A prestação da casa paga ao banco vai descer em maio nos contratos com taxa variável, segundo a simulação da Deco Proteste/Contas e Direitos, com um crédito indexado à Euribor a 12 meses a recuar 134,20 euros.
As simulações para a Lusa da Deco Proteste/Contas e Direitos têm por base um cenário com um financiamento de 150.000 euros a 30 anos e ‘spread’ (margem de lucro comercial do banco) de 1%.
No próximo mês, um contrato de crédito nestas condições e com indexante de Euribor a 12 meses terá uma prestação de 644,03 euros, recuando 134,20 euros face ao valor pago desde a última revisão, em maio do ano passado.
Já um cliente com um crédito nas mesmas condições mas indexado à Euribor a seis meses verá a prestação recuar para 648,86 euros, uma descida de 67,44 euros por comparação com o que estava a pagar desde a última revisão, em novembro.
No caso de o crédito ter como indexante a Euribor a três meses, a prestação vai ser de 652,73 euros, descendo 38,03 euros face à última revisão, em fevereiro.
Desde o início de 2024 que as pessoas que têm crédito à habitação a taxa variável estão a registar descidas na prestação mensal, à medida que a data do contrato renova, devido à redução das taxas de juro pelo Banco Central Europeu (BCE).
Em reunião em 17 de abril, o BCE decidiu baixar as taxas de juro em 25 pontos base, como já era antecipado pelos mercados, sendo esta a sétima redução desde que iniciou este ciclo de cortes em junho de 2024.
A diminuição na prestação é maior nos empréstimos com Euribor a 12 meses, pois aí a prestação é apenas revista uma vez por ano e sente o impacto de todas as baixas de juros que aconteceram desde a revisão anterior.
Apesar da redução das prestações pagas ao banco pelo crédito à habitação, os valores ainda estão bem acima do que eram antes de o BCE iniciar a subida dos juros para combater a inflação (ciclo iniciado em julho de 2022).
As prestações de crédito simuladas pela Deco Proteste/Contas e Direitos tinham em maio de 2022 (quando as taxas de juro Euribor estavam negativas) os valores de 461 euros com Euribor a seis meses e 452 euros com Euribor a três meses.
A média da Euribor considerada para efeitos de revisão de um empréstimo de taxa variável é a do mês anterior ao da assinatura do contrato de crédito. Estes valores foram calculados tendo em conta as médias da Euribor no mês de abril de 2025, de 2,202% a seis meses, 2,249% a três meses e 2,143% a 12 meses.
A VianaCycles assinala este ano 15 anos de atividade, um marco que consolida a empresa de Viana do Castelo como uma referência regional no setor das duas rodas. Criada por dois empreendedores de áreas distintas, a empresa começou por centrar a operação no concelho vianense, mas rapidamente alargou a sua presença para novos territórios, acompanhando as exigências de um mercado em constante evolução.
A cidade de Vigo inaugurou, ao final da tarde deste sábado, a sua emblemática iluminação de Natal, num evento que voltou a atrair milhares de pessoas ao centro urbano — mesmo sob chuva persistente, que não demoveu residentes nem visitantes.
O Ministro das Infraestruturas e Habitação, Miguel Pinto Luz, inaugurou esta segunda-feira, em Alvarães, Viana do Castelo, um conjunto de 32 novas habitações sociais, no âmbito da Estratégia Local de Habitação (ELH) do município. A entrega simbólica das chaves contou também com a presença da Secretária de Estado da Habitação, Patrícia Gonçalves Costa, e do Presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, Luís Nobre.
Viana do Castelo esteve em destaque na Grécia, com a representação da Romaria de Nossa Senhora d’Agonia num encontro com o Embaixador de Portugal em Atenas, Rui Macieira.
Viana do Castelo recebeu a Ação Bandeira 2025, uma iniciativa promovida pelo Departamento Nacional do Ambiente do Corpo Nacional de Escutas (CNE) em parceria com a Junta Regional de Viana do Castelo e a Câmara Municipal de Viana do Castelo.
Viana do Castelo, recebe no próximo dia 22 de novembro, às 14h00, a apresentação do livro “Incríveis Pessoas Comuns – Volume II”, no Auditório do Centro Paulo VI, em Darque. A entrada é gratuita.
Cerca de uma centena de alunos do Agrupamento de Escolas de Vila Nova de Cerveira, vencedores e participantes premiados na 1.ª edição do Festival de Cinema Escolar “Curtas do Castelo”, realizaram, nos dias 4 e 11 de novembro, uma visita de estudo à cidade do Porto, numa iniciativa oferecida pelo Município de Vila Nova de Cerveira, com o apoio do Agrupamento de Escolas.