Com o propósito de contextualizar a atual situação de seca severa que assola todo o Alto Minho, as suas consequências e os seus impactos e, assim, potenciar uma estreita articulação interinstitucional em matéria de planeamento e gestão dos recursos hídricos à escala supramunicipal, decorrerá na próxima segunda-feira, dia 8 de agosto, pelas 15h00, nas instalações da CIM Alto Minho, em Ponte de Lima, uma reunião de trabalho, na qual marcará presença, para além dos presidentes dos municípios do Alto Minho, o vice-presidente do Conselho Diretivo da Agência Portuguesa do Ambiente (APA), José Pimenta Machado.
No decurso desta reunião, José Pimenta Machado apresentará o ponto de situação da seca no território nacional, com enfoque no Alto Minho e, numa fase subsequente, discutir-se-ão potenciais linhas de atuação conjuntas/ oportunidades de cooperação entre a APA, os municípios do Alto Minho e a CIM Alto Minho, sendo que, de entre estas, importa destacar: a elaboração de um plano intermunicipal de contingência para períodos de seca à escala da região hidrográfica do Minho e Lima; a concretização de um conjunto de investimentos de requalificação da região hidrográfica e a promoção de uma campanha de informação, sensibilização e mobilização dirigida a diversos público-alvo (dando, aliás, continuidade à estratégica de comunicação que vem sendo adotada por esta CIM, por exemplo, em matéria de riscos num contexto de mudança climática no âmbito do projeto INFORISK).
De referir que, no imediato, em matéria de comunicação/ sensibilização ambiental, é intenção, quer da CIM Alto Minho, quer dos municípios seus associados, associar-se à campanha “Vamos fechar a torneira à seca”, promovida pelo Grupo Águas de Portugal e a Agência Portuguesa do Ambiente, no quadro das medidas de combate à seca do Ministério do Ambiente e da Ação Climática, em parceria com Entidade Reguladora dos Serviços de Águas e Resíduos.
Tendo em conta a oportunidade e a pertinência jornalística destes temas, convidamos um representante do prestigiado órgão de informação que dirige ou representa, para a conferência de imprensa que se realizará pelas 16h00, a seguir a esta reunião de trabalho.
Viana do Castelo será o centro das atenções do poder local nos dias 13 e 14 de dezembro, ao receber o congresso eletivo da Associação Nacional de Municípios Portugueses (ANMP), onde será escolhida a nova liderança da organização. É neste cenário que o presidente da Câmara de Pombal, Pedro Pimpão, avança como candidato à presidência da associação.
Foi aprovada pela Câmara Municipal de Viana do Castelo a declaração de Interesse Municipal para um empreendimento destinado a animais de companhia, a instalar na freguesia de Alvarães, em terreno classificado como solo rural-espaço florestal de proteção.
Os contribuintes que tenham de pagar a última prestação do Imposto Municipal sobre Imóveis (IMI) superior a 100 euros podem regularizar a situação até hoje, terça-feira. O prazo inicial terminava a 30 de novembro, mas, por coincidir com um domingo e segunda-feira ter sido feriado, o Ministério das Finanças alargou o período para o primeiro dia útil seguinte.
Eduardo Teixeira, deputado e vereador da Câmara Municipal de Viana do Castelo, está no Cairo, Egipto, à frente da delegação portuguesa na Assembleia Parlamentar da União para o Fórum Mediterrânico.
A Associação Juventude de Viana celebra esta segunda-feira, 1 de dezembro de 2025, o seu 49.º aniversário, num período marcado por resultados positivos e forte união entre atletas, dirigentes e comunidade. Fundado em 1976, o clube continua a ser uma referência do hóquei em patins em Viana do Castelo.
A Casa do Conhecimento de Ponte da Barca recebeu uma sessão dedicada à saúde mental, sob o tema “Saúde Mental: Conhece-te a ti mesmo!”. Orientada por Cristina Sousa, Mental Coach e consultora, a iniciativa atraiu uma sala cheia e proporcionou aos participantes ferramentas para refletir sobre o bem-estar e o funcionamento do cérebro.
A 3.ª edição dos Prémios Património Ibérico, que reconhece as boas práticas no setor do património cultural, será entregue a 5 de dezembro, no Auditório do Centro Cultural Olga Cadaval, durante a AR&PA 2025 – Bienal Ibérica de Património Cultural, em Sintra.