Logo
Regional

Presidente da Câmara Municipal vai apelar à tutela para que seja criado Serviço de Radioterapia na Unidade Local de Saúde do Alto Minho

12 Maio, 2023 | 11:32
Partilhar
Viana TV
1 min. leitura

O Presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, Luís Nobre, recebeu em audiência a Liga dos Amigos do Hospital de Viana do Castelo, na sequência de um abaixo assinado subscrito por mais de 30 mil cidadãos dos dez concelhos do distrito. O autarca, sensível às necessidades apresentadas, assumiu que irá dar nota desta necessidade junto da Comunidade Intermunicipal do Alto Minho e do Ministério da Saúde.

A audiência serviu sobretudo para que a direção da Liga dos Amigos do Hospital, encabeçada por Defensor Moura, apresentasse os argumentos para a necessidade daquela área de prestação de serviços na ULSAM. Segundo a Liga dos Amigos do Hospital, são 400 novos doentes por ano no distrito a necessitar destes cuidados e que têm que se deslocar a Braga ou ao Porto.

Perante estes factos, Luís Nobre mostrou-se sensibilizado com os argumento do abaixo assinado para a criação de um Serviço de Radioterapia e garantiu que irá apresentar junto da tutela e da CIM Alto Minho aquelas preocupações, tanto mais que o Ministro da Saúde é um profissional da área e certamente entenderá a necessidade registada pela Liga, que precisa de enquadramento técnico por se tratar de uma área muito específica.

Recorde-se que a Liga lançou o abaixo assinado para auscultar a opinião dos potenciais utentes da ULSAM sobre a inexistência deste serviço para tratar doentes com cancro, documento que foi subscrito por mais de trinta mil cidadãos do distrito. A Liga dos Amigos do Hospital “pugna há 42 anos pela humanização dos cuidados hospitalares prestados aos doentes do Alto Minho”, pelo que este serviço iria minorar e evitar deslocações e sofrimento aos pacientes.

Por todos estes motivos, Luís Nobre comprometeu-se a levar o assunto à tutela, de forma a reforçar as diligências já recentemente tomadas pela Liga junto do próprio Ministro em março passado.

A Blisq Creative é uma agência de comunicação, especialista em planeamento estratégico, marketing digital, design e web. Orientamo-nos pela estratégia e pela criatividade

Programas de Autor

Episódios Recentes Ver Mais

Notícias

Regional 2 Março, 2024

Eleições: Viana TV transmite último debate com candidatos pelo circulo eleitoral de Viana do Castelo

Os cabeça de lista dos partidos com representação parlamentar, candidatos às Eleições Legislativas do próximo dia 10 de março, pelo circulo eleitoral de Viana do Castelo, fazem esta segunda-feira um último debate.

Desporto 2 Março, 2024

Voleibol Clube de Viana perdeu em casa com o Vitória SC

Em jogo da 11ª jornada da fase final do campeonato nacional da 1ª divisão de Voleibol, realizado, este sábado à tarde, a equipa sénior masculina do Voleibol Clube Viana perdeu (2-3) no Pavilhão de Santa Maria Maior com o Vitória SC, com parciais de 25-22, 25-18, 17-25, 22-25 e 13-15.

Regional 2 Março, 2024

Viana do Castelo sob aviso laranja devido à previsão de agitação marítima

Sete distritos do continente, incluindo Viana do Castelo, vão estar este sábado sob aviso laranja devido à previsão de agitação marítima, prevendo-se ondas de noroeste com 5 a 6 metros, segundo o IPMA.

Regional 2 Março, 2024

“Concertos nas Freguesias” voltam à Igreja de Santa Maria da Silva Valença

O ciclo 'Concertos nas Freguesias' regressa a Valença, este sábado, 2 de março, mais precisamente à Igreja Paroquial de Santa Maria da Silva, às 21h30, com um espetáculo de Manuel Araújo ao piano, acompanhado, como sempre, pelo Maestro Victorino d'Almeida e Miguel Leite.

Desporto 2 Março, 2024

Canal 11 transmite jogo do Santa Luzia em Fafe

A Liga Feminina Placard regressa este sábado, com seis jogos imperdíveis agendados para o final da tarde, e a contarem para a jornada 20.

Desporto 2 Março, 2024

Juventude Viana recebe hoje Académica de Espinho

A Juventude Viana recebe, este sábado às 21h00, no Pavilhão José Natário a Associação Académica de Espinho, em jogo referente à 17ª jornada do campeonato nacional de 2ª divisão de hóquei em patins.

Nacional 2 Março, 2024

Eleições: Mais de 200 mil inscritos para voto antecipado em mobilidade

Mais de 200 mil eleitores inscreveram-se para votar antecipadamente em mobilidade no domingo, uma semana antes das eleições legislativas, anunciou o Ministério da Administração Interna (MAI).