Logo
Regional

“Presunto, salpicão, broa e mel” vão ser premiados na Festa do Alvarinho e do Fumeiro

14 Abril, 2023 | 11:32
Partilhar
Isabel Marques
1 min. leitura

A Festa do Alvarinho e do Fumeiro, em Melgaço, de 28 a 30 de abril, está à procura de produtos locais (presunto, salpicão, broa e mel) para premiar no primeiro dia. As inscrições devem ser entregues ou enviadas para a Câmara Municipal até hoje, dia 14 de abril. 

De acordo com a autarquia, “no caso do fumeiro podem concorrer todos os produtores do concelho de Melgaço que participam na festa; no caso da broa, todos os produtores que participam na festa e ainda as empresas do concelho de Melgaço, que se dediquem à sua produção e comercialização e no caso dos concorrentes no concurso de mel podem participar todos os apicultores do concelho de Melgaço, em nome individual ou coletivo, registados em Portugal de acordo com o previsto no Decreto-Lei nº 203/2005 de 25 de novembro e ainda as empresas de Melgaço que se dediquem à comercialização de produtos apícolas, desde que detentores de estabelecimento devidamente licenciado ao abrigo do Decreto-Lei nº 1/2007 de 2 de janeiro”.

Podes consultar aqui o regulamento e a ficha de inscrição.

No final, serão premiados os três melhores produtos das quatro categorias sendo o prémio monetário mais elevado de 150 euros e o menor de 50 euros.

Para o Município de Melgaço esta é mais uma forma de “sensibilizar a população do concelho para a valorização dos recursos e produtos locais”.

O júri será composto por membros da Direção Regional Agricultura e Pescas Norte (DRAPN), Confraria Gastrónomos do Minho, Escola Superior Agrária Ponte de Lima, Turismo Porte e Norte, Associação de Apicultores Minho e Lima (APIMIL), Núcleo Tecnológico para a Sustentabilidade Agroalimentar (Projeto NUTRIR), Associação de Desenvolvimento Rural Integrado do Vale do Minho (ADRIMINHO), ADERE Peneda Gerês, Escola Biotecnologia Universidade Católica, Universidade de Trás os Montes e Alto Douro (UTAD) e jornalistas.

Programas de Autor

Episódios Recentes Ver Mais

Notícias

Nacional 3 Fevereiro, 2026

Luís Nobre: “Faremos tudo para que o cinema continue a existir em Viana do Castelo”

O presidente da Câmara de Viana do Castelo, Luís Nobre, assegurou que fará “tudo ao seu alcance” para que o cinema continue a existir no concelho e no distrito, face ao encerramento das salas da Cineplace.

Cultura 3 Fevereiro, 2026

Tui e Valença celebram 14 anos de Eurocidade com concerto gratuito

O Teatro Municipal de Tui acolhe, no próximo sábado, dia 7 de fevereiro, às 19h00, o Concerto do 14.º Aniversário da Eurocidade Tui–Valença, um evento que celebra a união cultural e artística entre as duas cidades fronteiriças.

Regional 3 Fevereiro, 2026

Viana do Castelo lança passe único de 20 euros e amplia rede de transportes urbanos

A Câmara Municipal de Viana do Castelo aprovou esta terça-feira o novo regulamento do transporte público urbano, que simplifica tarifas e lança um passe único de 20 euros por mês, válido para todas as linhas do TUViana.

Regional 3 Fevereiro, 2026

Câmara de Viana do Castelo aprova tolerâncias de ponto para 2026

A Câmara Municipal de Viana do Castelo aprovou esta terça-feira, por unanimidade, as tolerâncias de ponto para os trabalhadores municipais, incluindo os serviços municipalizados, ao longo do ano de 2026. A medida permite que os funcionários possam planear as férias em consonância com datas festivas, sem comprometer o funcionamento dos serviços essenciais.

Nacional 3 Fevereiro, 2026

Monção coloca em consulta pública regulamento de apoio aos bombeiros voluntários no pagamento do IMI

O projeto de regulamento municipal que prevê a atribuição de apoios aos Bombeiros Voluntários de Monção, incluindo comparticipação no pagamento do Imposto Municipal sobre Imóveis (IMI), entrou esta terça-feira em consulta pública, após publicação em Diário da República.

Regional 3 Fevereiro, 2026

Executivo de Viana do Castelo aprova parecer favorável à elevação de Vila de Punhe a vila

O executivo da Câmara Municipal de Viana do Castelo aprovou, esta terça-feira, a emissão de um parecer favorável ao Projeto de Lei n.º 354/XVII, que propõe a elevação da povoação de Vila de Punhe à categoria de vila.

Regional 3 Fevereiro, 2026

Concurso “Coca de Edição” desafia criatividade em torno do mítico dragão de Monção

Estão oficialmente abertas as inscrições para o concurso “Coca de Edição”, uma iniciativa que convida à liberdade criativa, inovação artística e interpretação contemporânea da emblemática Coca de Monção, figura mitológica profundamente enraizada na identidade cultural do concelho.