Logo
Internacional

Primeiro eclipse total da Lua de 2025 será na sexta-feira e é visível em Portugal

13 Março, 2025 | 18:48
Partilhar
Viana TV
1 min. leitura

O ano de 2025 terá dois eclipses totais da Lua e dois parciais do Sol, com o primeiro da Lua a ocorrer na sexta-feira e que será visível em Portugal, segundo dados astronómicos.

De acordo com Rui Agostinho, astrónomo e professor jubilado da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, haverá este ano um segundo eclipse total da Lua em 7 de setembro, mas apenas será visível na sua plenitude no Algarve, e parcialmente nas regiões da Madeira, Lisboa e Porto.

O mês de março volta a ter um eclipse, mas desta vez parcial do Sol, no dia 29, que será visível em Portugal.

Em setembro, no dia 21, haverá um novo eclipse parcial do Sol, mas não será visível em Portugal.

Por definição, um eclipse total da Lua acontece quando a Lua, em fase cheia, é totalmente ocultada pela sombra da Terra.

O fenómeno será visível na sexta-feira nas regiões do Pacífico, Américas, oeste da Europa e oeste de África e em 7 de setembro na Europa, África, Ásia e Austrália.

Um eclipse parcial do Sol ocorre quando a Lua se interpõe entre a Terra e o Sol ocultando em parte a luz da estrela.

Este fenómeno será visível em 29 de março na Europa, no noroeste de África e no norte da Rússia e em 21 de setembro no sul do Pacífico, na Nova Zelândia e na Antártida.

Os eclipses são visíveis a olho nu ou com equipamentos de observação, desde que as condições do céu o permitam.

Programas de Autor

Episódios Recentes Ver Mais

Notícias

Regional 12 Fevereiro, 2026

Serra d’Arga passa a ser Zona de Especial Conservação a partir de hoje

A Serra d’Arga, no Alto Minho, passa a beneficiar, a partir de hoje, de um regime jurídico de proteção ambiental como Zona de Especial Conservação (ZEC), após a conclusão do processo de classificação iniciado em 2017. A medida está publicada no Diário da República através do decreto-lei 36/2026.

Regional 12 Fevereiro, 2026

Deputados do PS alertam para risco de queda de árvores em Lanhelas e exigem ação urgente da APA

Deputados do Partido Socialista alertam para o risco iminente de queda de árvores na freguesia de Lanhelas, concelho de Caminha, e exigem uma intervenção imediata da Agência Portuguesa do Ambiente (APA).

Internacional 12 Fevereiro, 2026

Viana do Castelo aposta no mercado ibérico na NAVARTUR

Viana do Castelo vai marcar presença na 20ª edição da NAVARTUR – Feira Internacional de Turismo de Navarra, que decorre de 20 a 22 de fevereiro, em Espanha. A participação da cidade reforça a aposta estratégica no mercado ibérico, considerado de elevado potencial económico e com forte interesse por experiências culturais e gastronómicas.

Nacional 12 Fevereiro, 2026

Atelier de Viana do Castelo apoia recuperação do património religioso danificado pelo mau tempo

Igrejas e santuários em várias regiões de Portugal estão a sofrer danos significativos após a depressão Kristin, e o Atelier Samthiago, de Viana do Castelo, juntou-se às iniciativas de apoio à recuperação do património religioso.

Nacional 12 Fevereiro, 2026

Deslizamentos em Ponte da Barca deixam 23 desalojados sem previsão de regresso

Vinte e três pessoas retiradas preventivamente das suas casas na terça-feira, em Ponte da Barca, devido a deslizamentos de terras, continuam sem previsão de regresso às habitações.

Regional 12 Fevereiro, 2026

Cerveira corta trânsito na frente ribeirinha por risco de cheia do rio Minho

A Câmara Municipal de Vila Nova de Cerveira cortou o trânsito na Avenida dos Pescadores, entre a entrada para a piscina municipal e o cais do rio Minho, devido ao risco de cheia do rio Minho.

Nacional 12 Fevereiro, 2026

Tempestades provocam mortes e inundações no centro de Portugal

O centro de Portugal continua a sofrer com as consequências das tempestades que atingem o país há 15 dias, deixando 15 mortos, dezenas de feridos e milhares de pessoas deslocadas.