Com o propósito de contextualizar a atual situação de seca severa que assola todo o Alto Minho, as suas consequências e os seus impactos e, assim, potenciar uma estreita articulação interinstitucional em matéria de planeamento e gestão dos recursos hídricos à escala supramunicipal, decorrerá na próxima segunda-feira, dia 8 de agosto, pelas 15h00, nas instalações da CIM Alto Minho, em Ponte de Lima, uma reunião de trabalho, na qual marcará presença, para além dos presidentes dos municípios do Alto Minho, o vice-presidente do Conselho Diretivo da Agência Portuguesa do Ambiente (APA), José Pimenta Machado.
No decurso desta reunião, José Pimenta Machado apresentará o ponto de situação da seca no território nacional, com enfoque no Alto Minho e, numa fase subsequente, discutir-se-ão potenciais linhas de atuação conjuntas/ oportunidades de cooperação entre a APA, os municípios do Alto Minho e a CIM Alto Minho, sendo que, de entre estas, importa destacar: a elaboração de um plano intermunicipal de contingência para períodos de seca à escala da região hidrográfica do Minho e Lima; a concretização de um conjunto de investimentos de requalificação da região hidrográfica e a promoção de uma campanha de informação, sensibilização e mobilização dirigida a diversos público-alvo (dando, aliás, continuidade à estratégica de comunicação que vem sendo adotada por esta CIM, por exemplo, em matéria de riscos num contexto de mudança climática no âmbito do projeto INFORISK).
De referir que, no imediato, em matéria de comunicação/ sensibilização ambiental, é intenção, quer da CIM Alto Minho, quer dos municípios seus associados, associar-se à campanha “Vamos fechar a torneira à seca”, promovida pelo Grupo Águas de Portugal e a Agência Portuguesa do Ambiente, no quadro das medidas de combate à seca do Ministério do Ambiente e da Ação Climática, em parceria com Entidade Reguladora dos Serviços de Águas e Resíduos.
Tendo em conta a oportunidade e a pertinência jornalística destes temas, convidamos um representante do prestigiado órgão de informação que dirige ou representa, para a conferência de imprensa que se realizará pelas 16h00, a seguir a esta reunião de trabalho.
Abril de 2025 ficou fortemente marcado pelas descidas da Juventude Viana no hóquei em patins e do Voleibol Clube de Viana aos campeonatos nacionais da 2.ª divisão, num mês de grande intensidade informativa que incluiu avanços na indústria naval, decisões políticas, distinções culturais e acontecimentos de forte impacto social.
A organização da Corrida São Silvestre CLS Brands de Viana do Castelo reconheceu que o atual formato da prova atingiu o limite face ao número recorde de participantes e anunciou que serão introduzidas alterações já nas próximas edições.
Viana do Castelo realizou esta segunda-feira, 29 de dezembro, uma ação de fogo controlado na freguesia de Outeiro, numa iniciativa integrada na estratégia municipal de prevenção de incêndios rurais e de gestão ativa do território.
Paredes de Coura deu mais um passo na preservação do seu património natural com a plantação de um pequeno pomar nos terrenos da Escola Secundária local. A iniciativa contou com a presença do presidente da Câmara, Tiago Cunha, e teve como objetivo conservar variedades antigas de árvores fruteiras da região.
O Politécnico de Viana do Castelo (IPVC) participa na XVII Bienal Internacional de Cerâmica Artística de Aveiro com a instalação “Acásico”, desenvolvida por alunos e alumni da licenciatura em Artes Plásticas e Tecnologias Artísticas da Escola Superior de Educação.
Viana do Castelo viveu um mês de março particularmente intenso, com diversos acontecimentos que destacaram a cidade e o concelho no panorama regional e nacional.
A Polícia de Segurança Pública (PSP) de Viana do Castelo deteve dois homens, em ações distintas, no âmbito da sua atividade operacional de prevenção e combate à criminalidade, realizada entre os dias 22 e 28 de dezembro.