A Festa do Alvarinho e do Fumeiro, em Melgaço, de 28 a 30 de abril, está à procura de produtos locais (presunto, salpicão, broa e mel) para premiar no primeiro dia. As inscrições devem ser entregues ou enviadas para a Câmara Municipal até hoje, dia 14 de abril.
De acordo com a autarquia, “no caso do fumeiro podem concorrer todos os produtores do concelho de Melgaço que participam na festa; no caso da broa, todos os produtores que participam na festa e ainda as empresas do concelho de Melgaço, que se dediquem à sua produção e comercialização e no caso dos concorrentes no concurso de mel podem participar todos os apicultores do concelho de Melgaço, em nome individual ou coletivo, registados em Portugal de acordo com o previsto no Decreto-Lei nº 203/2005 de 25 de novembro e ainda as empresas de Melgaço que se dediquem à comercialização de produtos apícolas, desde que detentores de estabelecimento devidamente licenciado ao abrigo do Decreto-Lei nº 1/2007 de 2 de janeiro”.
Podes consultar aqui o regulamento e a ficha de inscrição.
No final, serão premiados os três melhores produtos das quatro categorias sendo o prémio monetário mais elevado de 150 euros e o menor de 50 euros.
Para o Município de Melgaço esta é mais uma forma de “sensibilizar a população do concelho para a valorização dos recursos e produtos locais”.
O júri será composto por membros da Direção Regional Agricultura e Pescas Norte (DRAPN), Confraria Gastrónomos do Minho, Escola Superior Agrária Ponte de Lima, Turismo Porte e Norte, Associação de Apicultores Minho e Lima (APIMIL), Núcleo Tecnológico para a Sustentabilidade Agroalimentar (Projeto NUTRIR), Associação de Desenvolvimento Rural Integrado do Vale do Minho (ADRIMINHO), ADERE Peneda Gerês, Escola Biotecnologia Universidade Católica, Universidade de Trás os Montes e Alto Douro (UTAD) e jornalistas.
O espírito natalício chegou de forma inesperada ao Jardim D. Fernando, em Viana do Castelo, onde um presépio instalado num local pouco habitual tem despertado a curiosidade e o encanto de quem por ali passa.
O Município de Viana do Castelo reforçou o apoio a cidadãos em situação de carência económica através do Programa abem: Rede Solidária do Medicamento, que permite o acesso a medicamentos comparticipados essenciais ao tratamento de doenças crónicas.
A Igreja da Misericórdia de Cardielos, em Viana do Castelo, recebe este sábado, dia 13 de dezembro, às 11h30, um concerto de Natal imperdível com a Banda de Gaitas de S. Tiago de Cardielos.
O Município de Vila Nova de Cerveira quer ver a antiga área mineira de Covas integrada no Roteiro das Minas e Pontos de Interesse Mineiro e Geológico de Portugal. A intenção foi assumida pelo presidente da Câmara, Rui Teixeira, durante uma visita técnica à empreitada de recuperação ambiental que decorre no local desde agosto.
A Biblioteca Municipal de Viana do Castelo volta a abrir as portas aos mais novos com a iniciativa “Sábados com Histórias”, que acontece todos os sábados de dezembro, às 10h30 e às 15h00.
Uma intervenção programada na infraestrutura da Águas do Norte vai provocar perturbações no abastecimento de água na freguesia da Meadela, em Viana do Castelo, na próxima segunda-feira, 15 de dezembro de 2025.
A aldeia de Freixieiro de Soutelo, no concelho de Viana do Castelo, acolhe esta época natalícia uma iniciativa singular: uma escultura do Menino Jesus feita em chocolate. Esta peça única resulta da colaboração entre o estucador local Tomé Lourenço Alves e o mestre chocolateiro António Gonçalves Pereira, antigo chef da histórica Confeitaria Império, no Porto.