O presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, Luís Nobre, e a vereadora da Ação Social, Carlota Borges, estiveram hoje reunidos com os professores que dão, de forma voluntária, aulas de Português a migrantes. O projeto, já com dez anos, é uma das muitas formas de inclusão levadas a cabo pelo Município para acolher o cada vez maior número de migrantes.
Hoje, os professores João Guerreiro, Manuela Guerreiro e Maria Iracema Domingues (que estão no projeto desde o seu início), Maria Conceição Ferreira, Maria Fátima Bastos, Maria Fátima Talina, Maria Margarida Marques e Venina Bastos (a que se junta Ana Luís Novo, que não esteve presente) estiveram com o autarca para uma reunião de trabalho, onde foi evidenciado o crescimento do projeto, que têm recebido cada vez mais migrantes de diferentes nacionalidades e diversos perfis migratórios.
Este crescimento deve-se ao empenho e dedicação que professores/as voluntários/as depositam nas suas aulas ensinando não só a língua portuguesa, mas também a cultura. São aulas de partilha, que aproximam, que exponenciam relações e afetos ajudando a combater o isolamento social e promovendo redes de apoio e amizade de quem fica na cidade.
Este ano letivo de 2023/2024 iniciou em outubro de 2023 e finalizou em junho de 2024, com cinco turmas a decorrerem na Escola Secundária de Santa Maria Maior e nos Serviços Sociais dos Trabalhadores Municipais de Viana do Castelo. Nestas aulas, e ao longo de todo o ano letivo passaram pelas aulas 157 migrantes, com cerca de 30 nacionalidades (UE, África do Sul, Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Colômbia, Coreia do Sul, Estados Unidos da América, Guiné Bissau, Guiné Conacri, Índia, México, Nova Zelândia, Paquistão, Reino Unido, Ruanda, Rússia, Senegal, Tunísia, Ucrânia, Venezuela, etc.), com a entrega incondicional de nove professores que dinamizaram níveis distintos (A1, A2 e B1) no formato presencial, mas também online, com sessões de 2horas por semana.
Ângela Pereira, jovem de 23 anos natural de Viana do Castelo, faleceu na manhã desta quinta-feira, Dia de Natal, no Instituto Português de Oncologia (IPO) do Porto. A sua história tinha comovido milhares de pessoas nos últimos dias, após um apelo urgente por apoio médico partilhado nas redes sociais.
O presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, Luís Nobre, marcou presença na tradição do “Viana Moscatel e Banana”, mais conhecido como Bananeiro, e não hesitou em servir alguns copos de moscatel aos milhares de vianenses e visitantes que encheram a Praça da República na tarde desta quarta-feira, véspera de Natal.
Para a grande maioria dos cristãos, o natal significa o nascimento de Jesus. Assim sendo, colocar o presépio por debaixo da árvore de natal é uma das tradições de natal mais comuns. O mesmo recria o nascimento do menino jesus num estábulo.
Hoje assinalam-se 25 anos desde o encalhe do navio de carga Coral Bulker à entrada do porto de Viana do Castelo, um dos maiores acidentes marítimos da costa norte portuguesa.
Reza a lenda, que há muitos muitos anos, um homem da nobreza, muito desgostoso pela morte da sua mulher, terá gasto todo o seu dinheiro, deixando as suas 3 filhas sem nada.
A poucas horas do Natal e a escassos dias do final de mais um ano, agradecemos a todos pela confiança na Viana TV. Continuamos a ter "Uma nova forma de ver Viana do Castelo".
Embora não seja muito comum nas grandes cidades as famílias com filhos pequenos saírem à rua depois da meia noite, em muitas aldeias de norte a sul do país, a missa do galo continua a ser uma tradição inquebrável.