O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, parabenizou os ciclistas Iúri Leitão, ouro em scratch, e Ivo Oliveira, prata em perseguição individual, pelas mais recentes medalhas nacionais nos Europeus de pista.
“Em mais um dia de competição nos Campeonatos da Europa de ciclismo de pista, Portugal conquista mais um título europeu por Iúri Leitão no scratch e uma prata por Ivo Oliveira na perseguição individual, medalhas que merecem o reconhecimento e as calorosas felicitações do Presidente da República”, refere uma mensagem divulgada no sítio oficial da Presidência da República na Internet.
Iúri Leitão, de 26 anos, revalidou o título europeu de scratch em Heusden-Zolder, na Bélgica, superiorizando-se ao neerlandês Vincent Hoppezak, segundo, e ao britânico William Tidball, terceiro, quase 24 horas depois de ter triunfado na corrida por pontos.
Campeão olímpico de madison em Paris2024, ao lado de Rui Oliveira, e medalha de prata no omnium na mesma edição dos Jogos, o ciclista natural de Viana do Castelo atingiu o nono pódio em Europeus de elites e repetiu os êxitos de 2020, 2022 e 2024 em scratch.
Pouco depois, Ivo Oliveira sagrou-se vice-campeão de perseguição individual, ao perder na final com o britânico Josh Charlton, que viu o compatriota Michael Gill fechar o pódio.
O ciclista de Vila Nova de Gaia, de 28 anos, conquistou a quinta medalha em Campeonatos da Europa de elites, num currículo em que já ostentava um ouro (2020) e duas pratas em perseguição individual (2017 e 2018) e uma prata em madison (2020).
Portugal passou a somar cinco pódios na 16.ª edição dos Europeus, que decorrem entre quarta-feira e domingo, em Heusden-Zolder, numa senda iniciada com a prata de Rui Oliveira, irmão gémeo de Ivo, na eliminação e o bronze de Maria Martins em scratch.
“Estes cinco pódios já obtidos pela nossa seleção nos três primeiros dias de competição só foram possíveis com um trabalho de enorme compromisso e entrega dos nossos ciclistas, a quem o Presidente da República congratula e reitera os desejos das maiores felicidades para as restantes provas”, termina a mensagem Marcelo Rebelo de Sousa.
Cerca de 3500 atletas encheram Viana do Castelo para a 12ª Edição da Corrida São Silvestre. O atleta Alex Figueiredo, do Sport Lisboa e Benfica, venceu a prova masculina (28.43), e Monica Silva do Clube Atlético de Macedo de Cavaleiros, ganhou a prova feminina (34:46).
É já este sábado, 27 de dezembro, que a comunidade courense se reúne para uma das iniciativas mais aguardadas das festividades natalícias: o tradicional Concerto de Natal, que este ano acontece na belíssima Igreja Ecce Homo, em Padornelo, Paredes de Coura, a partir das 21h00.
A passagem para o Ano Novo deverá ser marcada por tempo tendencialmente seco e temperaturas dentro do normal para a época, de acordo com as previsões do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).
O Centro Cultural de Viana do Castelo recebe, de 30 de janeiro a 1 de fevereiro, mais uma edição do Festival de Dança de Viana do Castelo, um evento que promete três dias intensos dedicados à arte do movimento, à formação e ao espetáculo.
Viana do Castelo recebe este sábado, às 17h30, o candidato presidencial João Cotrim de Figueiredo, apoiado pela Iniciativa Liberal (IL), que marcará presença na tradicional corrida de São Silvestre, integrada na sua agenda de campanha para as eleições presidenciais de 2026.
O funeral de Ângela Pereira, jovem natural de Viana do Castelo que lutava contra uma doença grave, realiza-se este sábado, na Igreja Paroquial de Afife, no concelho de Viana do Castelo.
Viana do Castelo acolhe, a partir de hoje, a 14.ª edição do Viana Volley Cup, um dos maiores torneios de voleibol da região. O evento, organizado pelo Clube de Voleibol de Viana, reúne centenas de atletas, treinadores e adeptos, combinando competição e convívio.