Logo
Desporto

Presidente da federação de ciclismo orgulhoso com prémio atribuído a Iúri Leitão

1 Novembro, 2024 | 14:25
Partilhar
Viana TV
1 min. leitura

O presidente da Federação Portuguesa de Ciclismo (FPC) expressou o orgulho por receber em nome de Iúri Leitão o prémio de melhor atleta português em Paris2024, definindo o duplo medalhado olímpico como “um embaixador do desporto” nacional.

“É um orgulho, porque, na verdade, é o sucesso do ciclismo e de toda a equipa, do staff. Obviamente que temos um campeão, um talento – ele e o Rui Oliveira. E, portanto, para mim, é uma grande satisfação estar em representação do Iúri nesta assembleia da ANOC”, revelou Delmino Pereira.

Iúri Leitão foi eleito o melhor atleta português em Paris2024 nos prémios da Associação dos Comités Olímpicos Nacionais (ANOC), depois de ter conquistado duas medalhas nos últimos Jogos Olímpicos, uma das quais de ouro.

Leitão tornou-se, ao lado de Rui Oliveira, o primeiro português a sagrar-se campeão olímpico fora do atletismo, com a dupla a vencer o madison, já depois de o ciclista de Viana do Castelo ter conquistado a prata em omnium.

O ciclista português, de 26 anos, esteve ausente dos ANOC Awards, com Delmino Pereira a receber o galardão por no Centro de Congressos do Estoril.

“O Iúri, neste momento, é uma vedeta do desporto português, é um corredor com enorme carisma, tem-se disponibilizado para estar em muitos eventos e coincidiu logo não poder estar neste, que também era importante”, lamentou.

Para o presidente da FPC, o vianense da Caja Rural é “um grande embaixador do ciclismo e do desporto português, que está disponível para colaborar para que este seja um momento de promoção do ciclismo e do desporto nacional”.

Delmino Pereira aproveitou ainda a oportunidade para recordar Paris2024, considerando que os Jogos “foram de grande sucesso para o desporto nacional e especialmente para o ciclismo”.

“Os próprios Jogos Olímpicos em si foram absolutamente maravilhosos, contudo tivemos um momento marcante, que foi o nosso presidente do Comité Olímpico de Portugal morrer no final dos Jogos. A tristeza que caiu na comitiva e principalmente nos atletas revelou um grande amor e respeito pelo presidente”, lembrou, referindo-se a José Manuel Constantino.

O antigo presidente do COP, que morreu em 11 de agosto, durante a cerimónia de encerramento de Paris2024, foi já hoje evocado na sessão de abertura da assembleia geral da ANOC, um dia depois de ter sido distinguido com o Troféu do Presidente do Comité Olímpico Internacional, a título póstumo, por Thomas Bach.

Programas de Autor

Episódios Recentes Ver Mais

Notícias

Nacional 6 Fevereiro, 2026

Depressão Marta traz chuva, neve e vento intenso a Portugal continental

Portugal continental vai começar a sentir na manhã de sábado os efeitos da depressão Marta, que vai trazer chuva intensa, vento forte, agitação marítima e neve nas zonas mais altas. O alerta é do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), que prevê condições adversas especialmente nas regiões do Sul e do Centro.

Desporto 6 Fevereiro, 2026

GD Areosense lança equipa de Walking Football para maiores de 50 anos

O GD Areosense acaba de lançar um novo projeto desportivo no clube: a equipa de Walking Football. Esta variante do futebol tem como objetivo incentivar a prática desportiva entre pessoas com mais de 50 anos, promovendo saúde, bem-estar e convívio social.

Desporto 6 Fevereiro, 2026

XLVII Rali à Lampreia promete adrenalina e sabores únicos em Monção

Monção prepara-se para receber, nos dias 21 e 22 de fevereiro de 2026, mais uma edição do Rali à Lampreia, um dos eventos mais emblemáticos do concelho, que combina a emoção do desporto automóvel com a tradição gastronómica local. O evento terá lugar na Praça Deu-la-Deu, reunindo participantes e visitantes numa celebração única da cultura e dos sabores de Monção.

Regional 6 Fevereiro, 2026

Viana do Castelo promove sessões públicas sobre alteração do Plano de Urbanização

A Câmara Municipal de Viana do Castelo vai realizar duas sessões públicas de apresentação da proposta de alteração ao Plano de Urbanização da Cidade, atualmente em período de discussão pública. A iniciativa pretende esclarecer a população e recolher contributos para o documento que orienta o desenvolvimento urbano do concelho.

Regional 6 Fevereiro, 2026

Castro da Idade do Ferro descoberto em Arcos de Valdevez

Um castro da Idade do Ferro, posteriormente romanizado, foi identificado em Arcos de Valdevez após a primeira escavação científica realizada no local. O sítio arqueológico, designado Castro de Eiras, apresenta elevado potencial científico e patrimonial.

Regional 6 Fevereiro, 2026

Obras na Ponte Eiffel suspensas esta noite e trânsito mantém-se aberto

Os trabalhos de conservação em curso na Ponte Eiffel, em Viana do Castelo, vão estar suspensos esta noite, informou a Infraestruturas de Portugal (IP). Como consequência, não será realizado o corte de trânsito automóvel habitualmente previsto para o período noturno.

Regional 6 Fevereiro, 2026

Workshop “Coração de Filigrana” assinala São Valentim em Viana do Castelo

O Dia de São Valentim vai ser celebrado de forma única em Viana do Castelo com o workshop “Coração de Filigrana”, que se realiza no sábado, 14 de fevereiro, entre as 14h30 e as 18h30, no Hotel D. Aninhas. A iniciativa permite à comunidade aprender a arte da filigrana certificada, uma das expressões mais marcantes da Romaria d’Agonia.