A prestação da casa paga ao banco vai voltar a descer em dezembro nos contratos com taxa variável, destacando-se as indexadas à Euribor a 12 meses, que baixam 133 euros face à última revisão, segundo uma simulação da Deco/Dinheiro&Direitos.
As simulações para a Lusa da Deco/Dinheiro&Direitos consideram um cenário com um financiamento de 150.000 euros a 30 anos.
No próximo mês, os clientes com contratos de crédito com a indexante a seis meses vão pagar uma prestação de 697,91 euros, menos 87,91 euros que na última revisão, em junho, quando correspondia a 785,82 euros.
Para as modalidades indexadas à Euribor a 12 meses, a média em novembro foi de 2,506%, o que em dezembro representa uma redução de 1,516 pontos face a dezembro de 2023. Em termos práticos, e para um crédito com as condições estimadas pela Deco/Dinheiro&Direitos, tal representa uma redução de 133,18 euros, para uma prestação de 674,07 euros.
Para a indexante mais curta, a redução na prestação é de 47,58 euros face a setembro, passando o mutuário a pagar 716,73 euros.
Estes cenários foram calculados tendo por base a média da taxa Euribor em novembro, de 2,788% a seis meses, 3,007% a três meses e 2,506% a 12 meses.
A média da Euribor considerada para efeitos de revisão de um empréstimo de taxa variável é a do mês anterior ao da assinatura do contrato de crédito.
Desde o início do ano que as pessoas que têm crédito à habitação estão a registar descidas na prestação mensal, à medida que a data do contrato renova.
De acordo com dados do Banco de Portugal (BdP), a Euribor a seis meses é a mais dominante entre o ‘stock’ de crédito com taxa variável para compra de habitação em Portugal, representando 37,26% do montante total em setembro, seguindo-se as indexadas a 12 meses (33,37%) e a três meses (25,46%).
O espírito natalício chegou de forma inesperada ao Jardim D. Fernando, em Viana do Castelo, onde um presépio instalado num local pouco habitual tem despertado a curiosidade e o encanto de quem por ali passa.
O Município de Viana do Castelo reforçou o apoio a cidadãos em situação de carência económica através do Programa abem: Rede Solidária do Medicamento, que permite o acesso a medicamentos comparticipados essenciais ao tratamento de doenças crónicas.
A Igreja da Misericórdia de Cardielos, em Viana do Castelo, recebe este sábado, dia 13 de dezembro, às 11h30, um concerto de Natal imperdível com a Banda de Gaitas de S. Tiago de Cardielos.
O Município de Vila Nova de Cerveira quer ver a antiga área mineira de Covas integrada no Roteiro das Minas e Pontos de Interesse Mineiro e Geológico de Portugal. A intenção foi assumida pelo presidente da Câmara, Rui Teixeira, durante uma visita técnica à empreitada de recuperação ambiental que decorre no local desde agosto.
A Biblioteca Municipal de Viana do Castelo volta a abrir as portas aos mais novos com a iniciativa “Sábados com Histórias”, que acontece todos os sábados de dezembro, às 10h30 e às 15h00.
Uma intervenção programada na infraestrutura da Águas do Norte vai provocar perturbações no abastecimento de água na freguesia da Meadela, em Viana do Castelo, na próxima segunda-feira, 15 de dezembro de 2025.
A aldeia de Freixieiro de Soutelo, no concelho de Viana do Castelo, acolhe esta época natalícia uma iniciativa singular: uma escultura do Menino Jesus feita em chocolate. Esta peça única resulta da colaboração entre o estucador local Tomé Lourenço Alves e o mestre chocolateiro António Gonçalves Pereira, antigo chef da histórica Confeitaria Império, no Porto.