Segundo o Município, o primeiro fim de semana do "Bacalhau à Monção" trouxe "muitos amigos fiéis ao concelho, dinamizando a economia local". A iniciativa decorre até ao próximo domingo, 28 de janeiro, em mais de uma dezena de restaurantes aderentes em Monção.
O prato do “Bacalhau à Monção” tem a assinatura do chef Vítor Sobral e é o “rei e o senhor das mesas” até domingo nos seguintes restaurantes: “A Cozinha do Convento”; “A Galiza Mail’O Minho”; “Bar Regional Val de Poldros – Riba de Mouro”; “Cabral”; “Casa Lara”; “Casa Matraquilhos”; “Chiote Monte da Mina”; “Cuckoo”; “Deu-la-Deu”; “Firmino’s”; “Flor do Minho”; “Fonte da Vila”; “O Arado”; “O Calhau”; “O Rosal”; “Paladares do Minho”; “Recanto D’Avó”; “Sete à sete”; “Solar S.Pedro”; “St. Tropez” e “Vamos Lá”.
Além do “Bacalhau à Monção”, a iniciativa integra ainda uma feira de produtos tradicionais, das 10h00 às 16h00, no Mercado Municipal, até 28 de janeiro; o espetáculo “A Corça”, protagonizado pela companhia “Comédias do Minho”, a decorrer no sábado, 27 de janeiro, pelas 15h00, na Biblioteca Municipal e, por fim, o showcooking “Bacalhau Frito com Maionese de Limão e Salsa”, que decorre no mesmo horário, mas no Mercado Municipal e no último dia, 28 de janeiro.
Descubra aqui a programação na íntegra.
De acordo com o Município de Monção, a iniciativa pretende sedimentar uma aposta gastronómica que teve, no ano passado, “um assinalável sucesso”.
“Num território de tão vasta riqueza gastronómica, onde o bacalhau é parte intrínseca da tradição culinária nacional, o ‘Bacalhau à Monção’ é servido em forma de inovação e excelência. Um prato de autor, exclusivo da restauração monçanense”, recordou.

A Associação Concelhia das Feiras Novas anunciou o lançamento do concurso para a criação do cartaz oficial das Feiras Novas 2026, de Ponte de Lima, uma das festas mais emblemáticas do País.
A APPACDM de Viana do Castelo foi distinguida com a entrega da Bandeira da Ética, do Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ) e do Plano Nacional de Ética no Desporto (PNED), numa cerimónia realizada a 9 de dezembro no Instituto Politécnico da Maia.
Tiago Brandão Rodrigues foi eleito Presidente do Conselho Geral do Instituto Politécnico de Viana do Castelo (IPVC), para o quadriénio 2025-2029.
Viana do Castelo foi este fim de semana o centro das decisões autárquicas nacionais. No encerramento do XXVII Congresso da Associação Nacional de Municípios Portugueses (ANMP), centenas de presidentes de câmara e vereadores aprovaram por esmagadora maioria uma resolução que define as medidas prioritárias para o mandato 2025-2029.
O presidente do Conselho Intermunicipal da CIM do Alto Minho, António Barbosa, assinou, em Lisboa, um protocolo de colaboração técnica e financeira com o Fundo Ambiental, no valor de 747.729,95€, para apoiar a implementação de projetos de recolha seletiva de biorresíduos no âmbito do programa RecolhaBio 2025.
Viana do Castelo vai receber hoje a apresentação do Roteiro Naval Carbono Zero (RNCZ), que traça metas de descarbonização da indústria de construção, reparação e manutenção naval em Portugal até 2050. O evento decorre no Auditório da APDL, entre as 14h00 e as 17h30, em formato híbrido, com transmissão online.
O jornal “A Aurora do Lima”, o mais antigo em circulação contínua em Portugal Continental, celebra hoje 170 anos de existência. O jornal nasceu a 15 de dezembro de 1855. Para assinalar a efeméride, a Sala Couto Viana, na Biblioteca Municipal de Viana do Castelo, acolhe uma conferência comemorativa às 17h30, subordinada ao tema “170 anos: Resistência e evolução – Esperança na consolidação”.