Logo
Desporto

Presidente da federação afirma que Fernando Pimenta “é o melhor atleta português de sempre”

1 Outubro, 2023 | 11:20
Partilhar
Eduarda Alves
2 min. leitura

O presidente da Federação Portuguesa de Canoagem (FPC), Vítor Félix, considerou que Fernando Pimenta é “o melhor atleta português de sempre”.

“Além das 136 medalhas internacionais, Fernando Pimenta é o desportista nacional com mais títulos de campeão da Europa e do mundo, além das duas medalhas olímpicas. E é o único em Portugal com três títulos mundiais, além de ser pódio desde os 500 metros às maratonas”, justificou.

O dirigente falava após a homenagem da Câmara Municipal de Ponte de Lima a Fernando Pimenta, por mais uma época repleta de êxitos, destacando-se o título mundial no olímpico K1 1.000 metros.

“Não é por lhe faltar a medalha [de ouro] olímpica que todos desejam, para se juntar aos campeões do atletismo, mas são os resultados desportivos e a consistência desde 2009 até agora, sempre em posições de pódio. Não conheço atletas portugueses com estas características”, vincou.

Vítor Félix confidenciou que, depois de um “desabafo” nas redes sociais pelo facto do Presidente da República não homenagear Fernando Pimenta e outros atletas, de diferentes modalidades, igualmente com títulos europeus e mundiais, surgiu a promessa de que algo seria feito.

“O Presidente prometeu receber os atletas medalhados nos Jogos Europeus e Jogos Mundiais Universitários, mas não passou de uma promessa. Passaram dois meses dos primeiros e um dos segundos e não houve qualquer tentativa de os receber. Mais uma vez caiu em saco roto a nossa demanda por este reconhecimento justo”, lamentou.

De igual forma, queixou-se pelo facto de a federação que preside ser “apenas a 15.ª no ranking do financiamento público desportivo”, recordando os muitos “resultados de excelência” da canoagem, que recentemente viu também João Ribeiro e Messias Baptista sagrarem-se campeões do mundo em K2 500 metros, que fazem parte do programa de Paris2024.

“Os resultados desportivos não se transformam no reconhecimento no financiamento público”, criticou, lembrando que a sua federação “com pouco continua a fazer muito”.

O autarca limiano, Vasco Ferraz, realçou o “excecional atleta e feitos extraordinários” que Fernando Pimenta alcançou juntamente com o seu treinador Hélio Lucas, em êxitos feitos com “sangue, suor e lágrimas, bem como com sacrifícios pessoais e muitas batalhas”.

Sublinhou o “comprometimento e dedicação” de ambos à canoagem e destacou Fernando Pimenta como “uma força de natureza e de trabalho”.

O presidente do Comité Olímpico de Portugal, José Manuel Constantino, enviou um vídeo no qual elogiou “mais uma época desportiva excecional” e revelou a sua “expectativa e esperança” de que Pimenta atinja o seu maior sonho, ser campeão olímpico.

 

A Blisq Creative é uma agência de comunicação, especialista em planeamento estratégico, marketing digital, design e web. Orientamo-nos pela estratégia e pela criatividade

Programas de Autor

Episódios Recentes Ver Mais

Notícias

Regional 24 Fevereiro, 2024

Vila Nova de Cerveira abre novo Centro de Apoio à Integração de Migrantes

A Câmara de Vila Nova de Cerveira abriu no centro de Transportes um novo Centro Local de Apoio à Integração de Migrantes (CLAIM), que aumentaram nas “freguesias mais próximas da sede do concelho”.

Nacional 24 Fevereiro, 2024

Conselho Nacional da CGTP eleito com 98% dos votos

O Conselho Nacional da CGTP, composto por 147 dirigentes, foi eleito com 98% dos votos, no XV congresso da central sindical, que se realiza na Torre da Marinha, Seixal.

Desporto 24 Fevereiro, 2024

Liga Europa: Sporting reencontra Atalanta, Benfica defronta Rangers

O Sporting reencontra os italianos da Atalanta, que já defrontou na fase de grupos, nos oitavos de final da Liga Europa, e o Benfica defronta o Rangers, assim ditou o sorteio realizado em Nyon, na Suíça.

Música 23 Fevereiro, 2024

Escola do Rock de Paredes de Coura arranca celebração dos 10 anos em Castelo de Paiva

A Escola do Rock de Paredes de Coura promove, este fim de semana, nos dias 24 e 25 de fevereiro,  em Castelo de Paiva, no distrito de Aveiro, uma residência de intercâmbio entre alunos daquela residência intensiva e da academia de música local.

Regional 23 Fevereiro, 2024

Valença reuniu com a GNR local e de Viana para analisar a segurança do concelho

O Município de Valença convocou os destacamentos territoriais de Valença e Viana do Castelo da Guarda Nacional Republicana (GNR) para uma reunião de análise da situação atual da segurança do concelho.

Regional 23 Fevereiro, 2024

Pouca lampreia no Alto Minho vendida a cerca de 100 euros

A Associação Profissional de Pescas do Rio Minho e Mar afirmou hoje que “está a ser um ano complicado” para a pesca da lampreia, que é pouca, sendo vendida, face à elevada procura, entre os 70 a 100 euros.

Nacional 23 Fevereiro, 2024

Cáritas promove semana nacional com peditório e estudo sobre pobreza

A Cáritas Portuguesa assinala a sua semana nacional entre 25 de fevereiro e dia 3 de março, para "dar cara" a todos os que procuram diariamente a ajuda deste organismo, que atende anualmente mais de 120 mil pessoas.