O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, parabenizou os ciclistas Iúri Leitão, ouro em scratch, e Ivo Oliveira, prata em perseguição individual, pelas mais recentes medalhas nacionais nos Europeus de pista.
“Em mais um dia de competição nos Campeonatos da Europa de ciclismo de pista, Portugal conquista mais um título europeu por Iúri Leitão no scratch e uma prata por Ivo Oliveira na perseguição individual, medalhas que merecem o reconhecimento e as calorosas felicitações do Presidente da República”, refere uma mensagem divulgada no sítio oficial da Presidência da República na Internet.
Iúri Leitão, de 26 anos, revalidou o título europeu de scratch em Heusden-Zolder, na Bélgica, superiorizando-se ao neerlandês Vincent Hoppezak, segundo, e ao britânico William Tidball, terceiro, quase 24 horas depois de ter triunfado na corrida por pontos.
Campeão olímpico de madison em Paris2024, ao lado de Rui Oliveira, e medalha de prata no omnium na mesma edição dos Jogos, o ciclista natural de Viana do Castelo atingiu o nono pódio em Europeus de elites e repetiu os êxitos de 2020, 2022 e 2024 em scratch.
Pouco depois, Ivo Oliveira sagrou-se vice-campeão de perseguição individual, ao perder na final com o britânico Josh Charlton, que viu o compatriota Michael Gill fechar o pódio.
O ciclista de Vila Nova de Gaia, de 28 anos, conquistou a quinta medalha em Campeonatos da Europa de elites, num currículo em que já ostentava um ouro (2020) e duas pratas em perseguição individual (2017 e 2018) e uma prata em madison (2020).
Portugal passou a somar cinco pódios na 16.ª edição dos Europeus, que decorrem entre quarta-feira e domingo, em Heusden-Zolder, numa senda iniciada com a prata de Rui Oliveira, irmão gémeo de Ivo, na eliminação e o bronze de Maria Martins em scratch.
“Estes cinco pódios já obtidos pela nossa seleção nos três primeiros dias de competição só foram possíveis com um trabalho de enorme compromisso e entrega dos nossos ciclistas, a quem o Presidente da República congratula e reitera os desejos das maiores felicidades para as restantes provas”, termina a mensagem Marcelo Rebelo de Sousa.
O novo Conselho Técnico-Científico da Escola Superior de Desporto e Lazer (ESDL) do Instituto Politécnico de Viana do Castelo (IPVC) tomou posse esta terça-feira, num ato que reforça o papel da escola na investigação e desenvolvimento académico.
A Comunidade Intermunicipal do Alto Minho (CIM) aprovou um orçamento de 17,7 milhões de euros para 2026, um aumento de cerca de 7% face a 2025. Cerca de 50% da despesa destina-se aos transportes, incluindo obrigações de serviço público, passes gratuitos para jovens e redução tarifária.
O executivo municipal de Viana do Castelo aprovou, por unanimidade, a abertura de concurso público para a aquisição de duas viaturas de recolha de resíduos, incluindo um equipamento 100% elétrico para biorresíduos.
A Câmara Municipal de Caminha aprovou o Regulamento de Acesso, de Atribuição e de Gestão da Habitação Municipal, que define os critérios para a atribuição de habitações em regime de arrendamento apoiado. O documento foi publicado no Diário da República e estabelece um quadro objetivo para apoiar famílias e pessoas em situação de vulnerabilidade habitacional.
A maioria dos portugueses que construiu casa nos últimos dois anos conseguiu cumprir prazos e orçamentos, segundo o estudo “Construir Casa: Motivações e experiências de quem construiu casa”, realizado pela UCI com a SPIRITUC.
O Sporting deu esta noite uma das maiores provas de força da sua campanha europeia ao vencer em Alvalade o Paris Saint-Germain, detentor do cetro europeu, por 2-1, resultado que garante, no mínimo, a presença no play-off de acesso aos oitavos de final da Liga dos Campeões.
A seleção nacional de andebol garantiu esta terça-feira, 20 de janeiro, a qualificação para a Ronda Principal do Campeonato da Europa de 2026, depois de uma vitória histórica frente à anfitriã e tetracampeã mundial Dinamarca, por 31-29, na terceira jornada do Grupo B.