A Festa do Alvarinho e do Fumeiro, em Melgaço, de 28 a 30 de abril, está à procura de produtos locais (presunto, salpicão, broa e mel) para premiar no primeiro dia. As inscrições devem ser entregues ou enviadas para a Câmara Municipal até hoje, dia 14 de abril.
De acordo com a autarquia, “no caso do fumeiro podem concorrer todos os produtores do concelho de Melgaço que participam na festa; no caso da broa, todos os produtores que participam na festa e ainda as empresas do concelho de Melgaço, que se dediquem à sua produção e comercialização e no caso dos concorrentes no concurso de mel podem participar todos os apicultores do concelho de Melgaço, em nome individual ou coletivo, registados em Portugal de acordo com o previsto no Decreto-Lei nº 203/2005 de 25 de novembro e ainda as empresas de Melgaço que se dediquem à comercialização de produtos apícolas, desde que detentores de estabelecimento devidamente licenciado ao abrigo do Decreto-Lei nº 1/2007 de 2 de janeiro”.
Podes consultar aqui o regulamento e a ficha de inscrição.
No final, serão premiados os três melhores produtos das quatro categorias sendo o prémio monetário mais elevado de 150 euros e o menor de 50 euros.
Para o Município de Melgaço esta é mais uma forma de “sensibilizar a população do concelho para a valorização dos recursos e produtos locais”.
O júri será composto por membros da Direção Regional Agricultura e Pescas Norte (DRAPN), Confraria Gastrónomos do Minho, Escola Superior Agrária Ponte de Lima, Turismo Porte e Norte, Associação de Apicultores Minho e Lima (APIMIL), Núcleo Tecnológico para a Sustentabilidade Agroalimentar (Projeto NUTRIR), Associação de Desenvolvimento Rural Integrado do Vale do Minho (ADRIMINHO), ADERE Peneda Gerês, Escola Biotecnologia Universidade Católica, Universidade de Trás os Montes e Alto Douro (UTAD) e jornalistas.
O Alto Minho volta a ser palco de formação internacional na gestão do fogo controlado com o European TREX 2026, que decorre de 30 de janeiro a 6 de fevereiro, em Paredes de Coura.
As baixas temperaturas e a elevada humidade características do inverno podem comprometer o bem-estar de cães e gatos, sobretudo dos animais de pequeno porte, de pelo curto e seniores. O alerta é deixado por Elena Díaz, médica veterinária da Kivet, que sublinha a importância de pequenos cuidados diários para prevenir problemas de saúde nesta altura do ano.
São Tomé e Príncipe acolheu o lançamento do projeto +COESÃO, uma iniciativa do Politécnico de Viana do Castelo que visa reforçar a qualidade do ensino superior, capacitar docentes e aproximar a formação académica das necessidades reais do país.
A freguesia de Carreço acolhe este sábado, 31 de janeiro, a primeira edição do evento “Ecos de Janeiro”, uma iniciativa dedicada à preservação e valorização do Cantar dos Reis, tradição do património imaterial português.
A Juventude Viana recebe este sábado, às 21h30, a Académica de Coimbra, em jogo da 15.ª jornada do Campeonato Nacional da II Divisão de hóquei em patins, no Pavilhão José Natário.
Os parques eólicos offshore previstos para Viana do Castelo e para a Figueira da Foz poderão gerar até 9.400 postos de trabalho durante a fase de construção, segundo um estudo apresentado esta semana em Viana do Castelo.
O Santa Luzia FC foi o grande destaque da XXVIII Edição da Gala "O Minhoto", ao conquistar o Grande Prémio do Júri, numa cerimónia que encheu a Adega Cultural de Vila Verde de luz, cor e desporto. O atleta Rafa também brilhou, recebendo o mesmo prémio, coroando um ano de conquistas para o desporto minhoto.