A APPACDM de Viana do Castelo recebeu a condecoração de Membro Honorário da Ordem do Mérito, pelos serviços prestados em favor das pessoas com deficiência ao longo de 50 anos.
Em comunicado, a Associação Portuguesa de Pais e Amigos do Cidadão Deficiente Mental (APPACDM) refere que o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, entregou as insígnias ao presidente da instituição, Luiz Carlos Costa.
“A APPACDM de Viana do Castelo fica muito honrada por ver o seu mérito reconhecido enquanto instituição de referência na construção de uma sociedade inclusiva”, refere a nota.
A cerimónia decorreu no antigo Picadeiro Real do Palácio de Belém.
No distrito de Viana do Castelo, a APPACDM dinamiza 13 CACI, 11 residências (cinco lares de apoio e seis lares residenciais), quatro polos de formação profissional, um centro educacional, um centro de emprego protegido, outro centro de recursos para a inclusão do Ministério da Educação, um centro de recursos para a inclusão do Instituto do Emprego e Formação Profissional (IEFP) e uma Equipa Local de Intervenção (ELI).
A instituição, com sede na capital do Alto Minho, tem mais de 900 utentes e emprega mais de 300 trabalhadores.
O espírito natalício já chegou a Valença e traz este ano uma campanha especial para incentivar as compras no comércio tradicional. A iniciativa, intitulada “Valença é Natal 2025”, permite aos clientes habilitarem-se a ganhar vales de compras ao realizarem compras nos estabelecimentos aderentes.
O Viana STARTS, único projeto nacional selecionado na primeira call da European Urban Initiative (EUI), voltou a destacar-se no panorama da inovação urbana ao marcar presença no encontro nacional “EUI | Ações Inovadoras”, promovido pela Direção-Geral do Território.
O presidente da Câmara de Viana do Castelo, Luís Nobre, lançou um alerta sério sobre o aumento “galopante e insustentável” dos custos de depósito de resíduos, defendendo que a situação já ultrapassa a capacidade de resposta dos municípios e exige uma intervenção urgente do Governo.
Viana do Castelo foi palco da 4ª edição do RE.VER, evento dedicado à fotografia contemporânea, realizado na Sala Experimental do Teatro Sá de Miranda. Organizado pela Oficina de Fotografia e coordenado por João Gigante da AO NORTE, o encontro reuniu fotógrafos, artistas e público em torno de debates, exposições e projeções que exploram a imagem como forma de arte e comunicação.
Valença voltou a brilhar no panorama empresarial nacional. Dez empresas do concelho foram distinguidas com o Estatuto PME Excelência 2024, um dos mais importantes reconhecimentos atribuídos ao tecido empresarial português.
Uma operação da Polícia Judiciária, conduzida pela Diretoria do Norte, resultou na detenção de sete suspeitos e na constituição de 45 arguidos, no âmbito de uma investigação sobre associação criminosa, branqueamento de capitais, fraude fiscal e falsificação de documentos.
A Câmara Municipal de Viana do Castelo entregou as primeiras 17 escrituras relativas a habitações situadas no Lugar da Costeira, em Alvarães, dando início ao processo de legalização de uma Área Urbana de Génese Ilegal (AUGI) com mais de 50 anos.