Com aproveitamento da antiga linha férrea entre os municípios de Monção e Valença, desativada em dezembro de 1989, o primeiro troço da Ecopista do Rio Minho, unindo o Apeadeiro de Cortes, em Monção, à ponte seca, em Valença, foi inaugurado em novembro de 2004.
Com a abertura deste percurso de 17 quilómetros, os dois municípios alargaram a capacidade desportiva, cultural e turística da região, reavivando a proximidade e o relacionamento de ambas as populações com o Rio Minho ou “Pai Minho” como, carinhosamente, os amigos e vizinhos galegos tratam aquele troço de água internacional.
Nos anos seguintes, o corredor ecológico, “colado” ao Rio Minho, ganhou mais quilómetros, chegando, numa primeira fase, ao Parque da Lodeira, junto à ponte internacional, e numa fase posterior, ao centro histórico de Monção, com entrada pela Porta de Salvaterra. Paralelamente, foi construído um passadiço de madeira no Parque das Caldas.
A partir de 2017, deu-se continuidade ao processo de alargamento daquele corredor ecológico, através da criação de novas estruturas e equipamentos que, gradualmente, potenciaram a utilização daquele trajeto ribeirinho propicio ao desporto e lazer em comunhão com a natureza.
Com uma intervenção profunda na Pedra Furada, procedeu-se à ligação pedonal entre a zona da Lodeira e o Parque das Caldas, garantindo-se a continuidade do percurso que, após três fases de execução, chegou ao Landre, na freguesia da Bela, espaço em fase de intervenção.
Em paralelo, foram construídos os passadiços de madeira “A Galiza Mail`o Minho”, revelando-se, desde a sua abertura ao público, em 21 de março de 2021, um extraordinário cartão de visita do nosso concelho, sendo muito frequentado pelos munícipes e procurado pelos turistas.
Entre Lapela, na extremidade com Valença, e a freguesia da Bela, o nosso município disponibiliza 12 quilómetros contínuos “pegados” ao rio Minho. Neste trajeto, distinguido como a terceira melhor via verde da Europa, em 2017, existem vários motivos de interesse que tem merecido, ao longo dos anos, rasgados elogios e aplausos pela generalidade das pessoas.
Numa perspetiva de valorização permanente daquele percurso surpreendente e apaixonante, o Município de Monção instalou, recentemente, uma nova sinalética com informações técnicas e quilométricas do percurso, bem como os equipamentos e locais visitáveis nas proximidades. Os painéis alertam, também, para uma utilização segura e sustentável.
O presidente da Câmara de Viana do Castelo, Luís Nobre, assegurou que fará “tudo ao seu alcance” para que o cinema continue a existir no concelho e no distrito, face ao encerramento das salas da Cineplace.
O Teatro Municipal de Tui acolhe, no próximo sábado, dia 7 de fevereiro, às 19h00, o Concerto do 14.º Aniversário da Eurocidade Tui–Valença, um evento que celebra a união cultural e artística entre as duas cidades fronteiriças.
A Câmara Municipal de Viana do Castelo aprovou esta terça-feira o novo regulamento do transporte público urbano, que simplifica tarifas e lança um passe único de 20 euros por mês, válido para todas as linhas do TUViana.
A Câmara Municipal de Viana do Castelo aprovou esta terça-feira, por unanimidade, as tolerâncias de ponto para os trabalhadores municipais, incluindo os serviços municipalizados, ao longo do ano de 2026. A medida permite que os funcionários possam planear as férias em consonância com datas festivas, sem comprometer o funcionamento dos serviços essenciais.
O projeto de regulamento municipal que prevê a atribuição de apoios aos Bombeiros Voluntários de Monção, incluindo comparticipação no pagamento do Imposto Municipal sobre Imóveis (IMI), entrou esta terça-feira em consulta pública, após publicação em Diário da República.
O executivo da Câmara Municipal de Viana do Castelo aprovou, esta terça-feira, a emissão de um parecer favorável ao Projeto de Lei n.º 354/XVII, que propõe a elevação da povoação de Vila de Punhe à categoria de vila.
Estão oficialmente abertas as inscrições para o concurso “Coca de Edição”, uma iniciativa que convida à liberdade criativa, inovação artística e interpretação contemporânea da emblemática Coca de Monção, figura mitológica profundamente enraizada na identidade cultural do concelho.