Carla Barreto, natural de Outeiro, Viana do Castelo, foi eleita 'Mayor' de Thetford, localidade no este de Inglaterra próxima de Cambridge, e será a primeira mulher portuguesa a assumir o cargo no Reino Unido quando tomar posse em maio.
A vereadora [councillor] foi eleita pelos colegas na terça-feira e o resultado era esperado, já que a portuguesa é das autarcas com mais experiência e desempenhava desde o ano passado a função de vice-Mayor.
“Mas não havia garantias, pois podiam mudar de ideias. Eu sou independente e não pertenço ao partido que tem a maioria dos ‘councillors'”, o Partido Trabalhista, disse hoje à agência Lusa.
A tomada de posse será em 14 de maio.
Carla Barreto “está muito orgulhosa de ter chegado a este patamar”, mas reconhece sentir “um bocadinho de ansiedade, pois tem “a ‘obrigação’ de deixar uma boa imagem e criar um legado para outros que possam vir depois”.
“Durante o meu mandato vou trabalhar bastante na aproximação e harmonia entre as comunidades migrantes e os locais, desenvolver ainda mais o meu papel consultivo e de promoção da participação cívica dos portugueses e das minorias (especialmente mulheres jovens) nas instituições onde estão inseridas, de modo a terem mais visibilidade e poder devido nas decisões que os afetam no dia a dia”, afirmou à Lusa.
Nas autarquias inglesas de menor dimensão [council], o ‘Mayor’ tem a responsabilidade essencialmente cerimonial, de representação em eventos, mas sem poder executivo.
A residir no Reino Unido desde 2006, Barreto, de 46 anos, foi eleita como candidata independente pela primeira vez em 2019 e reeleita em 2023, por um voto apenas.
Natural de Outeiro, Viana do Castelo, viveu no Canadá antes de se instalar em Thetford, onde está envolvida em vários projetos de caráter cívico e comunitário.
Além de ser a primeira mulher portuguesa a assumir este cargo no Reino Unido, também será a primeira não-britânica a desempenhar o papel de ‘Mayor’ de Thetford.
Thetford é uma vila rural com perto de 25.000 habitantes, entre os quais vários milhares de portugueses. Em 2016, zona votou pela saída do Reino Unido da União Europeia (UE), processo conhecido por ‘Brexit’.
A localidade é conhecida por ter elegido o primeiro ‘Mayor’ negro no Reino Unido, Allan Minns, em 1904.
O primeiro ‘Mayor’ português no Reino Unido foi Diogo Rodrigues, em Bridgwater, sudoeste de Inglaterra, em 2018.
Carlos Castro assumiu o mesmo cargo poucos meses mais tarde em Crawley, a sul de Londres.

A 3.ª edição dos Prémios Património Ibérico, que reconhece as boas práticas no setor do património cultural, será entregue a 5 de dezembro, no Auditório do Centro Cultural Olga Cadaval, durante a AR&PA 2025 – Bienal Ibérica de Património Cultural, em Sintra.
A Câmara Municipal de Viana do Castelo aprovou a declaração de Interesse Municipal para um novo empreendimento de agroturismo em Mujães, inserido numa exploração agrícola de larga escala.
O centro histórico de Viana do Castelo volta a encher-se de luz e animação entre 5 de dezembro e 5 de janeiro de 2026 com o arranque de “Viana Coração do Natal”, programa promovido pela Câmara Municipal, pela Associação Empresarial do Distrito de Viana do Castelo (AEDVC) e pela Vianafestas. A iniciativa pretende devolver às ruas da cidade a atmosfera festiva e dinamizar o comércio tradicional nesta quadra.
Este Natal, a história e a magia juntam-se nos carris do Vouga. A edição de Natal do Comboio Histórico do Vouga regressa entre 7 de dezembro de 2025 e 4 de janeiro de 2026, oferecendo uma experiência única para toda a família, com nove viagens programadas aos sábados e domingos.
A 11ª jornada da Primeira Divisão da AF Viana do Castelo, disputada este domingo, trouxe mudanças no topo da tabela: o SC Valenciano venceu e assumiu a liderança isolada do campeonato, num fim de semana pautado por muitos empates.
A 11.ª jornada da Segunda Divisão da AF Viana do Castelo, disputada este domingo, trouxe resultados surpreendentes e mexeu com as contas do topo da tabela. O Távora sofreu uma inesperada derrota caseira por 2-0 diante do SC Vianense B, mas mantém-se no comando com 27 pontos. Ainda assim, o desaire abriu caminho para a aproximação do Neves FC, que venceu de forma convincente o Perre por 3-1 e reduziu a diferença para apenas dois pontos, relançando a luta pela liderança.
No âmbito das comemorações do Dia Internacional para a Eliminação da Violência contra as Mulheres, foi inaugurado nos Paços do Concelho de Ponte da Barca um mural comunitário que reúne peças artísticas criadas por alunos das escolas locais e utentes de instituições do concelho.