, foram construídos os passadiços de madeira “A Galiza Mail`o Minho”, revelando-se, desde a sua abertura ao público, em 21 de março de 2021, um extraordinário cartão de visita do nosso concelho, sendo muito frequentado pelos munícipes e procurado pelos turistas.
Entre Lapela, na extremidade com Valença, e a freguesia da Bela, o nosso município disponibiliza 12 quilómetros contínuos “pegados” ao rio Minho. Neste trajeto, distinguido como a terceira melhor via verde da Europa, em 2017, existem vários motivos de interesse que tem merecido, ao longo dos anos, rasgados elogios e aplausos pela generalidade das pessoas.
Numa perspetiva de valorização permanente daquele percurso surpreendente e apaixonante, o Município de Monção instalou, recentemente, uma nova sinalética com informações técnicas e quilométricas do percurso, bem como os equipamentos e locais visitáveis nas proximidades. Os painéis alertam, também, para uma utilização segura e sustentável.
A atriz francesa Brigitte Bardot, uma das maiores figuras do cinema europeu do século XX, morreu aos 91 anos, informou hoje a Fundação Brigitte Bardot em comunicado.
A edição 2025 do Lourear a Pevide voltou a afirmar Ponte de Lima como território de excelência na valorização da gastronomia local e do Vinho Verde Loureiro, reforçando a ligação entre restauração, produtores, consumidores e identidade territorial. A forte participação do público confirmou o crescente interesse por esta iniciativa, que alia tradição, inovação e envolvimento comunitário.
Valença vai receber 2026 com uma grande festa no Jardim Municipal, no próximo dia 31 de dezembro. A iniciativa “Valença – Olá 2026” terá música ao vivo, DJs e um espetáculo de fogo de artifício, oferecendo uma noite de convívio e animação para a população e visitantes.
O Governo galego anunciou a criação, no próximo ano, de uma nova categoria destinada a reconhecer rotas culturais de interesse regional associadas ao Caminho de Santiago, incluindo o Caminho Cultural de Santiago da Geira e dos Arrieiros, que começa em Braga.
Vila Nova de Cerveira prepara uma Passagem de Ano 2025-2026 marcada pelo glamour dos Anos 20, com dois palcos, banda ao vivo e quatro DJ’s de renome. A iniciativa da Câmara Municipal aposta numa programação diversificada, dirigida a diferentes públicos, com animação garantida até de manhã.
Viana do Castelo foi palco do I Encontro Nacional de InVolei, evento pioneiro de desporto adaptado que reuniu mais de 60 participantes no Centro Cultural da cidade, com delegações da APPACDM de Viana do Castelo e da APPACDM da Trofa.
A Unidade Local de Saúde do Alto Minho (ULSAM) registou, este sábado, o parto número 1500 deste ano, um marco que reflete o aumento da procura pelos serviços de saúde materna na região.