A primavera começa na quarta-feira com previsões de céu muito nublado, aguaceiros e temperaturas máximas acima dos 20 graus Celsius em Portugal continental, disse à Lusa a meteorologista Patrícia Gomes.
“As previsões para o primeiro dia de primavera [quarta-feira] são de céu muito nublado, aguaceiros em especial no interior norte e centro, possibilidade de ocorrência de trovoadas, em especial do norte e centro, e vento fraco a moderado”, adiantou a meteorologista do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).
O equinócio de primavera começa na madrugada de quarta-feira e com o seu início muda também a hora, o que acontece no dia 31 de março, adiantando-se os relógios uma hora.
De acordo com Patrícia Gomes, a primavera começa com descida das temperaturas, que ainda assim vão variar entre os 17 e os 22 graus, dependendo da região do país.
“No que diz respeito às mínimas, as noites estarão frias, com as mínimas a variar entre os 7 e os 11 graus”, disse.
A partir de quinta-feira, segundo Patrícia Gomes, as temperaturas vão subir, podendo atingir na sexta-feira temperaturas acima dos 25 graus em algumas regiões do país”, referiu.
No arquipélago da Madeira, o IPMA prevê para o primeiro dia de primavera céu geralmente muito nublado e aguaceiros, mais prováveis nas vertentes norte e nas terras altas da ilha da Madeira.
Está também previsto vento moderado, sendo por vezes forte, em especial nas terras altas, com rajadas até 80 quilómetros por hora, nos extremos leste e oeste da ilha da Madeira e em Porto Santo, com rajadas até 65 quilómetros por hora, e pequena subida da temperatura mínima.
Na Madeira as temperaturas vão oscilar entre os 15 e os 22 graus e no Porto Santo entre os 15 e os 20.
No arquipélago dos Açores, o IPMA prevê para períodos de céu muito nublado com boas abertas e vento geralmente fraco.
No grupo ocidental (Flores e Corvo) as temperaturas vão variar entre os 15 e os 19 graus, no grupo central (S. Jorge, Faial, Pico, Terceira e Graciosa) entre os 13 e os 18 e no grupo oriental (São Miguel e Santa Maria) entre os 12 e os 17.
No dia 20 de junho, a primavera dará lugar ao verão.
A Autoridade Tributária e Aduaneira (AT) alertou para a circulação de mensagens de telemóvel fraudulentas, enviadas em nome do fisco, que alegam a existência de impostos em atraso para “evitar penhora”.
A Juventude Viana venceu este sábado a Associação Académica de Espinho por 1-5, em jogo da 16.ª jornada do Campeonato Nacional da II Divisão de Hóquei em Patins, reforçando a liderança da classificação.
Uma parte do paredão de Moledo aluiu este sábado, levando a Junta da União de Freguesias de Moledo e Cristelo a interditar a área e a apelar à população para que se afaste da zona.
A deslocação do SC Vianense a São Martinho acabou por se revelar amarga este fim de semana. A equipa de Viana do Castelo não conseguiu contrariar a superioridade da AR São Martinho e saiu derrotada por 2-0, apesar de uma reação positiva na segunda parte.
A Câmara Municipal de Arcos de Valdevez ativou ontem, sábado, às 21h00, o Plano Municipal de Emergência e Proteção Civil devido ao risco elevado de cheias, inundações e instabilidade de taludes no concelho.
A Comissão Nacional de Eleições (CNE) apelou à participação dos cidadãos na segunda volta das presidenciais, marcada para este domingo, mesmo com as previsões de chuva e vento fortes. Num comunicado, a CNE sublinha que tem cooperado com todas as entidades para criar “as melhores condições” para o exercício do voto, mesmo em circunstâncias adversas.
O domingo começou mais calmo em Portugal, com uma redução do vento após dias de tempestade, mas a chuva continua a marcar presença e deverá intensificar-se ao final do dia, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).