O Presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, Luís Nobre, recebeu em audiência a Liga dos Amigos do Hospital de Viana do Castelo, na sequência de um abaixo assinado subscrito por mais de 30 mil cidadãos dos dez concelhos do distrito. O autarca, sensível às necessidades apresentadas, assumiu que irá dar nota desta necessidade junto da Comunidade Intermunicipal do Alto Minho e do Ministério da Saúde.
A audiência serviu sobretudo para que a direção da Liga dos Amigos do Hospital, encabeçada por Defensor Moura, apresentasse os argumentos para a necessidade daquela área de prestação de serviços na ULSAM. Segundo a Liga dos Amigos do Hospital, são 400 novos doentes por ano no distrito a necessitar destes cuidados e que têm que se deslocar a Braga ou ao Porto.
Perante estes factos, Luís Nobre mostrou-se sensibilizado com os argumento do abaixo assinado para a criação de um Serviço de Radioterapia e garantiu que irá apresentar junto da tutela e da CIM Alto Minho aquelas preocupações, tanto mais que o Ministro da Saúde é um profissional da área e certamente entenderá a necessidade registada pela Liga, que precisa de enquadramento técnico por se tratar de uma área muito específica.
Recorde-se que a Liga lançou o abaixo assinado para auscultar a opinião dos potenciais utentes da ULSAM sobre a inexistência deste serviço para tratar doentes com cancro, documento que foi subscrito por mais de trinta mil cidadãos do distrito. A Liga dos Amigos do Hospital “pugna há 42 anos pela humanização dos cuidados hospitalares prestados aos doentes do Alto Minho”, pelo que este serviço iria minorar e evitar deslocações e sofrimento aos pacientes.
Por todos estes motivos, Luís Nobre comprometeu-se a levar o assunto à tutela, de forma a reforçar as diligências já recentemente tomadas pela Liga junto do próprio Ministro em março passado.
Os preços das casas em Viana do Castelo registaram uma subida expressiva nos últimos 12 meses. Segundo o índice do portal imobiliário Idealista, em janeiro de 2026 o valor mediano por metro quadrado atingiu 2.233 euros, refletindo um aumento de 16,8% face a janeiro de 2025.
O distrito de Viana do Castelo está a promover uma campanha de recolha de bens para apoiar as vítimas afetadas pela tempestade Kristin, que causou vários estragos na região de Leiria. A iniciativa é promovida pelo OLYMPICS4ALL – Desporto/Solidariedade, com o apoio da Câmara Municipal de Viana do Castelo e da Federação Distrital de Bombeiros de Viana do Castelo.
Paredes de Coura prepara-se para um fevereiro recheado de cultura, tradições e programação para todos os públicos. O mês começa com o já tradicional Entrudo Sopeiro, mas traz também propostas de teatro, dança, cinema e atividades para famílias e bebés.
A Câmara Municipal de Viana do Castelo realiza, esta terça-feira 3 de fevereiro, mais uma reunião ordinária do executivo, com uma ordem de trabalhos composta por 21 pontos que abrangem áreas como gestão financeira, apoios sociais e associativos, mobilidade, saúde e desenvolvimento local.
O Festival Viana Jazz foi distinguido como um dos 10 finalistas da 10.ª edição dos Iberian Festival Awards, um prestigiado certame que reconhece os melhores festivais de música da Península Ibérica.
Valença celebra, uma vez mais, o mês do amor com a iniciativa “Valença – Onde o Amor Acontece”, um concurso de fotografia que convida os casais a registar momentos especiais nos cenários mais emblemáticos do concelho.
A Região Escutista de Viana do Castelo mobilizou uma equipa de dirigentes para apoiar as populações afetadas pela passagem da depressão Kristin, que provocou elevados prejuízos em várias zonas do país, sobretudo no centro de Portugal.