A prestação da casa paga ao banco vai descer em maio nos contratos com taxa variável, segundo a simulação da Deco Proteste/Contas e Direitos, com um crédito indexado à Euribor a 12 meses a recuar 134,20 euros.
As simulações para a Lusa da Deco Proteste/Contas e Direitos têm por base um cenário com um financiamento de 150.000 euros a 30 anos e ‘spread’ (margem de lucro comercial do banco) de 1%.
No próximo mês, um contrato de crédito nestas condições e com indexante de Euribor a 12 meses terá uma prestação de 644,03 euros, recuando 134,20 euros face ao valor pago desde a última revisão, em maio do ano passado.
Já um cliente com um crédito nas mesmas condições mas indexado à Euribor a seis meses verá a prestação recuar para 648,86 euros, uma descida de 67,44 euros por comparação com o que estava a pagar desde a última revisão, em novembro.
No caso de o crédito ter como indexante a Euribor a três meses, a prestação vai ser de 652,73 euros, descendo 38,03 euros face à última revisão, em fevereiro.
Desde o início de 2024 que as pessoas que têm crédito à habitação a taxa variável estão a registar descidas na prestação mensal, à medida que a data do contrato renova, devido à redução das taxas de juro pelo Banco Central Europeu (BCE).
Em reunião em 17 de abril, o BCE decidiu baixar as taxas de juro em 25 pontos base, como já era antecipado pelos mercados, sendo esta a sétima redução desde que iniciou este ciclo de cortes em junho de 2024.
A diminuição na prestação é maior nos empréstimos com Euribor a 12 meses, pois aí a prestação é apenas revista uma vez por ano e sente o impacto de todas as baixas de juros que aconteceram desde a revisão anterior.
Apesar da redução das prestações pagas ao banco pelo crédito à habitação, os valores ainda estão bem acima do que eram antes de o BCE iniciar a subida dos juros para combater a inflação (ciclo iniciado em julho de 2022).
As prestações de crédito simuladas pela Deco Proteste/Contas e Direitos tinham em maio de 2022 (quando as taxas de juro Euribor estavam negativas) os valores de 461 euros com Euribor a seis meses e 452 euros com Euribor a três meses.
A média da Euribor considerada para efeitos de revisão de um empréstimo de taxa variável é a do mês anterior ao da assinatura do contrato de crédito. Estes valores foram calculados tendo em conta as médias da Euribor no mês de abril de 2025, de 2,202% a seis meses, 2,249% a três meses e 2,143% a 12 meses.
O jovem canoísta vianense Tiago Maciel foi distinguido com o estatuto de Esperança Olímpica de Canoagem, tornando-se o primeiro atleta de Viana do Castelo a alcançar este reconhecimento pelo Comité Olímpico Português.
O executivo municipal de Viana do Castelo aprovou, na terça-feira, em reunião ordinária, o projeto de execução para a requalificação e ampliação da Escola EB1 e Jardim-de-Infância do Cabedelo, na freguesia de Darque, com um investimento previsto de 2,061 milhões de euros.
A Câmara Municipal de Valença vai reforçar a sua aposta no setor agropecuário com a atribuição de 10 mil euros de apoio direto à produção pecuária local, verba que será distribuída por 15 explorações candidatas ao Programa de Incentivo Municipal à Produção Pecuária.
A Assembleia Municipal de Monção aprovou, esta terça-feira, o Orçamento e Plano Plurianual de Investimentos para 2026, no valor de 46.580.885 euros, o maior da história do concelho. A proposta recebeu 39 votos a favor, 1 contra e 9 abstenções.
Valença acolhe hoje a segunda jornada das VI Jornadas de Organização e Gestão do Minho, na Escola Superior de Ciências Empresariais do Politécnico de Viana do Castelo (ESCE-IPVC). O evento reúne especialistas, académicos e profissionais para debater tendências da economia, do mercado de trabalho e da gestão de pessoas.
O Sporting saiu esta terça-feira da Baviera com uma derrota por 3-1 frente ao Bayern Munique, em jogo da sexta jornada da fase de liga da Liga dos Campeões, mas deixou uma imagem de coragem, organização e ambição diante de um dos colossos do futebol europeu.
Viana do Castelo já vive a magia do Natal! Desde esta sexta-feira, a capital do Alto Minho acolhe o tradicional Mercado de Natal, que se estende este ano por vários pontos do centro urbano, incluindo a Avenida dos Combatentes da Grande Guerra, o Passeio das Mordomas da Romaria e o Largo Maestro José Pedro.