Logo
Regional

Primeiro Mercado dos Descobrimentos dá nova vida à Feira Medieval de Viana do Castelo

7 Abril, 2023 | 10:20
Partilhar
Eduarda Alves
2 min. leitura

A cidade de Viana do Castelo vai recuar 500 anos de 15 a 18 de junho, até ao período dos descobrimentos portugueses, o novo formato da Feira Medieval para aproximar ainda mais a população e os visitantes da história de “Vianna da Foz do Lima”.

“Nasce este ano o Mercado dos Descobrimentos. É uma forma de aproveitar a temática das feiras medievais, mas adaptada localmente, permitindo às pessoas conhecer e experienciar os hábitos e costumes desse período, em que Viana do Castelo teve uma participação muito importante”, afirmou o presidente da VianaFestas, Manuel Vitorino.

O Mercado dos Descobrimentos terá como ponto central o Forte de Santiago da Barra, construído durante o século XVI para defesa de Viana do Castelo, 2º maior porto do país, e a sua envolvente, num novo cenário que vai continuar a fazer uma ligação com o centro histórico.

“É um monumento no nosso concelho que representa muito da nossa identidade e da nossa história. É o local certo para revivermos aquela época e as tradições, o artesanato, a gastronomia e a cultura vianense de então”, destacou Manuel Vitorino.

Viana do Castelo foi fundada no século XIII, pelo rei Afonso III, então com o nome de Viana da Foz do Lima, mantendo desde sempre uma profunda ligação ao rio e ao mar. Na época dos descobrimentos portugueses, entre os séculos XV e XVI, saíram dos estaleiros que já então existiam em Viana do Castelo, naus e caravelas para as rotas da Índias e das Américas, regressando com especiarias e outras cargas preciosas.

Nesse período, o vianense João Álvares Fagundes (1460-1522), navegador e armador de navios, foi pioneiro da navegação na Terra Nova, no Atlântico Norte, acabando por abrir o caminho ao culto das muitas maneiras de comer bacalhau em Portugal.

“É uma história de séculos que temos de dar a conhecer e nada melhor do que o fazer associando com eventos agregadores e de festas como estas”, disse ainda o presidente da VianaFestas, entidade promotora das festas da cidade, e vereador da Cultura da Câmara Municipal de Viana do Castelo.

Deste modo, é intenção da VianaFestas recriar um ambiente que transportará os visitantes para a “Vianna da Foz do Lima”, numa época em que o porto desta “villa” assumiu um papel importante com trocas comerciais, explorando assim a diversidade cultural e gastronómica.

As inscrições para a primeira edição do Mercado dos Descobrimentos decorrerem até 23 de maio e permitem a participação de artífices, artesãos, mercadores e regatões que promovam a venda ou a demonstração de produtos característicos da época dos descobrimentos, a instalarem-se no Forte de Santiago Barra, junto à muralha e no Campo do Castelo.

O regulamento e a inscrição para a participação está disponível no site da VianaFestas (www.vianafestas.com).

Programas de Autor

Episódios Recentes Ver Mais

Notícias

Desporto 17 Dezembro, 2025

Santa Luzia e Freixo já conhecem adversários da Taça de Portugal Feminina de Futsal

A Cidade do Futebol foi palco, esta quarta-feira, do sorteio da 4.ª Eliminatória da Taça de Portugal Feminina de Futsal Placard, fase que marca a entrada em competição das equipas da Liga Feminina Placard, juntando-se aos conjuntos apurados nas rondas anteriores.

Música 17 Dezembro, 2025

Jarojupe atuam esta sexta-feira nos Paços do Concelho de Viana do Castelo

A banda vianense Jarojupe vai realizar um concerto acústico esta sexta-feira, 19 de dezembro, nos Paços do Concelho de Viana do Castelo, a partir das 18h00.

Nacional 17 Dezembro, 2025

Governo vai pagar 30 milhões de euros em horas extraordinárias a professores

O ministro da Educação, Ciência e Inovação, Fernando Alexandre, anunciou que o Governo vai pagar aos professores 30 milhões de euros em horas extraordinárias acumuladas desde 2018. Este ano, estão previstos mais 20 milhões em pagamentos adicionais.

Cultura 17 Dezembro, 2025

Festival de Documentário de Melgaço arrisca desaparecer após suspensão do apoio da câmara

O MDOC – Festival Internacional de Documentário de Melgaço não se realizará em 2026 devido à falta de apoio da câmara municipal. O município deixará de disponibilizar cerca de 140 mil euros, que representavam 90% do orçamento do evento, tornando a sua realização inviável, explicou a AO NORTE, organizadora do festival.

Nacional 17 Dezembro, 2025

Viana do Castelo acolhe primeira Assembleia Intermunicipal da AMPV após eleições

A Associação de Municípios Portugueses do Vinho (AMPV) reuniu em Viana do Castelo, para a realização da sua Assembleia Intermunicipal, a primeira desde a eleição dos novos órgãos sociais.

Regional 17 Dezembro, 2025

PJ desmantela esquema de IPTV ilegal em Valença com centenas de utilizadores

A Polícia Judiciária deteve duas pessoas e constituiu arguidas duas pessoas coletivas no concelho de Valença, na sequência de uma operação destinada a travar a exploração ilegal de canais televisivos pagos através de serviços ilícitos de IPTV.

Internacional 17 Dezembro, 2025

Viana do Castelo entrega novo iate de luxo à Windstar Cruises

Viana do Castelo foi o cenário da cerimónia de entrega do Star Seeker, o mais recente iate de luxo da Windstar Cruises. Com capacidade para 224 hóspedes, o navio é a primeira construção da nova Classe Star da companhia, reforçando a expansão da sua frota de cruzeiros de pequeno porte.