Carla Barreto, natural de Outeiro, Viana do Castelo, foi eleita 'Mayor' de Thetford, localidade no este de Inglaterra próxima de Cambridge, e será a primeira mulher portuguesa a assumir o cargo no Reino Unido quando tomar posse em maio.
A vereadora [councillor] foi eleita pelos colegas na terça-feira e o resultado era esperado, já que a portuguesa é das autarcas com mais experiência e desempenhava desde o ano passado a função de vice-Mayor.
“Mas não havia garantias, pois podiam mudar de ideias. Eu sou independente e não pertenço ao partido que tem a maioria dos ‘councillors'”, o Partido Trabalhista, disse hoje à agência Lusa.
A tomada de posse será em 14 de maio.
Carla Barreto “está muito orgulhosa de ter chegado a este patamar”, mas reconhece sentir “um bocadinho de ansiedade, pois tem “a ‘obrigação’ de deixar uma boa imagem e criar um legado para outros que possam vir depois”.
“Durante o meu mandato vou trabalhar bastante na aproximação e harmonia entre as comunidades migrantes e os locais, desenvolver ainda mais o meu papel consultivo e de promoção da participação cívica dos portugueses e das minorias (especialmente mulheres jovens) nas instituições onde estão inseridas, de modo a terem mais visibilidade e poder devido nas decisões que os afetam no dia a dia”, afirmou à Lusa.
Nas autarquias inglesas de menor dimensão [council], o ‘Mayor’ tem a responsabilidade essencialmente cerimonial, de representação em eventos, mas sem poder executivo.
A residir no Reino Unido desde 2006, Barreto, de 46 anos, foi eleita como candidata independente pela primeira vez em 2019 e reeleita em 2023, por um voto apenas.
Natural de Outeiro, Viana do Castelo, viveu no Canadá antes de se instalar em Thetford, onde está envolvida em vários projetos de caráter cívico e comunitário.
Além de ser a primeira mulher portuguesa a assumir este cargo no Reino Unido, também será a primeira não-britânica a desempenhar o papel de ‘Mayor’ de Thetford.
Thetford é uma vila rural com perto de 25.000 habitantes, entre os quais vários milhares de portugueses. Em 2016, zona votou pela saída do Reino Unido da União Europeia (UE), processo conhecido por ‘Brexit’.
A localidade é conhecida por ter elegido o primeiro ‘Mayor’ negro no Reino Unido, Allan Minns, em 1904.
O primeiro ‘Mayor’ português no Reino Unido foi Diogo Rodrigues, em Bridgwater, sudoeste de Inglaterra, em 2018.
Carlos Castro assumiu o mesmo cargo poucos meses mais tarde em Crawley, a sul de Londres.

O fim de semana ficou marcado pela realização de jogos em atraso nas competições distritais da AFVC, com partidas referentes à Primeira e à Segunda Divisão, importantes para a regularização do calendário competitivo.
O SC Vianense recebeu este domingo o Brito SC, quinto classificado da série A do Campeonato de Portugal, e conquistou uma vitória importante por 2-0 no Estádio Dr. José de Matos, em Viana do Castelo.
O SC Vianense mede forças, este domingo, com o Brito SC, em encontro da 18.ª jornada da Série A do Campeonato de Portugal. A partida está agendada para as 15h00, no Estádio Dr. José de Matos, em Viana do Castelo.
Foi, este sábado, inaugurada a nova instalação de rede paralela de drenagem ao longo da Estrada Nacional 308, em Vila de Punhe, numa cerimónia que contou com a presença do Presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, Luís Nobre, do Presidente Executivo da Águas do Alto Minho (ADAM), Fernando Vasconcelos, e do Presidente da Junta de Freguesia de Vila de Punhe, Bruno Guimarães.
A Juventude Viana garantiu presença nos quartos-de-final da Taça de Portugal de hóquei em patins e vai agora defrontar o CD Póvoa, formação da 1.ª Divisão que ocupa atualmente o último lugar da tabela com apenas 4 pontos. Quem vencer este duelo segue diretamente para a tão ambicionada Final Four da competição, que se vai realizar em Tomar.
O Santa Luzia FC venceu (0-1) a Novasemente, em partida da 16.ª jornada da Liga Feminina Placard de Futsal disputada em Espinho, reforçando a posição entre os primeiros classificados.
Valença recebeu na sexta-feira, 13 de fevereiro, o Corso Carnavalesco Infantil, que encheu de cor, música e fantasia o Pavilhão Municipal. A iniciativa reuniu mais de 1100 crianças de diversos jardins de infância e escolas básicas, numa celebração do Carnaval junto da comunidade educativa e das famílias.