O presidente da Comunidade Intermunicipal do Alto Minho (CIM Alto Minho), Manoel Batista, encerrou hoje a “Jornada Rio Minho 2030: Nova Estratégia, Novas Ações Partilhadas”, evento promovido pelo Agrupamento Europeu de Cooperação Territorial (AECT) Rio Minho, que decorreu na Escola Superior de Ciências Empresariais, em Valença.
Na sua intervenção, Manoel Batista destacou a importância da nova Estratégia 2030 do Rio Minho Transfronteiriço para consolidar a cooperação entre o Alto Minho e a Província de Pontevedra, sublinhando o papel fundamental da governança transfronteiriça e dos instrumentos como os AECT para a construção de um território verdadeiramente partilhado. Referiu ainda o contributo da CIM Alto Minho para a criação do novo AECT Raia Seca e Gerês-Xurés, que irá permitir uma articulação territorial ainda mais abrangente, cobrindo toda a fronteira terrestre com a Galiza.
O presidente enalteceu o envolvimento de entidades como a CCDR-N, a Xunta da Galiza e o AECT Galiza-Norte de Portugal no processo de revisão da nova Estratégia, e realçou a participação ativa dos municípios, técnicos e representantes da sociedade civil, evidenciada nos painéis temáticos e no workshop participativo.
Manoel Batista referiu ainda que é “fundamental continuar a apoiar a consolidação e ampliação das Eurocidades, incentivando a partilha de serviços municipais e a eliminação das persistentes barreiras legais e administrativas em áreas cruciais como a saúde, educação, mobilidade e emergências.”
Durante o evento foram apresentadas as principais linhas de ação da nova estratégia, incluindo oportunidades de financiamento no âmbito da 8ª convocatória do Programa POCTEP 2021-2027.
Manoel Batista encerrou a sessão com um agradecimento a todos os participantes e parceiros, afirmando que “o Minho transfronteiriço deve continuar a ser um espaço de vida, trabalho e progresso, onde a fronteira se transforma num ponto de encontro e de oportunidades para o desenvolvimento sustentável”.
Portugal viveu este verão o período mais quente desde 1931, anunciou o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA). Com uma temperatura média de 23,51ºC, o país registou um aumento de 1,55ºC face ao normal (período 1991-2020), acompanhado por três ondas de calor que marcaram a estação.
Após o sucesso do colar (2024) e dos brincos (2025), o Município de Vila Nova de Cerveira dá mais um passo na diversificação da coleção única da “Conta de Cerveira – Joia Municipal”. Com o objetivo de aproximar diferentes públicos e reforçar a ligação à história local, foram lançadas duas novas peças: a pulseira e o pin.
Viana do Castelo terminou uma nova etapa do projeto europeu STANDOUT, que decorreu na Suécia, reforçando o papel da cidade como uma das pioneiras na criação de uma rede de cidades certificadas para o desporto ao ar livre. A cidade integra este projeto inovador como cidade piloto, juntamente com Silkeborg, na Dinamarca, que será a outra cidade inaugural da rede.
A Liga Feminina Placard, principal campeonato feminino de futsal em Portugal, inicia-se este sábado, 6 de setembro, com um novo formato que contará com dez equipas, menos duas em relação à temporada anterior, numa tentativa de aumentar a competitividade e o equilíbrio da prova.
A Câmara de Monção lançou um concurso público para o aluguer de instalações provisórias onde irá funcionar o Centro de Saúde durante as obras de requalificação. O contrato, com duração de 16 meses, tem um valor base de cerca de 205 mil euros, segundo anúncio publicado em Diário da República.
O músico NOBLE sobe ao palco do Festival Viana Bate Forte, com um concerto marcado para a próxima sexta-feira, dia 12 de setembro, às 23h00, no Palco da Erva, na Praça da Erva.
Faz hoje 18 anos que o centro histórico de Viana do Castelo foi abalado por um dos assaltos mais violentos da história recente da cidade. No dia 6 de setembro de 2007, cinco homens armados invadiram o Museu do Ouro e a Ourivesaria Freitas, em plena manhã, e protagonizaram um roubo violento que terminou em tiroteio com a PSP.