Com o propósito de contextualizar a atual situação de seca severa que assola todo o Alto Minho, as suas consequências e os seus impactos e, assim, potenciar uma estreita articulação interinstitucional em matéria de planeamento e gestão dos recursos hídricos à escala supramunicipal, decorrerá na próxima segunda-feira, dia 8 de agosto, pelas 15h00, nas instalações da CIM Alto Minho, em Ponte de Lima, uma reunião de trabalho, na qual marcará presença, para além dos presidentes dos municípios do Alto Minho, o vice-presidente do Conselho Diretivo da Agência Portuguesa do Ambiente (APA), José Pimenta Machado.
No decurso desta reunião, José Pimenta Machado apresentará o ponto de situação da seca no território nacional, com enfoque no Alto Minho e, numa fase subsequente, discutir-se-ão potenciais linhas de atuação conjuntas/ oportunidades de cooperação entre a APA, os municípios do Alto Minho e a CIM Alto Minho, sendo que, de entre estas, importa destacar: a elaboração de um plano intermunicipal de contingência para períodos de seca à escala da região hidrográfica do Minho e Lima; a concretização de um conjunto de investimentos de requalificação da região hidrográfica e a promoção de uma campanha de informação, sensibilização e mobilização dirigida a diversos público-alvo (dando, aliás, continuidade à estratégica de comunicação que vem sendo adotada por esta CIM, por exemplo, em matéria de riscos num contexto de mudança climática no âmbito do projeto INFORISK).
De referir que, no imediato, em matéria de comunicação/ sensibilização ambiental, é intenção, quer da CIM Alto Minho, quer dos municípios seus associados, associar-se à campanha “Vamos fechar a torneira à seca”, promovida pelo Grupo Águas de Portugal e a Agência Portuguesa do Ambiente, no quadro das medidas de combate à seca do Ministério do Ambiente e da Ação Climática, em parceria com Entidade Reguladora dos Serviços de Águas e Resíduos.
Tendo em conta a oportunidade e a pertinência jornalística destes temas, convidamos um representante do prestigiado órgão de informação que dirige ou representa, para a conferência de imprensa que se realizará pelas 16h00, a seguir a esta reunião de trabalho.
O Sistema de Segurança Interna (SSI), através da Unidade de Coordenação de Fronteiras e Estrangeiros (UCFE), informa que Portugal entra numa nova era na gestão de fronteiras, com a implementação dos novos sistemas de controlo VIS4EES, PASSE+ e Portal das Fronteiras no âmbito do plano europeu de transformação digital da gestão de fronteiras, que trará mais inovação, mais segurança, maior confiança.
Associação Desportiva e Cultural da Correlhã e o Sport Clube Valenciano vão jogar a final da Taça da AFVC. Nas partidas das meias finais, realizadas no domingo, o Valenciano derrotou (2-0) o Cardielense, o Valenciano ganhou (0-1), em Castelo de Neiva após prolongamento.
Em Viana do Castelo, será criada a segunda Base Ponto de Apoio Naval do país. A garantia foi dada, no sábado, pelo Chefe do Estado-Maior da Armada (CEMA), no final das cerimónias oficiais do Dia da Marinha que, por estes dias, aconteceram na cidade vianense. A base ponto de apoio naval será criada próximo dos estaleiros da WestSea e será o segundo do país, a seguir ao de Lisboa.
A equipa feminina do Voleibol Clube de Viana garantiu, no domingo, a subida à 2.ª Divisão Nacional.
A AD - Coligação PSD/CDS foi a força política mais votada nos 10 concelhos do distrito de Viana do Castelo nas eleições legislativas de domingo.
No âmbito das celebrações do seu 22.º aniversário, a Tuna de Veteranos de Viana do Castelo promoverá um espetáculo comemorativo no próximo dia 21 de junho de 2025, pelas 21h00, no Teatro Municipal Sá de Miranda, em Viana do Castelo.
A Krisálida volta a dar vida ao concelho de Caminha com a XI edição da MALUGA – Festa da Marioneta Luso-Galaica, que decorre entre 31 de maio e 8 de junho de 2025. Num ambiente de festa e partilha cultural, o festival celebra também o Dia Mundial da Criança, a 1 de junho, com uma programação intensa e intergeracional, pensada para todos os públicos.