O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, felicitou o ciclista Iúri Leitão pela conquista, na sexta-feira, do título europeu do scratch, disciplina de ciclismo de pista, durante o Campeonato da Europa em Apeldoorn, Países Baixos.
“Com esta terceira conquista da medalha de ouro em Europeus, após os títulos em 2020 e 2022, e do título mundial de omnium em 2023, Iúri Leitão alcança mais um grande feito para o ciclismo português, que eleva e engrandece o desporto nacional e muito orgulha o Presidente da República e todos os Portugueses”, pode ler-se na mensagem divulgada na página oficial da Presidência da República.
Na sexta-feira, o ciclista luso, de 25 anos, terminou a prova em 16.40 minutos, a uma média de 54 quilómetros por hora, e teve um arranque determinante a nove voltas do fim para selar o título.
Leitão, natural de Viana do Castelo, bateu o austríaco Tim Wafler, segundo após retificação dos comissários da classificação, e o dinamarquês Tobias Hansen, terceiro, para dar a Portugal a primeira medalha nesta edição dos Europeus.
O atual campeão do mundo de omnium, uma disciplina olímpica, soma este título europeu aos já conquistados, na mesma disciplina, em 2020 e 2022, arrecadando a sétima medalha em campeonatos da Europa.
Em 2021, Rui Oliveira foi o campeão da Europa desta disciplina, mas Leitão passou a ser o único tricampeão europeu de scratch, acima dos dois ouros do espanhol Sebastian Mora.
A nova equipa dirigente da Cáritas Diocesana de Viana do Castelo tomou posse no passado dia 20 de janeiro, numa cerimónia realizada no Convento de São Domingos, em Viana do Castelo. O ato foi presidido pelo Bispo da Diocese, D. João Lavrador, que conferiu posse aos órgãos sociais para um novo mandato com a duração de três anos.
Apesar de a depressão Kristin ter afetado principalmente o centro e sul do país, o impacto em Viana do Castelo tem sido reduzido. Ainda assim, o município reforça a sua total disponibilidade para ajudar os mais atingidos.
Fernando Mamede, uma das maiores figuras da história do atletismo português e natural de Beja, faleceu esta terça-feira aos 74 anos.
A Quercus – Associação Nacional de Conservação da Natureza manifestou esta semana preocupação com declarações recentes do Ministro da Agricultura dirigidas aos dirigentes do Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF). A associação considera que o episódio não deve ser visto como um simples lapso de linguagem, mas sim como um sinal político que ameaça a autonomia técnica do instituto.
O Governo confirmou esta quarta-feira a morte de duas pessoas na sequência dos efeitos da tempestade Kristin, que atingiu várias regiões do país, provocando danos significativos em infraestruturas, equipamentos e redes de abastecimento.
Um homem, com cerca de 40 anos, foi resgatado na manhã desta quinta-feira da Ínsua da Lapela, no concelho de Monção, depois de ter ficado isolado devido à subida do caudal do rio Minho, na sequência do mau tempo.
Os Bombeiros Sapadores de Viana do Castelo participaram, entre os dias 22 e 23 de janeiro, numa ação de treino em montanha na Serra da Estrela, em parceria com outras forças de socorro.