Carla Barreto, natural de Outeiro, Viana do Castelo, foi eleita 'Mayor' de Thetford, localidade no este de Inglaterra próxima de Cambridge, e será a primeira mulher portuguesa a assumir o cargo no Reino Unido quando tomar posse em maio.
A vereadora [councillor] foi eleita pelos colegas na terça-feira e o resultado era esperado, já que a portuguesa é das autarcas com mais experiência e desempenhava desde o ano passado a função de vice-Mayor.
“Mas não havia garantias, pois podiam mudar de ideias. Eu sou independente e não pertenço ao partido que tem a maioria dos ‘councillors'”, o Partido Trabalhista, disse hoje à agência Lusa.
A tomada de posse será em 14 de maio.
Carla Barreto “está muito orgulhosa de ter chegado a este patamar”, mas reconhece sentir “um bocadinho de ansiedade, pois tem “a ‘obrigação’ de deixar uma boa imagem e criar um legado para outros que possam vir depois”.
“Durante o meu mandato vou trabalhar bastante na aproximação e harmonia entre as comunidades migrantes e os locais, desenvolver ainda mais o meu papel consultivo e de promoção da participação cívica dos portugueses e das minorias (especialmente mulheres jovens) nas instituições onde estão inseridas, de modo a terem mais visibilidade e poder devido nas decisões que os afetam no dia a dia”, afirmou à Lusa.
Nas autarquias inglesas de menor dimensão [council], o ‘Mayor’ tem a responsabilidade essencialmente cerimonial, de representação em eventos, mas sem poder executivo.
A residir no Reino Unido desde 2006, Barreto, de 46 anos, foi eleita como candidata independente pela primeira vez em 2019 e reeleita em 2023, por um voto apenas.
Natural de Outeiro, Viana do Castelo, viveu no Canadá antes de se instalar em Thetford, onde está envolvida em vários projetos de caráter cívico e comunitário.
Além de ser a primeira mulher portuguesa a assumir este cargo no Reino Unido, também será a primeira não-britânica a desempenhar o papel de ‘Mayor’ de Thetford.
Thetford é uma vila rural com perto de 25.000 habitantes, entre os quais vários milhares de portugueses. Em 2016, zona votou pela saída do Reino Unido da União Europeia (UE), processo conhecido por ‘Brexit’.
A localidade é conhecida por ter elegido o primeiro ‘Mayor’ negro no Reino Unido, Allan Minns, em 1904.
O primeiro ‘Mayor’ português no Reino Unido foi Diogo Rodrigues, em Bridgwater, sudoeste de Inglaterra, em 2018.
Carlos Castro assumiu o mesmo cargo poucos meses mais tarde em Crawley, a sul de Londres.

O presidente da Câmara de Viana do Castelo, Luís Nobre, lançou um alerta sério sobre o aumento “galopante e insustentável” dos custos de depósito de resíduos, defendendo que a situação já ultrapassa a capacidade de resposta dos municípios e exige uma intervenção urgente do Governo.
Viana do Castelo foi palco da 4ª edição do RE.VER, evento dedicado à fotografia contemporânea, realizado na Sala Experimental do Teatro Sá de Miranda. Organizado pela Oficina de Fotografia e coordenado por João Gigante da AO NORTE, o encontro reuniu fotógrafos, artistas e público em torno de debates, exposições e projeções que exploram a imagem como forma de arte e comunicação.
Valença voltou a brilhar no panorama empresarial nacional. Dez empresas do concelho foram distinguidas com o Estatuto PME Excelência 2024, um dos mais importantes reconhecimentos atribuídos ao tecido empresarial português.
Uma operação da Polícia Judiciária, conduzida pela Diretoria do Norte, resultou na detenção de sete suspeitos e na constituição de 45 arguidos, no âmbito de uma investigação sobre associação criminosa, branqueamento de capitais, fraude fiscal e falsificação de documentos.
A Câmara Municipal de Viana do Castelo entregou as primeiras 17 escrituras relativas a habitações situadas no Lugar da Costeira, em Alvarães, dando início ao processo de legalização de uma Área Urbana de Génese Ilegal (AUGI) com mais de 50 anos.
O Município de Silves distinguiu o atleta do Clube de Atletismo Olímpico Vianense (CAOV), Ussumani Djumo, na cerimónia "Estrelas do Desporto, da Serra ao Mar". A homenagem reconhece o percurso exemplar do jovem luso-guineense e a sua representação digna da Guiné-Bissau nos Campeonatos Mundiais de Atletismo em Tóquio 2025.
A Polícia Judiciária, através do Departamento de Investigação Criminal de Braga, deteve um homem de 30 anos suspeito de provocar um incêndio numa habitação na freguesia de Vila Meã, em Vila Nova de Cerveira, no contexto de violência doméstica.