Logo
Nacional

Prestação da casa sobe 290 euros para créditos de 150 mil a 12 meses

2 Junho, 2023 | 9:19
Partilhar
Eduarda Alves
2 min. leitura

A prestação da casa paga ao banco vai subir em junho nos contratos indexados à Euribor a três, seis e 12 meses, agravando-se 290 euros neste último caso, face às últimas revisões, segundo a simulação da Deco/Dinheiro&Direitos.

Um cliente com um empréstimo no valor de 150 mil euros, a 30 anos, indexado à Euribor a seis meses e com um ‘spread’ (margem de lucro do banco) de 1%, passa a pagar a partir de junho 776,06 euros, o que traduz uma subida de 117,39 euros face à última revisão em dezembro.

Já no caso de um empréstimo nas mesmas condições (valor e prazo de amortização), mas indexado à Euribor a três meses, o cliente passa a pagar 748,66 euros, mais 63,32 euros do que paga desde março.

Estes valores foram calculados tendo em conta as médias da Euribor no mês de maio, tendo sido a seis meses de 3,679% e a três meses de 3,372%.

Há exatamente um ano, os contratos com estas condições e indexantes registaram aumentos de 26,05 euros (na Euribor a seis meses) e 9,65 euros (Euribor a três meses).

Já no que diz respeito aos empréstimos indexados à Euribor a 12 meses, a prestação da casa — para as condições referidas — aumenta em junho para 792,63 euros, refletindo uma subida de 290,14 euros mensais.

Neste caso, este valor foi calculado tendo em conta a média da Euribor em maio que, a 12 meses, foi de 3,862%.

Na última revisão, em junho de 2022, um empréstimo com estas características e indexado à Euribor a 12 meses viu a prestação mensal aumentar em 52,45 euros, passando então para 502,49 euros.

A evolução das taxas de juro Euribor está intimamente ligada às subidas ou descidas das taxas de juro diretoras BCE.

Após vários anos em terreno negativo, as Euribor começaram a subir mais significativamente desde 04 de fevereiro, depois de o Banco Central Europeu (BCE) ter admitido que poderia subir as taxas de juro diretoras devido ao aumento da inflação na zona euro.

De então para cá, o BCE já aumentou as taxas diretoras por várias vezes, o que significa um agravamento do valor que os clientes pagam pelos créditos, desde logo pelos empréstimos à habitação, o que tem deixado muitas famílias em dificuldades.

Perante o agravamento do custo com os créditos à habitação, o Governo aprovou um diploma (para vigorar até final de 2023) que enquadra as condições em que os bancos devem propor aos clientes uma renegociação do crédito de forma a evitar situações de incumprimento. Milhares de clientes já estão em processo de renegociação dos créditos, segundo informações dos principais bancos.

A Blisq Creative é uma agência de comunicação, especialista em planeamento estratégico, marketing digital, design e web. Orientamo-nos pela estratégia e pela criatividade

Programas de Autor

Episódios Recentes Ver Mais

Notícias

Regional 1 Março, 2024

ESCE-IPVC já abriu as inscrições para as “VIII Jornadas de Contabilidade e Fiscalidade”

A biblioteca da Escola de Ciências Empresariais do Instituto Politécnico de Viana do Castelo (ESCE-IPVC), em Valença, vai acolher, na próxima quinta-feira, 7 de março, as "VIII Jornadas de Contabilidade e Fiscalidade".

Cultura 1 Março, 2024

Livro “Procissões e Celebrações na Romaria de Nossa Senhora d’Agonia” é apresentado hoje

O livro “Procissões e Celebrações na Romaria de Nossa Senhora d’Agonia”, edição da VianaFestas, é lançado esta sexta-feira, na BTL-Bolsa de Turismo de Lisboa.

Regional 1 Março, 2024

Associação RAV pede apoio “mais consistente” do Estado face ao aumento do abandono animal

Numa altura em que se registam cada vez mais casos de abandono e maus tratos em animais, a Associação Resgate Adoção de Viana (RAV), do distrito de Viana do Castelo, apela a um apoio "mais consistente" do Estado. 

Regional 1 Março, 2024

“Saudade” a bordo do Navio Gil Eannes

No dia 23 de março, sábado, a bordo do Navio Gil Eannes vai ser realizado um espetáculo sob o tema “Saudade”. O espetáculo está integrado na participação da Fundação Gil Eannes, na 3ª Edição da Agenda Nacional “À Descoberta do Turismo Industrial”, que se realiza de 16 a 30 de março.

Regional 1 Março, 2024

Alunos de Itália, Polónia e Turquia em Viana do Castelo para projeto de Erasmus +

O vereador da Educação da Câmara Municipal de Viana do Castelo, Manuel Vitorino, recebeu esta semana alunos e professores provenientes de Itália, Polónia e Turquia que estão de visita ao concelho no âmbito do projeto Erasmus + “Protect Our Future, Please!”, organizado pelo Agrupamento de Escolas Arga e Lima.

Regional 1 Março, 2024

Valença: Fortaleza, Caminhos de Santiago e Gastronomia em destaque na BTL

O Município de Valença está a marcar presença na maior feira de promoção turística do país. A Bolsa de Turismo de Lisboa (BTL) decorre até este domingo, 3 de março, na Feira Internacional de Lisboa (FIL), no Parque das Nações. O evento conta com a participação de 400 expositores e de mais de 1.400 entidades.

Regional 1 Março, 2024

Feira de troca de sementes decorre no sábado em Paredes de Coura

A décima edição da feira de troca de sementes de Paredes de Coura decorre este sábado, 2 de março, na Casa do Conhecimento e na escola secundária para “consciencializar os mais jovens para a importância da preservação da biodiversidade, foi, esta quinta-feira, divulgado.