A prestação da casa paga ao banco vai voltar a descer em dezembro nos contratos com taxa variável, destacando-se as indexadas à Euribor a 12 meses, que baixam 133 euros face à última revisão, segundo uma simulação da Deco/Dinheiro&Direitos.
As simulações para a Lusa da Deco/Dinheiro&Direitos consideram um cenário com um financiamento de 150.000 euros a 30 anos.
No próximo mês, os clientes com contratos de crédito com a indexante a seis meses vão pagar uma prestação de 697,91 euros, menos 87,91 euros que na última revisão, em junho, quando correspondia a 785,82 euros.
Para as modalidades indexadas à Euribor a 12 meses, a média em novembro foi de 2,506%, o que em dezembro representa uma redução de 1,516 pontos face a dezembro de 2023. Em termos práticos, e para um crédito com as condições estimadas pela Deco/Dinheiro&Direitos, tal representa uma redução de 133,18 euros, para uma prestação de 674,07 euros.
Para a indexante mais curta, a redução na prestação é de 47,58 euros face a setembro, passando o mutuário a pagar 716,73 euros.
Estes cenários foram calculados tendo por base a média da taxa Euribor em novembro, de 2,788% a seis meses, 3,007% a três meses e 2,506% a 12 meses.
A média da Euribor considerada para efeitos de revisão de um empréstimo de taxa variável é a do mês anterior ao da assinatura do contrato de crédito.
Desde o início do ano que as pessoas que têm crédito à habitação estão a registar descidas na prestação mensal, à medida que a data do contrato renova.
De acordo com dados do Banco de Portugal (BdP), a Euribor a seis meses é a mais dominante entre o ‘stock’ de crédito com taxa variável para compra de habitação em Portugal, representando 37,26% do montante total em setembro, seguindo-se as indexadas a 12 meses (33,37%) e a três meses (25,46%).
A Câmara Municipal de Viana do Castelo, através da sua Companhia de Bombeiros Sapadores, vai reforçar a resposta de proteção e socorro na zona Centro do país, na sequência da situação excecional que tem vindo a afetar aquela região.
A Câmara Municipal de Viana do Castelo aprovou a abertura de concurso público para a requalificação de três piscinas municipais do concelho, num investimento global superior a 1,58 milhões de euros, com o objetivo de melhorar as condições de utilização, eficiência energética e conforto dos utentes.
Arcos de Valdevez prepara-se para viver quatro dias de pura folia com o regresso do Maior Carnaval do Norte de Portugal, entre 13 e 17 de fevereiro de 2026. O evento promete animação para todas as idades, com desfiles, bailes e concursos de máscaras que já se tornaram tradição na região.
Ponte de Lima vai acolher, nos dias 6 e 7 de fevereiro de 2026, o I Congresso Internacional sobre o Brinquedo, no Auditório dos Paços do Concelho. O evento insere-se nas comemorações dos 900 anos do concelho e promete reunir investigadores, colecionadores e especialistas nacionais e internacionais.
A PLATEA – Plataforma do Teatro Amador do Alto Minho inicia, no próximo dia 31 de janeiro, o seu Ciclo Teatral 2026, com um espetáculo no Auditório Gabriel Gonçalves, em Lanheses.
A Comissão Municipal de Trânsito reuniu-se no Centro Municipal da Proteção Civil, com o objetivo de promover a articulação e cooperação entre diversas entidades na resolução das questões relacionadas com o trânsito no concelho.
A Câmara Municipal de Caminha, em parceria com as Juntas de Freguesia do concelho, lançou a campanha solidária Operação Nariz Vermelho, com o objetivo de mobilizar a comunidade em torno de gestos de solidariedade.