Logo
Cultura

Primeiro circuito de arte pública trouxe “lufada de cultura e de arte” a Valença

27 Setembro, 2023 | 11:33
Partilhar
Isabel Marques
1 min. leitura

A partir de agora, a memória coletiva de Valença ganhou forma e dimensão com os três novos murais que nasceram do primeiro circuito de arte pública. Uma iniciativa do Munícipio e da FomE. As intervenções artísticas pretendem perpetuar a memória e prestar homenagem às mulheres e homens que marcaram a identidade valenciana.

Durante a inauguração dos murais, José Manuel Carpinteira, presidente da Câmara Municipal de Valença, salientou que a cidade “precisava desta lufada de cultura e de arte” e garantiu que este circuito de arte é o início de um grande trabalho.

As instalações foram executadas em três espaços que careciam de intervenção. Neste caso, junto à Piscina Municipal, no Centro de Interpretação da Ecopista do Rio Minho e no WC do Campo da Feira.

No Centro de Interpretação da Ecopista do rio Minho, na Ponte Seca, a trapicheira apresenta-se como a figura central, num edifício que marcava o cruzamento das linhas do caminho de ferro Valença / Tui e Valença / Monção. A obra realista é da responsabilidade da artista Daniela Guerreiro.

Nenhuma descrição de foto disponível.

No muro da Piscina Municipal, as cores rasgam horizontes e falam à juventude, tendo por mote “Hoje atribuímos cor a quem viveu na sombra”. O trabalho é de Rita Ravasco e marca-se por uma explosão de cor que dá vida às personagens, vivências e memórias do lugar, desde as escolas, ao trapiche, à antiga fábrica do Chocolate e da torrefação de café.

Pode ser uma imagem de texto que diz "HOjE ATRIBUÍ ÍMOS COR A QUEH VOVEV NA SOMBRA"

O edifício central do Recinto do Campo da Feira ganhou dimensão e novos rasgos de forma proporcionados pelas linhas de cor negra e douradas. O trabalho é do artista Nuno Alecrim e pretende ser um “manifesto” pelas questões ambientais e um alerta sobre os erros que temos vindo a cometer como humanidade.

Pode ser uma imagem de texto

A coordenação deste primeiro Circuito de Arte Pública Urbana de Valença esteve a cargo do artista valenciano João Fortuna.

A Blisq Creative é uma agência de comunicação, especialista em planeamento estratégico, marketing digital, design e web. Orientamo-nos pela estratégia e pela criatividade

Programas de Autor

Episódios Recentes Ver Mais

Notícias

Regional 2 Março, 2024

Eleições: Viana TV transmite último debate com candidatos pelo circulo eleitoral de Viana do Castelo

Os cabeça de lista dos partidos com representação parlamentar, candidatos às Eleições Legislativas do próximo dia 10 de março, pelo circulo eleitoral de Viana do Castelo, fazem esta segunda-feira um último debate.

Desporto 2 Março, 2024

Voleibol Clube de Viana perdeu em casa com o Vitória SC

Em jogo da 11ª jornada da fase final do campeonato nacional da 1ª divisão de Voleibol, realizado, este sábado à tarde, a equipa sénior masculina do Voleibol Clube Viana perdeu (2-3) no Pavilhão de Santa Maria Maior com o Vitória SC, com parciais de 25-22, 25-18, 17-25, 22-25 e 13-15.

Regional 2 Março, 2024

Viana do Castelo sob aviso laranja devido à previsão de agitação marítima

Sete distritos do continente, incluindo Viana do Castelo, vão estar este sábado sob aviso laranja devido à previsão de agitação marítima, prevendo-se ondas de noroeste com 5 a 6 metros, segundo o IPMA.

Regional 2 Março, 2024

“Concertos nas Freguesias” voltam à Igreja de Santa Maria da Silva Valença

O ciclo 'Concertos nas Freguesias' regressa a Valença, este sábado, 2 de março, mais precisamente à Igreja Paroquial de Santa Maria da Silva, às 21h30, com um espetáculo de Manuel Araújo ao piano, acompanhado, como sempre, pelo Maestro Victorino d'Almeida e Miguel Leite.

Desporto 2 Março, 2024

Canal 11 transmite jogo do Santa Luzia em Fafe

A Liga Feminina Placard regressa este sábado, com seis jogos imperdíveis agendados para o final da tarde, e a contarem para a jornada 20.

Desporto 2 Março, 2024

Juventude Viana recebe hoje Académica de Espinho

A Juventude Viana recebe, este sábado às 21h00, no Pavilhão José Natário a Associação Académica de Espinho, em jogo referente à 17ª jornada do campeonato nacional de 2ª divisão de hóquei em patins.

Nacional 2 Março, 2024

Eleições: Mais de 200 mil inscritos para voto antecipado em mobilidade

Mais de 200 mil eleitores inscreveram-se para votar antecipadamente em mobilidade no domingo, uma semana antes das eleições legislativas, anunciou o Ministério da Administração Interna (MAI).