O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, manifestou um "enorme orgulho" nos campeões olímpicos de madison, os ciclistas Iúri Leitão e Rui Oliveira, vencedores desta corrida de pista nos Jogos Olímpicos Paris2024.
“É com um sentimento de enorme orgulho, contentamento e satisfação que o Presidente da República felicita efusivamente os ciclistas Iúri Leitão e Rui Oliveira pela brilhante conquista da medalha de ouro na prova de madison, nos Jogos Olímpicos Paris2024, o sexto título olímpico e o primeiro do ciclismo na história de Portugal”, pode ler-se numa mensagem hoje divulgada.
Segundo Marcelo Rebelo de Sousa, “os campeões olímpicos venceram uma prova de extrema qualidade, cuja emoção deixou todos os portugueses sem fôlego”, e confirmou “o excelente percurso e elevado nível desportivo alcançado”, valorizando o ciclismo e o desporto nacional.
Lembra ainda o Presidente da República que Leitão, que foi vice-campeão olímpico do omnium dias antes, é o primeiro desportista português a vencer duas medalhas em Jogos Olímpicos numa mesma edição, “um patamar desportivo apenas reservado a poucos”.
“O Presidente Marcelo Rebelo de Sousa envia um forte abraço de parabéns aos ciclistas por esta marca inesquecível do desporto nacional, alicerçada num espírito vencedor e extraordinários méritos desportivos que enchem de orgulho os portugueses”, acrescenta o texto.
Depois da medalha de prata de Iúri Leitão no omnium, a dupla lusa somou hoje 55 pontos, nas 200 voltas à pista do Velódromo Saint-Quentin-en-Yvelines, mais oito do que a Itália, com Simone Consonni e Elia Viviani, segunda classificada, enquanto a Dinamarca, com Niklas Larsen e Michael Moerkoev, terminou no terceiro posto, com 41.
Na estreia lusa em provas masculinas de pista, Iúri Leitão e Rui Oliveira juntam-se a Carlos Lopes, Rosa Mota, Fernanda Ribeiro, Nélson Évora e Pedro Pichardo, todos campeões olímpicos no atletismo, somando de resto a 32.ª medalha portuguesa em Jogos Olímpicos, a quarta nesta edição.
O Centro Cultural de Viana do Castelo será, uma vez mais, palco do New Year 2026, um dos eventos de passagem de ano mais aguardados da região. Organizado pela Collective e pelo Santa Luzia Futebol Clube, o evento regressa pelo segundo ano consecutivo, prometendo uma noite de elegância, sofisticação e diversão.
O evento “Remember Luziamar”, previsto para se realizar no Club Lote 5, em Viana do Castelo, foi cancelado por falta de acordo entre a gerência do espaço e o detentor da marca registada.
Viana do Castelo vai acolher, de 18 a 21 de dezembro de 2025, o 1.º Festival Internacional de Guitarra Clássica “Cordas Douradas”, que promete reunir alguns dos mais prestigiados guitarristas nacionais e internacionais no Museu de Artes Decorativas.
A Associação Concelhia das Feiras Novas anunciou o lançamento do concurso para a criação do cartaz oficial das Feiras Novas 2026, de Ponte de Lima, uma das festas mais emblemáticas do País.
A APPACDM de Viana do Castelo foi distinguida com a entrega da Bandeira da Ética, do Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ) e do Plano Nacional de Ética no Desporto (PNED), numa cerimónia realizada a 9 de dezembro no Instituto Politécnico da Maia.
Tiago Brandão Rodrigues foi eleito Presidente do Conselho Geral do Instituto Politécnico de Viana do Castelo (IPVC), para o quadriénio 2025-2029.
Viana do Castelo foi este fim de semana o centro das decisões autárquicas nacionais. No encerramento do XXVII Congresso da Associação Nacional de Municípios Portugueses (ANMP), centenas de presidentes de câmara e vereadores aprovaram por esmagadora maioria uma resolução que define as medidas prioritárias para o mandato 2025-2029.