Logo
Desporto

Presidente da federação de ciclismo orgulhoso com prémio atribuído a Iúri Leitão

1 Novembro, 2024 | 14:25
Partilhar
Viana TV
1 min. leitura

O presidente da Federação Portuguesa de Ciclismo (FPC) expressou o orgulho por receber em nome de Iúri Leitão o prémio de melhor atleta português em Paris2024, definindo o duplo medalhado olímpico como “um embaixador do desporto” nacional.

“É um orgulho, porque, na verdade, é o sucesso do ciclismo e de toda a equipa, do staff. Obviamente que temos um campeão, um talento – ele e o Rui Oliveira. E, portanto, para mim, é uma grande satisfação estar em representação do Iúri nesta assembleia da ANOC”, revelou Delmino Pereira.

Iúri Leitão foi eleito o melhor atleta português em Paris2024 nos prémios da Associação dos Comités Olímpicos Nacionais (ANOC), depois de ter conquistado duas medalhas nos últimos Jogos Olímpicos, uma das quais de ouro.

Leitão tornou-se, ao lado de Rui Oliveira, o primeiro português a sagrar-se campeão olímpico fora do atletismo, com a dupla a vencer o madison, já depois de o ciclista de Viana do Castelo ter conquistado a prata em omnium.

O ciclista português, de 26 anos, esteve ausente dos ANOC Awards, com Delmino Pereira a receber o galardão por no Centro de Congressos do Estoril.

“O Iúri, neste momento, é uma vedeta do desporto português, é um corredor com enorme carisma, tem-se disponibilizado para estar em muitos eventos e coincidiu logo não poder estar neste, que também era importante”, lamentou.

Para o presidente da FPC, o vianense da Caja Rural é “um grande embaixador do ciclismo e do desporto português, que está disponível para colaborar para que este seja um momento de promoção do ciclismo e do desporto nacional”.

Delmino Pereira aproveitou ainda a oportunidade para recordar Paris2024, considerando que os Jogos “foram de grande sucesso para o desporto nacional e especialmente para o ciclismo”.

“Os próprios Jogos Olímpicos em si foram absolutamente maravilhosos, contudo tivemos um momento marcante, que foi o nosso presidente do Comité Olímpico de Portugal morrer no final dos Jogos. A tristeza que caiu na comitiva e principalmente nos atletas revelou um grande amor e respeito pelo presidente”, lembrou, referindo-se a José Manuel Constantino.

O antigo presidente do COP, que morreu em 11 de agosto, durante a cerimónia de encerramento de Paris2024, foi já hoje evocado na sessão de abertura da assembleia geral da ANOC, um dia depois de ter sido distinguido com o Troféu do Presidente do Comité Olímpico Internacional, a título póstumo, por Thomas Bach.

Programas de Autor

Episódios Recentes Ver Mais

Notícias

Desporto 15 Fevereiro, 2026

Santa Luzia vence em Espinho e consolida 4.º lugar na Liga Feminina de Futsal

O Santa Luzia FC venceu (0-1) a Novasemente, em partida da 16.ª jornada da Liga Feminina Placard de Futsal disputada em Espinho, reforçando a posição entre os primeiros classificados.

Regional 15 Fevereiro, 2026

Mais de 1100 crianças animam Corso Carnavalesco Infantil de Valença

Valença recebeu na sexta-feira, 13 de fevereiro, o Corso Carnavalesco Infantil, que encheu de cor, música e fantasia o Pavilhão Municipal. A iniciativa reuniu mais de 1100 crianças de diversos jardins de infância e escolas básicas, numa celebração do Carnaval junto da comunidade educativa e das famílias.

Cultura 14 Fevereiro, 2026

Teatro do Noroeste lança projeto Capaciteatro para inclusão social no Alto Minho

O Teatro do Noroeste – Centro Dramático de Viana está a implementar o projeto Capaciteatro, uma iniciativa inovadora que utiliza o teatro como ferramenta de inclusão social, com o objetivo de capacitar cerca de dois mil profissionais do Alto Minho ao longo de 24 meses.

Regional 14 Fevereiro, 2026

Alto Minho aposta em 52 novas PME com investimento de 10,5 milhões de euros

A Comunidade Intermunicipal (CIM) do Alto Minho aprovou a criação de 52 novas Micro e Pequenas Empresas (PME) no distrito de Viana do Castelo, num investimento total de 10,5 milhões de euros.

Desporto 14 Fevereiro, 2026

Conselho de Disciplina dá vitória ao Monção após infração disciplinar do Vilaverdense

O Desportivo de Monção venceu administrativamente o encontro frente ao Vilaverdense SAD, referente à 17.ª jornada do Campeonato de Portugal, após decisão do Conselho de Disciplina da Federação Portuguesa de Futebol.

Regional 14 Fevereiro, 2026

Setor da pesca parado há semanas coloca profissionais do Alto Minho em situação crítica

A atividade piscatória no litoral norte e no Troço Internacional do Rio Minho está parada há várias semanas devido aos temporais que têm afetado a região desde o início de janeiro, deixando dezenas de pescadores e mariscadores sem rendimento.

Desporto 14 Fevereiro, 2026

Viana Motor Clube reabre Pista de Slot Cars e convida comunidade a participar

O VMC – Viana Motor Clube, reconhecido na região pelos seus eventos ligados ao desporto motorizado e aos automóveis clássicos, reactivou recentemente a sua pista de Slot Cars, abrindo-a ao público até final do mês de fevereiro.