Logo
Regional

Primeiro balcão móvel SNS24 a funcionar na próxima semana em Viana do Castelo

2 Maio, 2023 | 16:53
Partilhar
Viana TV
1 min. leitura

O primeiro balcão móvel do SNS24 vai começar a funcionar na próxima semana em Viana do Castelo, numa unidade de saúde criada em 2020 para prestar de cuidados de saúde de proximidade, sobretudo aos idosos, foi hoje anunciado.

Em causa está a proposta hoje aprovada, por unanimidade, em reunião ordinária da Câmara da capital do Alto Minho, para a instalação, na Unidade Móvel de Saúde (UMS), viatura que se desloca às freguesias de segunda a sexta-feira para prestar cuidados médicos, de um balcão “itinerante” do Serviço Nacional de Saúde (SNS) 24.

Segundo a proposta hoje apresentada pelo vereador da Câmara Municipal com a pasta da Promoção da Saúde, Ricardo Rego, o primeiro balcão móvel do país daquele serviço resulta de uma parceria com a direção executiva do SNS, os Serviços Partilhados do Ministério da Saúde (SPMS), a Administração Regional de Saúde do Norte (ARS-N) e a Unidade Local de Saúde do Alto Minho (ULSAM).

“O objetivo é complementar o serviço já prestado pela UMS, facilitando com este balcão itinerante o acesso dos utentes a esta plataforma. Será um acesso mediado por profissionais de saúde. Assim, os utentes da unidade móvel podem, com a ajuda de profissionais, ter acesso ao balcão SNS24″, explicou.

Ricardo Rego adiantou que este “é um passo para a inclusão digital da população na área da saúde”, facilitando “o acesso dos cidadãos aos vários serviços digitais do SNS, de forma rápida, mais próxima e segura”.

A UMS foi criada em dezembro de 2020, numa parceria entre a Câmara e o Centro Humanitário do Alto Minho – Cruz Vermelha Portuguesa, no âmbito do programa Saúde Mais Próxima, e representa um investimento anual de cerca de 50 mil euros. “A inclusão do balcão móvel SNS 24 apenas implicou o apetrechamento informático da viatura e a formação dos profissionais que já faziam parte da UMS”, especificou.

De acordo com dados revelados pela autarquia relativos a fevereiro, a UMS efetuou “5.057 atendimentos aos 1.268 munícipes inscritos em 24 freguesias do concelho”.

A UMS “é assegurada por um assistente operacional e um enfermeiro, mas a equipa do Centro Humanitário do Alto Minho – Cruz Vermelha Portuguesa, “é constituída por uma coordenadora e uma equipa de enfermeiros e motoristas que se revezam de acordo com o cronograma”.

A Blisq Creative é uma agência de comunicação, especialista em planeamento estratégico, marketing digital, design e web. Orientamo-nos pela estratégia e pela criatividade

Programas de Autor

Episódios Recentes Ver Mais

Notícias

Regional 17 Maio, 2024

APPACDM de Viana do Castelo vence IV Jornadas Inclusivas de Paredes

A Associação Portuguesa de Pais e Amigos do Cidadão Deficiente Mental (APPACDM) de Viana do Castelo conquistou a primeira classificação nas IV Jornadas Inclusivas – Paredes, no Porto.

Regional 17 Maio, 2024

Ponte de Lima organiza segundo simpósio internacional de gastronomia em julho

A Câmara de Ponte de Lima e o Instituto Politécnico de Viana do Castelo (IPVC) organizam o segundo simpósio dedicado ao património gastronómico do Alto Minho, a 04 e 05 de julho, no Palacete Villa Moraes.

Regional 17 Maio, 2024

Município de Viana do Castelo constitui Conselho Municipal de Baldios

A Câmara de Viana do Castelo instalou o Conselho Municipal de Baldios de Viana do Castelo, órgão de natureza consultivo constituído por representantes das 13 unidades de baldios do concelho.

Regional 17 Maio, 2024

Carlos Plácido vai pedalar cerca de 500 quilómetros até Lisboa

Um transplante pulmonar permitiu a Carlos Plácido, de Santa Marta de Portuzelo, em Viana do Castelo, voltar a andar de bicicleta. Agora, em forma de agradecimento e encorajamento de outros doentes em lista de espera, quer realizar um sonho: ir à consulta no hospital de Santa Marta, em Lisboa, a pedalar.

Regional 17 Maio, 2024

Navio NRP Rio Minho aberto a visitas no fim de semana

O navio NRP Rio Minho, em missão naquele troço internacional de água, está atracado no cais do Parque de Lazer do Castelinho, em Vila Nova de Cerveira, de portas abertas a visitantes durante o fim de semana.

Regional 17 Maio, 2024

Mais habitações da freguesia de Mujães com ligação à rede de saneamento

A estação elevatória de águas residuais de Agra da Aldeia, freguesia de Mujães, em Viana do Castelo, entrou em funcionamento, permitindo a ligação ao saneamento da rede pública de 55 fogos, servindo 111 habitantes.

Regional 17 Maio, 2024

Insufláveis, torneio de futebol ou “Festa do Sável” abrilhantam o Dia Mundial da Criança em Lanhelas

A freguesia de Lanhelas, no Município de Caminha, vai assinalar o Dia Mundial da Criança, 1 de junho, com várias atividades, para miúdos e graúdos, no Estádio Ilídio Couto, no Cruzeiro da Independência e nos Jardins de São Gregório.