A primeira piroga monóxila encontrada no rio Lima, classificada como Tesouro Nacional, vai estar em exposição no Museu Municipal de Caminha a partir desta sexta-feira, anunciou hoje a autarquia.
A embarcação, designada Lima 1, foi construída a partir de um único tronco de árvore e data de um período compreendido entre a segunda metade do século X e a primeira metade do século XI. A peça integra agora a exposição permanente “Da Pré-História à Romanização”, dedicada à história e ao património arqueológico da região.
Segundo o município, a recuperação e cedência da piroga resultam de um contrato estabelecido em 2024 com o Património Cultural, Instituto Público, que permitiu trazer o exemplar para Caminha por um período de cinco anos, renovável.
A piroga Lima 1 foi descoberta a 2 de março de 1985, no leito do rio Lima, em Viana do Castelo, tendo permanecido durante anos num armazém da capitania local. O exemplar foi mais tarde adquirido por Raúl de Sousa, funcionário da Câmara de Caminha e um dos organizadores do Museu Municipal, o que permitiu preservar a embarcação.
Ao todo, foram identificadas sete pirogas no rio Lima, seis das quais recolhidas entre 1985 e 2008, e a última descoberta em 2023. O conjunto foi classificado como Conjunto de Interesse Nacional (CIN) e elevado à categoria de Tesouro Nacional por decreto publicado em junho de 2021.
De acordo com o documento de classificação, este conjunto de embarcações “não possui paralelo na Península Ibérica”, sendo um “testemunho notável da navegação praticada no rio Lima desde a Idade do Ferro até à Baixa Idade Média”, conforme indicam as datações por radiocarbono.
As pirogas monóxilas, escavadas a partir de um único tronco, são conhecidas na Europa desde o Neolítico. No caso do rio Lima, as duas embarcações mais antigas datam dos séculos IV e III antes de Cristo, revelando a longa tradição de navegação fluvial na região.
A Escola Superior de Educação do Politécnico de Viana do Castelo (ESE-IPVC) dá início no próximo dia 29 de outubro ao ciclo de conferências “Envelhecimento, Prescrição Social & Saúde Social”, que se prolonga até junho de 2026.
A primeira piroga monóxila encontrada no rio Lima, classificada como Tesouro Nacional, vai estar em exposição no Museu Municipal de Caminha a partir desta sexta-feira, anunciou hoje a autarquia.
A Associação de Dadores de Sangue da Meadela, em Viana do Castelo, está a celebrar o seu 29.º aniversário com um programa repleto de momentos de homenagem, convívio e sensibilização para a dádiva de sangue. As comemorações, que se prolongam ao longo de vários dias, sublinham quase três décadas de trabalho voluntário em prol da comunidade e da solidariedade humana.
Arcos de Valdevez prepara-se para receber mais uma edição do ciclo gastronómico “Arcos à Mesa”, que se realiza no fim de semana, de 25 e 26 de outubro. Durante o evento, os restaurantes aderentes abrirão as portas para oferecer aos visitantes uma experiência gastronómica centrada na tradição local.
A cerimónia de tomada de posse do novo executivo municipal de Viana do Castelo está marcada para esta sexta-feira, no Teatro Sá de Miranda. Este evento marcará oficialmente o início de mais um mandato autárquico para Luís Nobre, reeleito Presidente da autarquia vianense nas eleições de 12 de outubro.
Viana do Castelo vai assinalar o Dia Mundial das Aves Migratórias 2025 com uma manhã dedicada à observação e valorização destas espécies, no Parque Ecológico Urbano, no próximo dia 25 de outubro.
Viana do Castelo vai viver um Halloween diferente nos dias 30 e 31 de outubro, com o “Halloween EscapeGame Carreço”, organizado pela XcapeGames, na SIRC, em Carreço. O evento propõe experiências imersivas de escape game, combinando som, luzes e decoração temática para criar um ambiente de terror e diversão familiar.