Com o propósito de contextualizar a atual situação de seca severa que assola todo o Alto Minho, as suas consequências e os seus impactos e, assim, potenciar uma estreita articulação interinstitucional em matéria de planeamento e gestão dos recursos hídricos à escala supramunicipal, decorrerá na próxima segunda-feira, dia 8 de agosto, pelas 15h00, nas instalações da CIM Alto Minho, em Ponte de Lima, uma reunião de trabalho, na qual marcará presença, para além dos presidentes dos municípios do Alto Minho, o vice-presidente do Conselho Diretivo da Agência Portuguesa do Ambiente (APA), José Pimenta Machado.
No decurso desta reunião, José Pimenta Machado apresentará o ponto de situação da seca no território nacional, com enfoque no Alto Minho e, numa fase subsequente, discutir-se-ão potenciais linhas de atuação conjuntas/ oportunidades de cooperação entre a APA, os municípios do Alto Minho e a CIM Alto Minho, sendo que, de entre estas, importa destacar: a elaboração de um plano intermunicipal de contingência para períodos de seca à escala da região hidrográfica do Minho e Lima; a concretização de um conjunto de investimentos de requalificação da região hidrográfica e a promoção de uma campanha de informação, sensibilização e mobilização dirigida a diversos público-alvo (dando, aliás, continuidade à estratégica de comunicação que vem sendo adotada por esta CIM, por exemplo, em matéria de riscos num contexto de mudança climática no âmbito do projeto INFORISK).
De referir que, no imediato, em matéria de comunicação/ sensibilização ambiental, é intenção, quer da CIM Alto Minho, quer dos municípios seus associados, associar-se à campanha “Vamos fechar a torneira à seca”, promovida pelo Grupo Águas de Portugal e a Agência Portuguesa do Ambiente, no quadro das medidas de combate à seca do Ministério do Ambiente e da Ação Climática, em parceria com Entidade Reguladora dos Serviços de Águas e Resíduos.
Tendo em conta a oportunidade e a pertinência jornalística destes temas, convidamos um representante do prestigiado órgão de informação que dirige ou representa, para a conferência de imprensa que se realizará pelas 16h00, a seguir a esta reunião de trabalho.
Ponte da Barca regressa ao espírito natalício com a iniciativa “Neste Natal, Compre no Comércio Local”, que pretende dinamizar o comércio da vila e aproximar consumidores e comerciantes.
Este sábado, a Juventude Viana regressa aos jogos em casa, recebendo o Infante de Sagres no Pavilhão José Natário, em Viana do Castelo, a partir das 21h30, em partida referente à 9.ª jornada do Campeonato Nacional da II Divisão de Hóquei em Patins.
Portugal vai integrar o Grupo K do Mundial2026, que se realiza nos Estados Unidos, Canadá e México, e vai estrear-se no torneio frente ao vencedor do play-off intercontinental, anunciou a FIFA, após o sorteio em Washington.
O Teatro Nacional D. Maria II (TNDM) anunciou a programação para o primeiro semestre de 2026 e Viana do Castelo volta a integrar o conjunto de cidades que acolhem espetáculos em digressão enquanto o edifício do Rossio, em Lisboa, permanece em obras.
Portugal entrou oficialmente em fase epidémica de gripe, registando um aumento de casos confirmados, incluindo internamentos em cuidados intensivos, alertou o Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge (INSA).
O Centro Cultural de Viana do Castelo, obra emblemática do arquiteto Eduardo Souto Moura, acolheu a cerimónia dos Prémios “ESPAÇO” – Prémios Nacionais de Arquitetura, iniciativa da ANTEPROJECTOS que distingue anualmente as obras mais relevantes realizadas em território português.
Viana do Castelo e outros distritos do país estão hoje sob aviso do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) devido à previsão de agitação marítima intensa. O aviso laranja, que indica “situação meteorológica de risco moderado a elevado”, vigora entre as 12:00 e as 18:00, passando depois a amarelo até às 06:00 de domingo.