Logo
Cultura

Primeiro circuito de arte pública trouxe “lufada de cultura e de arte” a Valença

27 Setembro, 2023 | 11:33
Partilhar
Isabel Marques
1 min. leitura

A partir de agora, a memória coletiva de Valença ganhou forma e dimensão com os três novos murais que nasceram do primeiro circuito de arte pública. Uma iniciativa do Munícipio e da FomE. As intervenções artísticas pretendem perpetuar a memória e prestar homenagem às mulheres e homens que marcaram a identidade valenciana.

Durante a inauguração dos murais, José Manuel Carpinteira, presidente da Câmara Municipal de Valença, salientou que a cidade “precisava desta lufada de cultura e de arte” e garantiu que este circuito de arte é o início de um grande trabalho.

As instalações foram executadas em três espaços que careciam de intervenção. Neste caso, junto à Piscina Municipal, no Centro de Interpretação da Ecopista do Rio Minho e no WC do Campo da Feira.

No Centro de Interpretação da Ecopista do rio Minho, na Ponte Seca, a trapicheira apresenta-se como a figura central, num edifício que marcava o cruzamento das linhas do caminho de ferro Valença / Tui e Valença / Monção. A obra realista é da responsabilidade da artista Daniela Guerreiro.

Nenhuma descrição de foto disponível.

No muro da Piscina Municipal, as cores rasgam horizontes e falam à juventude, tendo por mote “Hoje atribuímos cor a quem viveu na sombra”. O trabalho é de Rita Ravasco e marca-se por uma explosão de cor que dá vida às personagens, vivências e memórias do lugar, desde as escolas, ao trapiche, à antiga fábrica do Chocolate e da torrefação de café.

Pode ser uma imagem de texto que diz "HOjE ATRIBUÍ ÍMOS COR A QUEH VOVEV NA SOMBRA"

O edifício central do Recinto do Campo da Feira ganhou dimensão e novos rasgos de forma proporcionados pelas linhas de cor negra e douradas. O trabalho é do artista Nuno Alecrim e pretende ser um “manifesto” pelas questões ambientais e um alerta sobre os erros que temos vindo a cometer como humanidade.

Pode ser uma imagem de texto

A coordenação deste primeiro Circuito de Arte Pública Urbana de Valença esteve a cargo do artista valenciano João Fortuna.

A Blisq Creative é uma agência de comunicação, especialista em planeamento estratégico, marketing digital, design e web. Orientamo-nos pela estratégia e pela criatividade

Programas de Autor

Episódios Recentes Ver Mais

Notícias

Regional 14 Junho, 2024

Projeto para demolir habitações em risco na costa de Esposende concluído até dezembro

O projeto de execução para demolição das construções em risco em Cedovém, em Esposende, cuja conclusão esteve prevista para final de 2023, vai avançar, após aval do novo Governo, prevendo-se a sua conclusão até dezembro, foi hoje revelado.

Regional 14 Junho, 2024

APA defende interesse público de linha de Alta Tensão contestada por autarcas do Alto Minho

A Agência Portuguesa do Ambiente (APA) revelou que invocou em tribunal o interesse público para impedir o adiamento do licenciamento e avanço da linha de alta tensão Ponte de Lima-Fontefria (Galiza), contestada por autarcas do Alto Minho.

Desporto 13 Junho, 2024

Pinto da Costa esteve a ver o hóquei ao lado do mecânico da Juventude Viana

Pinto da Costa, ex-presidente do FC Porto, esteve no Dragão Arena a assistir ao confronto contra o Sporting, para as meias-finais do Campeonato Placard de hóquei em patins. O histórico presidente dos dragões esteve sentado ao lado do mecânico e técnico de equipamentos da Juventude Viana.

Regional 13 Junho, 2024

Homem de 47 anos colhido mortalmente por comboio em Barcelos

Um homem de 47 anos foi hoje colhido mortalmente por um comboio junto a um viaduto na freguesia de Carreira, Barcelos.

Regional 13 Junho, 2024

Viana do Castelo aprova mais de 513 mil euros para apoio à atividade desportiva regular

A Câmara Municipal de Viana do Castelo aprovou, esta terça-feira, em reunião ordinária de executivo, duas propostas para apoio à atividade desportiva regular que ascendem a um valor global de 513.320 euros para os clubes e associações desportivas do concelho.

Nacional 13 Junho, 2024

Governo vai auditar conselhos de administração dos hospitais

O Governo vai criar uma comissão para auditar os conselhos de administração dos hospitais, anunciou a ministra da Saúde, que considerou esta medida importante para aumentar a eficiência do Serviço Nacional de Saúde.

Regional 13 Junho, 2024

“Rainha das Vindimas” de Ponte da Barca é eleita este domingo

É já no domingo, 16 de junho, às 21h30, no exterior da Casa da Cultura de Ponte da Barca, que se realiza mais uma edição da gala de eleição da "Rainha das Vindimas". Organizado pela Associação de Municípios Portugueses do Vinho (AMPV) este evento visa selecionar a representante do concelho, para a final do prestigiado concurso "Rainha das Vindimas de Portugal".