Segundo o Município, o primeiro fim de semana do "Bacalhau à Monção" trouxe "muitos amigos fiéis ao concelho, dinamizando a economia local". A iniciativa decorre até ao próximo domingo, 28 de janeiro, em mais de uma dezena de restaurantes aderentes em Monção.
O prato do “Bacalhau à Monção” tem a assinatura do chef Vítor Sobral e é o “rei e o senhor das mesas” até domingo nos seguintes restaurantes: “A Cozinha do Convento”; “A Galiza Mail’O Minho”; “Bar Regional Val de Poldros – Riba de Mouro”; “Cabral”; “Casa Lara”; “Casa Matraquilhos”; “Chiote Monte da Mina”; “Cuckoo”; “Deu-la-Deu”; “Firmino’s”; “Flor do Minho”; “Fonte da Vila”; “O Arado”; “O Calhau”; “O Rosal”; “Paladares do Minho”; “Recanto D’Avó”; “Sete à sete”; “Solar S.Pedro”; “St. Tropez” e “Vamos Lá”.
Além do “Bacalhau à Monção”, a iniciativa integra ainda uma feira de produtos tradicionais, das 10h00 às 16h00, no Mercado Municipal, até 28 de janeiro; o espetáculo “A Corça”, protagonizado pela companhia “Comédias do Minho”, a decorrer no sábado, 27 de janeiro, pelas 15h00, na Biblioteca Municipal e, por fim, o showcooking “Bacalhau Frito com Maionese de Limão e Salsa”, que decorre no mesmo horário, mas no Mercado Municipal e no último dia, 28 de janeiro.
Descubra aqui a programação na íntegra.
De acordo com o Município de Monção, a iniciativa pretende sedimentar uma aposta gastronómica que teve, no ano passado, “um assinalável sucesso”.
“Num território de tão vasta riqueza gastronómica, onde o bacalhau é parte intrínseca da tradição culinária nacional, o ‘Bacalhau à Monção’ é servido em forma de inovação e excelência. Um prato de autor, exclusivo da restauração monçanense”, recordou.

Os preços das casas em Viana do Castelo registaram uma subida expressiva nos últimos 12 meses. Segundo o índice do portal imobiliário Idealista, em janeiro de 2026 o valor mediano por metro quadrado atingiu 2.233 euros, refletindo um aumento de 16,8% face a janeiro de 2025.
O distrito de Viana do Castelo está a promover uma campanha de recolha de bens para apoiar as vítimas afetadas pela tempestade Kristin, que causou vários estragos na região de Leiria. A iniciativa é promovida pelo OLYMPICS4ALL – Desporto/Solidariedade, com o apoio da Câmara Municipal de Viana do Castelo e da Federação Distrital de Bombeiros de Viana do Castelo.
Paredes de Coura prepara-se para um fevereiro recheado de cultura, tradições e programação para todos os públicos. O mês começa com o já tradicional Entrudo Sopeiro, mas traz também propostas de teatro, dança, cinema e atividades para famílias e bebés.
A Câmara Municipal de Viana do Castelo realiza, esta terça-feira 3 de fevereiro, mais uma reunião ordinária do executivo, com uma ordem de trabalhos composta por 21 pontos que abrangem áreas como gestão financeira, apoios sociais e associativos, mobilidade, saúde e desenvolvimento local.
O Festival Viana Jazz foi distinguido como um dos 10 finalistas da 10.ª edição dos Iberian Festival Awards, um prestigiado certame que reconhece os melhores festivais de música da Península Ibérica.
Valença celebra, uma vez mais, o mês do amor com a iniciativa “Valença – Onde o Amor Acontece”, um concurso de fotografia que convida os casais a registar momentos especiais nos cenários mais emblemáticos do concelho.
A Região Escutista de Viana do Castelo mobilizou uma equipa de dirigentes para apoiar as populações afetadas pela passagem da depressão Kristin, que provocou elevados prejuízos em várias zonas do país, sobretudo no centro de Portugal.