Logo
Nacional

Presidente da República elogia vida e obra do Papa Francisco que associa aos valores de Abril

25 Abril, 2025 | 13:50
Partilhar
Viana TV
1 min. leitura

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, elogiou hoje a vida e obra do Papa Francisco, "sem recusas, sem ódios", e defendeu que a sua mensagem tem tudo a ver com os valores do 25 de Abril de 1974.

O chefe de Estado discursava na sessão solene comemorativa do 51.º aniversário do 25 de Abril de 1974, na Assembleia da República, em dia de luto nacional pela morte do Papa Francisco.

“Falarei, pois, de Francisco e do que a sua vida e obra pode ter a ver com o que significou e pode significar o 25 de Abril”, declarou Marcelo Rebelo de Sousa, no início da sua décima e última intervenção como Presidente nesta data histórica.

Comparando a conjuntura global atual com o contexto em que ocorreu o 25 de Abril, há meio século, interrogou: “Como não deparar nas palavras de Francisco com a defesa desses valores estropiados há 50 anos?”.

Segundo Marcelo Rebelo de Sousa, os “apelos de Francisco, durante doze anos e até há cinco dias” estão relacionados com “alguns dos mesmos dramas, ou outros iguais ou maiores, tornando ainda mais urgentes a paz, a justiça, a luta contra a pobreza”.

Na parte final do seu discurso, o Presidente da República perguntou “o que têm a ver os factos, os problemas e o modo de Francisco de com eles lidar, ou seja, o espírito e o espírito vivido, o que é que tem a ver com o 25 de Abril”, e deu a resposta.

“Tudo, tudo: dignidade humana, paz, justiça, liberdade, igualdade, solidariedade, fraternidade, abertura, inclusão, serviço dos outros, preferência pelos ignorados, omitidos e silenciados”, defendeu.

Programas de Autor

Episódios Recentes Ver Mais

Notícias

Desporto 14 Janeiro, 2026

PSP de Viana do Castelo promove ação de sensibilização sobre Violência no Desporto

O Comando Distrital da PSP de Viana do Castelo realizou uma ação de sensibilização subordinada ao tema “Violência no Desporto”, dirigida à comunidade escolar da Escola Secundária de Monserrate.

Internacional 14 Janeiro, 2026

Amnistia Internacional alerta para violações de direitos humanos em várias regiões do mundo

A Amnistia Internacional divulgou o seu habitual “Dois Minutos para os Direitos Humanos”, chamando a atenção para situações graves e urgentes que continuam a afetar milhões de pessoas em diferentes partes do mundo, desde a discriminação racial sistémica até conflitos armados, ameaças a povos indígenas e possíveis crimes internacionais.

Regional 13 Janeiro, 2026

Abastecimento de água com perturbações em Afife esta quarta-feira

O abastecimento de água poderá sofrer perturbações, com possibilidade de interrupção, esta quarta-feira, dia 14 de janeiro, entre as 9h30 e as 11h30, numa zona da freguesia de Afife, no concelho de Viana do Castelo.

Nacional 13 Janeiro, 2026

Escola Secundária de Monserrate vence Prémio Reportagem do Parlamento dos Jovens

A Escola Secundária de Monserrate brilhou no Parlamento dos Jovens ao vencer o Prémio Reportagem Nacional na categoria Multimédia. O trabalho premiado foi desenvolvido pela aluna Caetana Sílvia, que representou a escola na Sessão Nacional 2024/2025.

Regional 13 Janeiro, 2026

Homem detido após vandalizar janelas do Tribunal de Viana do Castelo

Um homem de 51 anos foi detido pela PSP na madrugada desta terça-feira após vandalizar o edifício do Tribunal de Viana do Castelo, localizado na Avenida dos Combatentes da Grande Guerra.

Regional 13 Janeiro, 2026

Paredes de Coura reforça proteção civil com nova equipa de bombeiros profissionais

A Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Paredes de Coura reforçou esta semana a sua capacidade de resposta a emergências com a criação de uma segunda Equipa de Intervenção Permanente (EIP), que passa a contar com cinco novos bombeiros profissionais. Com esta expansão, o concelho passa a dispor de 10 elementos permanentes, elevando para 27 o total de profissionais ao serviço da população.

Regional 13 Janeiro, 2026

Arcos de Valdevez reforça frota de recolha de resíduos com viatura elétrica

O Município de Arcos de Valdevez deu mais um passo na modernização dos serviços de limpeza urbana com a aquisição de duas novas viaturas de recolha de resíduos, destacando-se uma viatura 100% elétrica, destinada à recolha de biorresíduos verdes provenientes de jardins, parques e outros espaços públicos municipais.