Logo
Regional

Ecopista do Rio Minho celebra 20 anos

15 Novembro, 2024 | 12:55
Partilhar
Pedro Sérgio Xavier
2 min. leitura

Com aproveitamento da antiga linha férrea entre os municípios de Monção e Valença, desativada em dezembro de 1989, o primeiro troço da Ecopista do Rio Minho, unindo o Apeadeiro de Cortes, em Monção, à ponte seca, em Valença, foi inaugurado em novembro de 2004.

Com a abertura deste percurso de 17 quilómetros, os dois municípios alargaram a capacidade desportiva, cultural e turística da região, reavivando a proximidade e o relacionamento de ambas as populações com o Rio Minho ou “Pai Minho” como, carinhosamente, os amigos e vizinhos galegos tratam aquele troço de água internacional.

Nos anos seguintes, o corredor ecológico, “colado” ao Rio Minho, ganhou mais quilómetros, chegando, numa primeira fase, ao Parque da Lodeira, junto à ponte internacional, e numa fase posterior, ao centro histórico de Monção, com entrada pela Porta de Salvaterra. Paralelamente, foi construído um passadiço de madeira no Parque das Caldas.

A partir de 2017, deu-se continuidade ao processo de alargamento daquele corredor ecológico, através da criação de novas estruturas e equipamentos que, gradualmente, potenciaram a utilização daquele trajeto ribeirinho propicio ao desporto e lazer em comunhão com a natureza.

Com uma intervenção profunda na Pedra Furada, procedeu-se à ligação pedonal entre a zona da Lodeira e o Parque das Caldas, garantindo-se a continuidade do percurso que, após três fases de execução, chegou ao Landre, na freguesia da Bela, espaço em fase de intervenção.

Em paralelo, foram construídos os passadiços de madeira “A Galiza Mail`o Minho”, revelando-se, desde a sua abertura ao público, em 21 de março de 2021, um extraordinário cartão de visita do nosso concelho, sendo muito frequentado pelos munícipes e procurado pelos turistas.

Entre Lapela, na extremidade com Valença, e a freguesia da Bela, o nosso município disponibiliza 12 quilómetros contínuos “pegados” ao rio Minho. Neste trajeto, distinguido como a terceira melhor via verde da Europa, em 2017, existem vários motivos de interesse que tem merecido, ao longo dos anos, rasgados elogios e aplausos pela generalidade das pessoas.

Numa perspetiva de valorização permanente daquele percurso surpreendente e apaixonante, o Município de Monção instalou, recentemente, uma nova sinalética com informações técnicas e quilométricas do percurso, bem como os equipamentos e locais visitáveis nas proximidades. Os painéis alertam, também, para uma utilização segura e sustentável.

Programas de Autor

Episódios Recentes Ver Mais

Notícias

Regional 23 Junho, 2026

Antigo estudante do IPVC distinguido em projeto premiado pela valorização da Maçã Porta da Loja

Um antigo estudante da Escola Superior Agrária do Politécnico de Viana do Castelo integra a equipa responsável por um projeto agrícola distinguido recentemente pelo Centro de Frutologia Compal, pela aposta na inovação, sustentabilidade e valorização da Maçã Porta da Loja, uma variedade tradicional portuguesa recuperada e preservada ao longo das últimas décadas.

Desporto 23 Junho, 2026

Portugal entra hoje em campo frente ao Uzbequistão no Mundial 2026

A Seleção Nacional volta hoje a entrar em campo no Mundial 2026 para defrontar o Uzbequistão, num encontro da segunda jornada da fase de grupos, agendado para as 18h00 (hora de Portugal Continental), no NRG Stadium, em Houston, Texas.

Regional 23 Junho, 2026

PSP detém condutor com carta de condução falsa em Viana do Castelo

A Polícia de Segurança Pública deteve um homem de 24 anos por condução sem habilitação legal e falsificação de documento, durante uma ação de fiscalização rodoviária realizada em Viana do Castelo.

Regional 23 Junho, 2026

Educação, inclusão e época balnear marcam reunião da Câmara de Viana do Castelo

A Câmara Municipal de Viana do Castelo reúne hoje, 23 de junho, em sessão ordinária, tendo em agenda um conjunto de assuntos ligados à educação, ação social, inclusão e preparação da época balnear.

Desporto 22 Junho, 2026

Santa Luzia Futsal Cup reuniu 48 equipas e mais de 650 participantes em Viana do Castelo

Viana do Castelo voltou a afirmar-se como palco de referência para o futsal de formação com a realização do Santa Luzia Futsal Cup 2026, que decorreu ao longo do fim de semana e reuniu 48 equipas de 22 clubes provenientes de Portugal, Espanha e França.

Internacional 22 Junho, 2026

Viana do Castelo promoveu o Auto da Floripes no Festival Internacional da Máscara Ibérica

O Auto da Floripes representou Viana do Castelo na XVIII edição do Festival Internacional da Máscara Ibérica (FIMI), que decorreu no passado dia 20 de junho, em Oviedo, nas Astúrias, naquela que foi a primeira vez que o certame se realizou fora de Portugal.

Opinião 22 Junho, 2026

OPINIÃO: Nem tudo é alergia: compreender as intolerâncias alimentares

Cada vez mais pessoas referem sentir desconforto após a ingestão de determinados alimentos. Expressões como “sou intolerante” ou “tenho alergia alimentar” tornaram-se frequentes, mas estes dois conceitos não significam o mesmo e importa compreender as diferenças.