Carla Barreto, natural de Outeiro, Viana do Castelo, foi eleita 'Mayor' de Thetford, localidade no este de Inglaterra próxima de Cambridge, e será a primeira mulher portuguesa a assumir o cargo no Reino Unido quando tomar posse em maio.
A vereadora [councillor] foi eleita pelos colegas na terça-feira e o resultado era esperado, já que a portuguesa é das autarcas com mais experiência e desempenhava desde o ano passado a função de vice-Mayor.
“Mas não havia garantias, pois podiam mudar de ideias. Eu sou independente e não pertenço ao partido que tem a maioria dos ‘councillors'”, o Partido Trabalhista, disse hoje à agência Lusa.
A tomada de posse será em 14 de maio.
Carla Barreto “está muito orgulhosa de ter chegado a este patamar”, mas reconhece sentir “um bocadinho de ansiedade, pois tem “a ‘obrigação’ de deixar uma boa imagem e criar um legado para outros que possam vir depois”.
“Durante o meu mandato vou trabalhar bastante na aproximação e harmonia entre as comunidades migrantes e os locais, desenvolver ainda mais o meu papel consultivo e de promoção da participação cívica dos portugueses e das minorias (especialmente mulheres jovens) nas instituições onde estão inseridas, de modo a terem mais visibilidade e poder devido nas decisões que os afetam no dia a dia”, afirmou à Lusa.
Nas autarquias inglesas de menor dimensão [council], o ‘Mayor’ tem a responsabilidade essencialmente cerimonial, de representação em eventos, mas sem poder executivo.
A residir no Reino Unido desde 2006, Barreto, de 46 anos, foi eleita como candidata independente pela primeira vez em 2019 e reeleita em 2023, por um voto apenas.
Natural de Outeiro, Viana do Castelo, viveu no Canadá antes de se instalar em Thetford, onde está envolvida em vários projetos de caráter cívico e comunitário.
Além de ser a primeira mulher portuguesa a assumir este cargo no Reino Unido, também será a primeira não-britânica a desempenhar o papel de ‘Mayor’ de Thetford.
Thetford é uma vila rural com perto de 25.000 habitantes, entre os quais vários milhares de portugueses. Em 2016, zona votou pela saída do Reino Unido da União Europeia (UE), processo conhecido por ‘Brexit’.
A localidade é conhecida por ter elegido o primeiro ‘Mayor’ negro no Reino Unido, Allan Minns, em 1904.
O primeiro ‘Mayor’ português no Reino Unido foi Diogo Rodrigues, em Bridgwater, sudoeste de Inglaterra, em 2018.
Carlos Castro assumiu o mesmo cargo poucos meses mais tarde em Crawley, a sul de Londres.

A primeira referência à árvore de natal como conhecemos hoje, data do século XVI. Nesta altura, na Alemanha, todas as famílias decoravam pinheiros com papeis coloridos, frutas secas e doces.
Viana do Castelo volta a encher-se de animação neste Natal com a realização do tradicional evento “Viana, Moscatel e Banana”, cuja primeira edição acontece já quarta-feira, 24 de dezembro, no centro histórico da cidade.
Acuse-se quem nunca entregou uma prenda com um postal de natal agregado? Pois bem, a probabilidade é de que se tenha acusado. Mas sabe de onde é que veio esta, que é uma das maiores tradições de natal de sempre?
A canábis continua a ser a droga ilícita mais consumida em Portugal, segundo dados de 2024 divulgados pelo Instituto para os Consumos Aditivos e as Dependências (ICAD), no âmbito do Inquérito Online Europeu Sobre Drogas.
O SWR Barroselas Metalfest, festival de metal extremo que decorre anualmente em Barroselas, anunciou o cartaz completo da edição de 2026.
A Câmara Municipal de Valença aprovou o orçamento de 2026, fixado em 39,8 milhões de euros, acima dos 33,5 milhões deste ano.
O Bloco de Esquerda alerta para problemas estruturais graves nos hospitais do Alto Minho, com infiltrações de água e quedas de placas de teto a colocar em risco utentes e profissionais de saúde.