Logo
Regional

Presidente de Viana apela a esforço conjunto para “dar a robustez que a democracia precisa”

25 Abril, 2024 | 19:06
Partilhar
Viana TV
2 min. leitura

O Teatro Municipal Sá de Miranda foi, esta manhã, palco da Sessão Solene Comemorativa dos 50 anos do 25 de abril de 1974 promovida pela Câmara Municipal de Viana do Castelo e pela Assembleia Municipal.

No encerramento da cerimónia, o presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, Luís Nobre, afirmou que “a democracia é um exercício de todos” e que só o esforço conjunto permitirá “dar a robustez que a nossa democracia precisa”, assumindo que, para tal, “é preciso escutar e assimilar as preocupações e inquietudes dos nossos concidadãos”.

“Abril aconteceu para unir e não para desintegrar ou estabelecer hierarquias sociais e políticas. Garantiu-nos desenvolvimento e igualdade. Não é um modelo de país ou sociedade acabado, porque o desenvolvimento e a igualdade estão continuamente em mutação. Tenhamos memória, inteligência coletiva e audácia de dar continuidade a este processo e valor. Só depende de cada um de nós, porque Abril não é de ninguém, continua a ser de todos e com futuro, pela ação de cada um nós”, considerou ainda Luís Nobre.

Antes, a presidente da Assembleia Municipal de Viana do Castelo, Flora Silva, inaugurou a cerimónia comemorativa dizendo que “hoje, Portugal inteiro está em festa”, considerando que este é “um dia particularmente feliz, carregado de simbolismo e emoção”.

“Torna-se imprescindível levantar a bandeira dos ideais e dos valores de Abril e sermos nós os guardiões da liberdade”, vaticinou a Presidente da Assembleia Municipal.

A sessão solene integrou ainda a conferência “Conhecimento: Pilar da Democracia”, por Alexandre Quintanilha, investigador na área da Física e professor catedrático jubilado. Após se ter jubilado como docente e investigador universitário, entre 2015 e 2024, foi deputado na Assembleia da República, onde presidiu à Comissão de Educação e Ciência. É atualmente presidente do conselho científico do Pavilhão do Conhecimento.

Na sua intervenção, Alexandre Quintanilha abordou o Conhecimento como o Pilar da Democracia. “As democracias estão, neste momento, enfraquecidas, e é preciso robustece-las”, considerou, defendendo que só com população devidamente consciente e informada é que a Democracia pode ser cimentada, tendo como foco a responsabilização individual, social, ambiental, entre outras.

Recorde-se que Viana do Castelo está a assinalar os 50 anos da Revolução dos Cravos com cerca de 200 iniciativas promovidas pelo município e entidades diversas, entre teatro, cinema, oficinas, concertos, conferências, murais, esculturas e muito mais, até final do ano. O programa das Comemorações dos 50 anos do 25 de Abril de 1974 reúne várias associações de índole cultural, desportiva e social e instituições vianenses.

O objetivo passa por ir além da evocação da data, envolvendo os agentes locais e o território e gerando uma reflexão em vários domínios, entre educação, cultura, ciência e outros, sobre os ganhos dos 50 anos de democracia e liberdade. É também objetivo da autarquia incorporar a temática nos eventos que são promovidos e nos protocolos de apoio ao associativismo.

Programas de Autor

Episódios Recentes Ver Mais

Notícias

Regional 19 Dezembro, 2025

Obras na Ponte Eiffel de Viana do Castelo arrancam em janeiro

A Infraestruturas de Portugal (IP) anunciou que a instalação de barreiras de proteção à catenária da Ponte Eiffel de Viana do Castelo só terá início a partir de 4 de janeiro de 2026.

Regional 19 Dezembro, 2025

Ponte de Lima mantém benefícios fiscais para 2026 e aposta em famílias e empresas

A Câmara Municipal de Ponte de Lima aprovou o pacote de benefícios fiscais para 2026, reforçando o apoio às famílias, às empresas e à competitividade local.

Regional 19 Dezembro, 2025

Viana do Castelo lança 7.ª edição do programa “Reflorestar com Identidade”

O Município de Viana do Castelo abriu candidaturas à 7.ª edição do programa “Reflorestar com Identidade”, que oferece gratuitamente árvores de espécies autóctones a proprietários florestais localizados nas Faixas de Gestão de Combustível (FGC) — zonas estratégicas de proteção contra incêndios junto a estradas, edifícios isolados e aglomerados populacionais.

Internacional 19 Dezembro, 2025

Portugal e Brasil simplificam reconhecimento de cartas de condução

O Governo aprovou em Conselho de Ministros, o Acordo entre Portugal e Brasil para o reconhecimento mútuo das cartas de condução. A medida visa simplificar os procedimentos e facilitar a vida de cidadãos que residem ou trabalham em ambos os países.

Nacional 19 Dezembro, 2025

PJ detém três jovens por roubo agravado e sequestro em Viana do Castelo

A Polícia Judiciária (PJ) deteve três jovens, com idades entre os 17 e os 21 anos, suspeitos da prática dos crimes de roubo agravado e sequestro ocorridos na tarde de 6 de novembro, na cidade de Viana do Castelo.

Música 19 Dezembro, 2025

Jarojupe atuam hoje em concerto acústico integrado na animação de Natal de Viana do Castelo

A banda vianense Jarojupe realiza hoje, sexta-feira, 19 de dezembro, um concerto acústico nos Paços do Concelho de Viana do Castelo, com início marcado para as 18h00, no âmbito da programação de animação de Natal promovida pelo município.

Regional 19 Dezembro, 2025

Viana TV promove Natal em Viana do Castelo com programa em direto da Praça da República

A Viana TV vai assinalar a quadra festiva com um programa especial de Natal, a transmitir em direto da Praça da República, em Viana do Castelo, esta sexta-feira, 19 de dezembro, entre as 16h00 e as 18h00.