O presidente da Federação Portuguesa de Ciclismo (FPC) expressou o orgulho por receber em nome de Iúri Leitão o prémio de melhor atleta português em Paris2024, definindo o duplo medalhado olímpico como “um embaixador do desporto” nacional.
“É um orgulho, porque, na verdade, é o sucesso do ciclismo e de toda a equipa, do staff. Obviamente que temos um campeão, um talento – ele e o Rui Oliveira. E, portanto, para mim, é uma grande satisfação estar em representação do Iúri nesta assembleia da ANOC”, revelou Delmino Pereira.
Iúri Leitão foi eleito o melhor atleta português em Paris2024 nos prémios da Associação dos Comités Olímpicos Nacionais (ANOC), depois de ter conquistado duas medalhas nos últimos Jogos Olímpicos, uma das quais de ouro.
Leitão tornou-se, ao lado de Rui Oliveira, o primeiro português a sagrar-se campeão olímpico fora do atletismo, com a dupla a vencer o madison, já depois de o ciclista de Viana do Castelo ter conquistado a prata em omnium.
O ciclista português, de 26 anos, esteve ausente dos ANOC Awards, com Delmino Pereira a receber o galardão por no Centro de Congressos do Estoril.
“O Iúri, neste momento, é uma vedeta do desporto português, é um corredor com enorme carisma, tem-se disponibilizado para estar em muitos eventos e coincidiu logo não poder estar neste, que também era importante”, lamentou.
Para o presidente da FPC, o vianense da Caja Rural é “um grande embaixador do ciclismo e do desporto português, que está disponível para colaborar para que este seja um momento de promoção do ciclismo e do desporto nacional”.
Delmino Pereira aproveitou ainda a oportunidade para recordar Paris2024, considerando que os Jogos “foram de grande sucesso para o desporto nacional e especialmente para o ciclismo”.
“Os próprios Jogos Olímpicos em si foram absolutamente maravilhosos, contudo tivemos um momento marcante, que foi o nosso presidente do Comité Olímpico de Portugal morrer no final dos Jogos. A tristeza que caiu na comitiva e principalmente nos atletas revelou um grande amor e respeito pelo presidente”, lembrou, referindo-se a José Manuel Constantino.
O antigo presidente do COP, que morreu em 11 de agosto, durante a cerimónia de encerramento de Paris2024, foi já hoje evocado na sessão de abertura da assembleia geral da ANOC, um dia depois de ter sido distinguido com o Troféu do Presidente do Comité Olímpico Internacional, a título póstumo, por Thomas Bach.
A Câmara Municipal de Vila Nova de Cerveira aprovou esta quinta-feira, por maioria, as Grandes Opções do Plano e o Orçamento Municipal para 2026, no valor total de 29,9 milhões de euros. O montante representa um aumento de 12,6% face ao ano anterior, impulsionado sobretudo pela execução de projetos financiados pelo PT2030, PRR e outros programas comunitários.
Ponte de Lima celebra amanhã, 29 de novembro, os 900 anos do Foral Teresiano com uma oficina dedicada aos Quadros do Samiguel de Cabaços, manifestação tradicional que combina religiosidade e cultura rural durante a época das colheitas.
A partir deste sábado, 29 de novembro, os tradicionais “Pinheirinhos de Natal” já podem ser levantados gratuitamente no Mercado Municipal de Viana do Castelo.
A Direção do Atlético Clube de Caminha (ACC) manifestou surpresa perante a decisão anunciada, de desistência da equipa sénior Atlético Clube de Caminha – Futebol SDQ do Campeonato da 1.ª Divisão da Associação de Futebol de Viana do Castelo.
É hoje que Valença se transforma no paraíso dos chocólatras. A partir das 14h00, as portas da Fortaleza de Chocolate abrem-se para 11 dias de pura magia, aromas irresistíveis de cacau e uma tentação irresistível para miúdos e graúdos. O evento prolonga-se até 8 de dezembro e promete fazer as delícias de todos os visitantes.
A Câmara Municipal de Viana do Castelo realizou uma ação de formação especializada dirigida aos operadores da nova máquina de rastos recentemente adquirida ao abrigo do PRR – Proteção Civil e Gestão Integrada de Riscos.
Um grupo de moradores da freguesia de Santa Marta de Portuzelo contestou na terça-feira, no período aberto ao público da reunião de Câmara de Viana do Castelo, a instalação de uma antena de telecomunicações 5G na Rua Alto Xisto, a cerca de 100 metros de habitações.