A Festa do Alvarinho e do Fumeiro, em Melgaço, de 28 a 30 de abril, está à procura de produtos locais (presunto, salpicão, broa e mel) para premiar no primeiro dia. As inscrições devem ser entregues ou enviadas para a Câmara Municipal até hoje, dia 14 de abril.
De acordo com a autarquia, “no caso do fumeiro podem concorrer todos os produtores do concelho de Melgaço que participam na festa; no caso da broa, todos os produtores que participam na festa e ainda as empresas do concelho de Melgaço, que se dediquem à sua produção e comercialização e no caso dos concorrentes no concurso de mel podem participar todos os apicultores do concelho de Melgaço, em nome individual ou coletivo, registados em Portugal de acordo com o previsto no Decreto-Lei nº 203/2005 de 25 de novembro e ainda as empresas de Melgaço que se dediquem à comercialização de produtos apícolas, desde que detentores de estabelecimento devidamente licenciado ao abrigo do Decreto-Lei nº 1/2007 de 2 de janeiro”.
Podes consultar aqui o regulamento e a ficha de inscrição.
No final, serão premiados os três melhores produtos das quatro categorias sendo o prémio monetário mais elevado de 150 euros e o menor de 50 euros.
Para o Município de Melgaço esta é mais uma forma de “sensibilizar a população do concelho para a valorização dos recursos e produtos locais”.
O júri será composto por membros da Direção Regional Agricultura e Pescas Norte (DRAPN), Confraria Gastrónomos do Minho, Escola Superior Agrária Ponte de Lima, Turismo Porte e Norte, Associação de Apicultores Minho e Lima (APIMIL), Núcleo Tecnológico para a Sustentabilidade Agroalimentar (Projeto NUTRIR), Associação de Desenvolvimento Rural Integrado do Vale do Minho (ADRIMINHO), ADERE Peneda Gerês, Escola Biotecnologia Universidade Católica, Universidade de Trás os Montes e Alto Douro (UTAD) e jornalistas.
Doze pessoas morreram e 453 foram detidas por condução com taxa de álcool no sangue considerada crime, nos primeiros oito dias das operações de Natal e Ano Novo realizadas pela GNR e pela PSP.
Viana do Castelo celebra mais um talento desportivo local. A velejadora Luísa Peres, natural da cidade, foi distinguida pelo Comité Olímpico de Portugal com o estatuto de Esperança Olímpica de Vela, após a sua participação no recente Campeonato do Mundo de Seniores, realizado na China.
O Largo das Neves volta a ser, este sábado, 27 de dezembro, ponto de encontro da comunidade com a realização da tradicional Fogueira de Natal. A edição deste ano contará com os DJs Marshall Hall e Pedro Pereira, prometendo uma noite de música, convívio e celebração coletiva.
O distrito de Viana do Castelo está entre os 11 distritos de Portugal continental colocados sob aviso amarelo pelo Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), devido à persistência de valores baixos da temperatura mínima. O aviso estará em vigor entre a meia-noite de 26 de dezembro e as 6 horas de 27 de dezembro, com exceção das localidades junto ao litoral, onde o impacto do frio poderá ser menos intenso.
A Escola Secundária de Monserrate, certificada como EPAS e Escola Embaixadora do Parlamento Europeu, conquistou pela quarta vez consecutiva uma viagem ao Parlamento Europeu, em Estrasburgo, fruto de um ano repleto de atividades educativas, exposições, workshops, encontros nacionais, desafios e concursos.
Ângela Pereira, jovem de 23 anos natural de Viana do Castelo, faleceu na manhã desta quinta-feira, Dia de Natal, no Instituto Português de Oncologia (IPO) do Porto. A sua história tinha comovido milhares de pessoas nos últimos dias, após um apelo urgente por apoio médico partilhado nas redes sociais.
O presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, Luís Nobre, marcou presença na tradição do “Viana Moscatel e Banana”, mais conhecido como Bananeiro, e não hesitou em servir alguns copos de moscatel aos milhares de vianenses e visitantes que encheram a Praça da República na tarde desta quarta-feira, véspera de Natal.