O vídeo musical "Havemos de ir a Viana", realizado por Flávio Cruz, ganhou o 1° prémio na categoria "Música e Dança" no prestigiado Festival ART&TUR, realizado em Ourém, entre 25 e 28 de outubro. Em 2022, estiveram em competição 281 filmes, provenientes de 33 países de 5 continentes.
Já na sua 15ª edição, e com elevado reconhecimento internacional, o ART&TUR é um festival itinerante, que integra as secções competitivas “Filmes Promocionais” e “Documentários e Reportagens de TV” e dá a conhecer as melhores produções audiovisuais de turismo realizadas em Portugal e no mundo.
O Festival ART&TUR é, igualmente, um fórum de partilha de experiências e o júri internacional é composto por elementos das áreas do turismo, cinema, comunicação e marketing, de 17 países.
Em 2022, houve 13 sessões temáticas, onde foram exibidos 84 excelentes filmes: os melhor pontuados por um júri internacional constituído por 35 reputados peritos de 19 países. Paralelamente, decorreram outras iniciativas inseridas no Festival, como as mesas-redondas, para reflexão sobre temas atuais abordados nos filmes exibidos.
Recorda-se que o vídeo da canção “Havemos de ir a Viana” de Alain Oulman, com letra de Pedro Homem de Melo e cantado por Amália Rodrigues reuniu contributos de 48 artistas e músicos de Viana do Castelo, das mais variadas áreas musicais, e marcou de forma indelével a Romaria de 2020, a primeira em plena pandemia da COVID19.
O executivo municipal de Viana do Castelo aprovou a declaração de Interesse Municipal para um projeto de reabilitação e reconversão de uma moradia unifamiliar e anexos em Portuzelo, transformando-a num empreendimento turístico vocacionado para famílias com animais de estimação.
Ponte da Barca acolheu uma sessão dos Encontros Transfronteiriços e Workshops Formativos do projeto Red CIFT – Rede de Cruzeiros Ibéricos Fluviais Transfronteiriços, promovida pela CIM Alto Minho e pela Associação Galega de Actividades Náuticas (Agan+).
A Amnistia Internacional divulgou esta semana uma série de denúncias que revelam um agravamento preocupante da situação dos direitos humanos em várias regiões do mundo, da Europa ao Médio Oriente e ao continente africano.
A Juventude Viana defronta hoje, às 18h00, a Biblioteca Instrução e Recreio (BIR), no Pavilhão Amável dos Santos Pereira, em Valado dos Frades, em jogo dos 32 avos de final da Taça de Portugal. A deslocação ao distrito de Leiria representa o primeiro passo dos vianenses na edição desta época da prova-rainha.
A Biblioteca Municipal de Viana do Castelo (BMVC) vai transformar as manhãs de dezembro num momento especial dedicado à imaginação, com a iniciativa “Advento de Histórias – Uma História por Dia”, dirigida a crianças até aos 12 anos.
O Santa Luzia Futebol Clube, emblema de Viana do Castelo e referência nacional no futsal feminino, vai marcar presença nas comemorações do Centenário do Sport Clube Maria da Fonte, associando-se ao programa oficial através da realização de um encontro de futsal feminino.
A cidade de Viana do Castelo prepara-se para receber, de 5 de dezembro de 2025 a 5 de janeiro de 2026, a iniciativa “Viana Coração do Natal”, que promete encher o centro histórico de cor, animação e atividades para todas as idades.