A capitão-de-fragata Mónica Martins, de 46 anos, tornou-se esta sexta-feira na primeira mulher em Portugal a assumir o cargo de capitão de porto e comandante-local da Polícia Marítima, liderando a capitania da Póvoa de Varzim e Vila do Conde.
A oficial tomou posse das suas funções nestas localidades do distrito do Porto, que acolhem a maior comunidade piscatória do país, e também uma das zonas balneares mais relevantes da região Norte, reconhecendo “responsabilidade extra” por ser a primeira mulher no cargo.
“Claro que sinto um peso maior nos ombros pelo facto de ser a primeira mulher, e de, por isso, ter muita atenção em cima de mim. Mas, tentarei executar as minhas competências como os meus antecessores. Só tenho de seguir o bom exemplo deles”, disse Mónica Martins, no final da tomada de posse.
A nova comandante da capitania poveira e vila-condense garantiu que o tema da emancipação da mulher no contexto profissional “não é algo” que lhe tenha, até aqui, “merecido grande reflexão”, vendo como “natural” a sua chegada a este cargo. “Tendo integrado o primeiro curso de mulheres da Escola Naval, é natural que seja pioneira em diversas situações na Marinha. Certamente que mais mulheres, com competência, vão chegar a estes cargos”, analisou.
Mónica Martins, que em 1994 integrou o primeiro grupo de mulheres a entrar na carreira de oficial da Marinha, na Escola Naval no Alfeite, desempenhava funções de comando na Zona Marítima dos Açores, antes de ser destacada para esta nova missão, que a deixou com “particular satisfação”.
“Fiquei muito contente quando soube que tinha sido selecionada para esta capitania. Sinto o peso e também o privilégio de garantir a segurança de uma das grandes comunidades piscatórias do país. Desde o primeiro momento que visitei as cidades senti-me muito bem acolhida”, confessou a nova comandante.
Mónica Martins rende no cargo Bruno Ferreira Teles, que cumpriu a missão nos últimos três anos na Póvoa de Varzim e Vila do Conde, desejando “muitas felicidade” à sua inédita sucessora. “Que seja tão feliz como eu nestes dois territórios, de onde parto de coração cheio, cheio, com muitas amizades e dívidas de gratidão que nunca conseguirei retribuir a todos os que me ajudaram nesta missão” disse o capitão-de-mar-e-guerra.
A oficializar a rendição do cargo, esteve João Dores Aresta, diretor-geral da Autoridade Marítima e comandante-geral da Polícia Marítima, que destacou o simbolismo desta tomada de posse. “É de particular importância estarmos na tomada de posse da primeira mulher capitão de porto, pois sublinha a notória e crescente relevância do papel feminino em cargos e profissionais, que dantes estavam apenas direcionadas para homens”, disse o vice-almirante.
João Dores Aresta considerou que este é “um forte indicador das mudanças sociais, culturais e profissionais” que há muito acontecem na Marinha, e mostrou-se convicto que “outros exemplos como estes, em cargos tão ou mais relevantes” vão acontecer na Autoridade Marítima Nacional”.
A cidade de Viana do Castelo conta, durante os dias da Romaria d’Agonia, com um dispositivo especial de segurança e emergência, ativado para garantir uma resposta rápida e eficaz a qualquer situação que possa ocorrer durante o evento.
O ciclista russo Artem Nych, da equipa Anicolor-Tien21, sagrou-se este domingo bicampeão da Volta a Portugal em bicicleta, ao garantir o segundo lugar na derradeira etapa — um contrarrelógio de 16,7 quilómetros em Lisboa — e consolidar a liderança que manteve ao longo da prova.
A Romaria da Senhora da Agonia continua a marcar o ritmo do verão em Viana do Castelo, com uma programação que cruza a tradição e a modernidade. Esta segunda-feira, a programação arranca pelas 10h00 com animação nas ruas e prolonga-se até de madrugada, com o muito aguardado “Agonia, Arraial da Romaria”, que ainda vai acontecer esta noite, junto ao Forte de Santiago da Barra.
O atleta vianense Bruno Cerqueira conquistou este sábado, 16 de agosto, o título de campeão do mundo no Desafio Mundial de Capoeira, que decorreu em Fortaleza, no Brasil.
A ministra da Administração Interna, Maria Lúcia Amaral, anunciou a prorrogação da situação de alerta devido ao agravamento do risco de incêndio rural. A medida irá vigorar até às 24h00 de terça-feira, dia 19 de agosto.
A tradicional sessão de fogo de artifício no rio Lima, a Serenata da Romaria d’Agonia, em Viana do Castelo, vai acontecer na próxima quarta-feira, 20 de agosto, às 23h00, anunciou a VianaFestas este domingo.
O Santuário do Sagrado Coração de Jesus, situado no emblemático Monte de Santa Luzia, em Viana do Castelo, foi oficialmente elevado à dignidade de Basílica Menor. O anúncio foi feito este sábado por D. João Lavrador, bispo da Diocese de Viana do Castelo.