O presidente da Federação Portuguesa de Canoagem (FPC), Vítor Félix, considerou que Fernando Pimenta é “o melhor atleta português de sempre”.
“Além das 136 medalhas internacionais, Fernando Pimenta é o desportista nacional com mais títulos de campeão da Europa e do mundo, além das duas medalhas olímpicas. E é o único em Portugal com três títulos mundiais, além de ser pódio desde os 500 metros às maratonas”, justificou.
O dirigente falava após a homenagem da Câmara Municipal de Ponte de Lima a Fernando Pimenta, por mais uma época repleta de êxitos, destacando-se o título mundial no olímpico K1 1.000 metros.
“Não é por lhe faltar a medalha [de ouro] olímpica que todos desejam, para se juntar aos campeões do atletismo, mas são os resultados desportivos e a consistência desde 2009 até agora, sempre em posições de pódio. Não conheço atletas portugueses com estas características”, vincou.
Vítor Félix confidenciou que, depois de um “desabafo” nas redes sociais pelo facto do Presidente da República não homenagear Fernando Pimenta e outros atletas, de diferentes modalidades, igualmente com títulos europeus e mundiais, surgiu a promessa de que algo seria feito.
“O Presidente prometeu receber os atletas medalhados nos Jogos Europeus e Jogos Mundiais Universitários, mas não passou de uma promessa. Passaram dois meses dos primeiros e um dos segundos e não houve qualquer tentativa de os receber. Mais uma vez caiu em saco roto a nossa demanda por este reconhecimento justo”, lamentou.
De igual forma, queixou-se pelo facto de a federação que preside ser “apenas a 15.ª no ranking do financiamento público desportivo”, recordando os muitos “resultados de excelência” da canoagem, que recentemente viu também João Ribeiro e Messias Baptista sagrarem-se campeões do mundo em K2 500 metros, que fazem parte do programa de Paris2024.
“Os resultados desportivos não se transformam no reconhecimento no financiamento público”, criticou, lembrando que a sua federação “com pouco continua a fazer muito”.
O autarca limiano, Vasco Ferraz, realçou o “excecional atleta e feitos extraordinários” que Fernando Pimenta alcançou juntamente com o seu treinador Hélio Lucas, em êxitos feitos com “sangue, suor e lágrimas, bem como com sacrifícios pessoais e muitas batalhas”.
Sublinhou o “comprometimento e dedicação” de ambos à canoagem e destacou Fernando Pimenta como “uma força de natureza e de trabalho”.
O presidente do Comité Olímpico de Portugal, José Manuel Constantino, enviou um vídeo no qual elogiou “mais uma época desportiva excecional” e revelou a sua “expectativa e esperança” de que Pimenta atinja o seu maior sonho, ser campeão olímpico.
O Presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, Luís Nobre, despediu-se da Presidência do Eixo Atlântico com um discurso onde enfatizou o trabalho realizado em prol da partilha de valores comuns, promovendo a integração, a transmissão de conhecimentos, de saberes e de experiências acumulados ao longo do tempo, o entendimento mútuo e o desenvolvimento conjunto.
Viana do Castelo está a pressionar o Governo para agilizar os processos de expropriação de terrenos para fins habitacionais, de forma a dar resposta rápida à crescente procura de habitação no concelho.
Valença vai assinalar, esta quarta-feira, 19 de novembro, o Dia Internacional para a Eliminação da Violência Contra as Mulheres com iniciativas educativas que visam sensibilizar a comunidade para a prevenção da violência e a promoção da igualdade.
Viana do Castelo vai receber este ano, pela primeira vez, a bandeira verde de “Autarquia + Familiarmente Responsável”, reconhecimento atribuído a municípios que implementam políticas de apoio às famílias, anunciou o Observatório das Autarquias Familiarmente Responsáveis (OAFR).
No último dia do 14.º Congresso da Federação Nacional dos Médicos (Fnam), realizado em Viana do Castelo, os participantes aprovaram por unanimidade uma moção de adesão à greve geral marcada para 11 de dezembro, em protesto contra o pacote laboral do Governo.
Pampilhosa da Serra, no distrito de Coimbra, é o município onde os preços de habitação são mais acessíveis em Portugal. Segundo uma análise do idealista, marketplace imobiliário, os proprietários pedem, em média, apenas 494 euros por metro quadrado, o valor mais baixo do país.
A Guarda Nacional Republicana (GNR) deu início a uma operação de fiscalização rodoviária direcionada aos veículos pesados de mercadorias e de passageiros, que decorrerá até 23 de novembro em todo o território nacional. A ação concentra-se nas vias mais críticas e com maior volume de tráfego destes veículos.