O ano de 2025 terá dois eclipses totais da Lua e dois parciais do Sol, com o primeiro da Lua a ocorrer na sexta-feira e que será visível em Portugal, segundo dados astronómicos.
De acordo com Rui Agostinho, astrónomo e professor jubilado da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, haverá este ano um segundo eclipse total da Lua em 7 de setembro, mas apenas será visível na sua plenitude no Algarve, e parcialmente nas regiões da Madeira, Lisboa e Porto.
O mês de março volta a ter um eclipse, mas desta vez parcial do Sol, no dia 29, que será visível em Portugal.
Em setembro, no dia 21, haverá um novo eclipse parcial do Sol, mas não será visível em Portugal.
Por definição, um eclipse total da Lua acontece quando a Lua, em fase cheia, é totalmente ocultada pela sombra da Terra.
O fenómeno será visível na sexta-feira nas regiões do Pacífico, Américas, oeste da Europa e oeste de África e em 7 de setembro na Europa, África, Ásia e Austrália.
Um eclipse parcial do Sol ocorre quando a Lua se interpõe entre a Terra e o Sol ocultando em parte a luz da estrela.
Este fenómeno será visível em 29 de março na Europa, no noroeste de África e no norte da Rússia e em 21 de setembro no sul do Pacífico, na Nova Zelândia e na Antártida.
Os eclipses são visíveis a olho nu ou com equipamentos de observação, desde que as condições do céu o permitam.
As buscas pelos três pescadores de nacionalidade indonésia desaparecidos no mar, após o naufrágio de uma embarcação de pesca local ao largo de Caminha, foram suspensas ao final da tarde deste domingo e serão retomadas na manhã de segunda-feira, informou a Autoridade Marítima Nacional (AMN).
A 13.ª jornada da 1.ª Divisão Distrital da Associação de Futebol de Viana do Castelo veio relançar a luta pelo primeiro lugar. O SC Valenciano, apesar de manter a liderança da classificação, viu a margem reduzir-se para o mínimo após a derrota em casa frente ao UD Lanheses, por 3-1.
A 13.ª jornada da 2.ª Divisão Distrital da Associação de Futebol de Viana do Castelo, disputada este domingo, ficou marcada por goleadas expressivas e pela consolidação da luta pelos primeiros lugares da tabela.
O SC Vianense não foi além de um empate a uma bola frente ao Desportivo de Monção, em jogo realizado este domingo no Estádio Dr. José de Matos, em Viana do Castelo, a contar para a 12.ª jornada da Série A do Campeonato de Portugal.
Na passada sexta-feira, dia 12 de dezembro de 2025, a União de Freguesias de S. Salvador, Vila Fonche e Parada, em Arcos de Valdevez, celebrou a inauguração da iluminação de Natal no Penedo do Castelo, num evento que marcou o início da época festiva na região.
O antigo presidente da Câmara de Viana do Castelo, Defensor Moura, vai lançar o seu mais recente livro, “Caramuru – Diogo Álvares, de Viana!”, numa sessão marcada para quarta-feira, 17 de dezembro, às 17h30, na Biblioteca Municipal.
Viana do Castelo voltou a projetar a sua tradição além-fronteiras com a estreia do vídeo-intro de “Lusa: Ato II”, o novo capítulo do projeto musical de Bárbara Bandeira, divulgado esta semana no YouTube. A produção colocou vários grupos folclóricos do concelho em evidência, reforçando o papel do património cultural vianense no panorama artístico nacional.