Logo
Regional

Presidente de Viana apela a esforço conjunto para “dar a robustez que a democracia precisa”

25 Abril, 2024 | 19:06
Partilhar
Viana TV
2 min. leitura

O Teatro Municipal Sá de Miranda foi, esta manhã, palco da Sessão Solene Comemorativa dos 50 anos do 25 de abril de 1974 promovida pela Câmara Municipal de Viana do Castelo e pela Assembleia Municipal.

No encerramento da cerimónia, o presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, Luís Nobre, afirmou que “a democracia é um exercício de todos” e que só o esforço conjunto permitirá “dar a robustez que a nossa democracia precisa”, assumindo que, para tal, “é preciso escutar e assimilar as preocupações e inquietudes dos nossos concidadãos”.

“Abril aconteceu para unir e não para desintegrar ou estabelecer hierarquias sociais e políticas. Garantiu-nos desenvolvimento e igualdade. Não é um modelo de país ou sociedade acabado, porque o desenvolvimento e a igualdade estão continuamente em mutação. Tenhamos memória, inteligência coletiva e audácia de dar continuidade a este processo e valor. Só depende de cada um de nós, porque Abril não é de ninguém, continua a ser de todos e com futuro, pela ação de cada um nós”, considerou ainda Luís Nobre.

Antes, a presidente da Assembleia Municipal de Viana do Castelo, Flora Silva, inaugurou a cerimónia comemorativa dizendo que “hoje, Portugal inteiro está em festa”, considerando que este é “um dia particularmente feliz, carregado de simbolismo e emoção”.

“Torna-se imprescindível levantar a bandeira dos ideais e dos valores de Abril e sermos nós os guardiões da liberdade”, vaticinou a Presidente da Assembleia Municipal.

A sessão solene integrou ainda a conferência “Conhecimento: Pilar da Democracia”, por Alexandre Quintanilha, investigador na área da Física e professor catedrático jubilado. Após se ter jubilado como docente e investigador universitário, entre 2015 e 2024, foi deputado na Assembleia da República, onde presidiu à Comissão de Educação e Ciência. É atualmente presidente do conselho científico do Pavilhão do Conhecimento.

Na sua intervenção, Alexandre Quintanilha abordou o Conhecimento como o Pilar da Democracia. “As democracias estão, neste momento, enfraquecidas, e é preciso robustece-las”, considerou, defendendo que só com população devidamente consciente e informada é que a Democracia pode ser cimentada, tendo como foco a responsabilização individual, social, ambiental, entre outras.

Recorde-se que Viana do Castelo está a assinalar os 50 anos da Revolução dos Cravos com cerca de 200 iniciativas promovidas pelo município e entidades diversas, entre teatro, cinema, oficinas, concertos, conferências, murais, esculturas e muito mais, até final do ano. O programa das Comemorações dos 50 anos do 25 de Abril de 1974 reúne várias associações de índole cultural, desportiva e social e instituições vianenses.

O objetivo passa por ir além da evocação da data, envolvendo os agentes locais e o território e gerando uma reflexão em vários domínios, entre educação, cultura, ciência e outros, sobre os ganhos dos 50 anos de democracia e liberdade. É também objetivo da autarquia incorporar a temática nos eventos que são promovidos e nos protocolos de apoio ao associativismo.

Programas de Autor

Episódios Recentes Ver Mais

Notícias

Regional 14 Dezembro, 2025

Eurocidade Tui-Valença lança Calendário 2026 em ação solidária

A Eurocidade Tui-Valença apresenta o Calendário 2026, uma iniciativa solidária que pretende envolver as comunidades de ambos os municípios no apoio às famílias mais necessitadas. Esta ação reforça o compromisso da Eurocidade com a cooperação transfronteiriça e com a promoção de valores de entreajuda e responsabilidade social.

Internacional 13 Dezembro, 2025

Bela Trama leva música de Viana do Castelo às dunas do Saara

A banda Bela Trama, natural de Viana do Castelo, protagonizou um momento singular ao atuar em pleno deserto do Saara, nas imponentes dunas de Erg Chebbi, em Merzouga (Marrocos).

Regional 13 Dezembro, 2025

Ponte da Barca celebra Natal com exposição de velas nos Paços do Concelho

Ponte da Barca inaugurou a exposição de Velas de Natal, que pode ser visitada nos Paços do Concelho até ao início de janeiro de 2026. A iniciativa resulta de um desafio lançado pelo Município à comunidade e reúne trabalhos de escolas, IPSS, APPACDM e população em geral.

Cultura 13 Dezembro, 2025

Viana do Castelo despede-se de Capital da Cultura do Eixo Atlântico com concerto de Rodrigo Leão

Viana do Castelo encerra este sábado, 13 de novembro, o título de Capital da Cultura do Eixo Atlântico com uma cerimónia especial no Teatro Municipal Sá de Miranda, marcada para as 21h00.

Regional 13 Dezembro, 2025

Igreja de São Domingos recebe “Adoração dos Reis Magos” com presépio vivo e concerto de Natal

A Igreja de São Domingos, em Viana do Castelo, será palco, no próximo dia 6 de janeiro de 2026, da tradicional “Adoração dos Reis Magos”, um dos momentos mais emblemáticos das celebrações natalícias no concelho. O evento está marcado para as 21h30 e promete voltar a encher o templo de público.

Desporto 13 Dezembro, 2025

Liga Feminina Placard regressa este sábado a Viana do Castelo com duelo de gigantes

A Liga Feminina Placard está de volta este sábado, 13 de dezembro, após a longa paragem motivada pela realização do Mundial de Futsal Feminino. O Pavilhão Municipal José Natário volta a ganhar vida às 18h00, com um dos jogos mais aguardados da jornada: o vice-campeão Santa Luzia recebe o atual campeão nacional Nun’Álvares.

Cultura 13 Dezembro, 2025

João Baião apresenta “Baião d’Oxigénio” em Viana do Castelo

O Teatro Municipal Sá de Miranda recebe, nos próximos dias 26 e 27 de dezembro, o espetáculo “Baião d’Oxigénio”, com início marcado para as 21h00. João Baião promete levar ao palco uma mistura de música, humor e emoção, numa produção pensada para toda a família.