Logo
Regional

Presidente da Câmara Municipal de Viana diz que “o mar não tem fronteiras nem tem muros”

18 Fevereiro, 2023 | 13:08
Partilhar
Viana TV
2 min. leitura

O presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, Luís Nobre, defendeu, durante a intervenção na conferência “Novas Profissões do Mar”, no âmbito dos “Roteiros de Engenharia” da Ordem dos Engenheiros – Região Norte (OERN), a criação de uma região atlântica através de um processo do alargamento a projetos intermunicipais, dando como exemplo a requalificação da frente marítima levada a cabo pela Polis Litoral Norte, composta por três municípios.

Os “Roteiros de Engenharia” são um projeto da OERN que irá durar até ao final de 2024 e que cruza o território com colégios de especialidade dando a conhecer casos, projetos, iniciativas de engenharia que promovam o desenvolvimento económico e crescimento social, valorizando os engenheiros. Na sessão de ontem, o autarca vincou, assim, que “também na economia do mar esta frente inter-regional e até internacional com o alargamento à Galiza poderá ter melhores condições de se afirmar se estiver unida”.

Para Luís Nobre, “o mar não tem fronteiras nem tem muros” e “as competências estão cá, os saberes e a engenharia está cá e temos tudo a ganhar neste processo com a aproximação de territórios”. Classificando o mar como “fonte de afirmação e sustentabilidade do território”, o autarca falou ainda do desígnio nacional e do mar como uma “oportunidade única para o território onde os engenheiros têm papel fundamental”, onde existe um “grande espaço para o crescimento de competências”, tanto mais que Viana do Castelo tem vindo a afirmar-se através do mar e da inovação, dando como exemplo os casos da Windfloat e da Corpower, e lembrou o trabalho em torno da Agenda do Mar enquanto “aposta num sector fundamental” e onde a engenharia “poderá desempenhar um papel fundamental na transformação da sociedade”.

Na conferência marcaram também presença o secretário de Estado do Mar, José Maria Costa, e Erik Giercksky, Head of the Ocean Stewardship Coalition – United Nations Global Compact, para debater as novas profissões do mar em Viana do Castelo e, na abertura, o delegado distrital da OERN, Vítor Correia, sublinhou que “Viana é o local certo na hora certa” para o debate, secundado por Bento Aires, presidente do Conselho Diretivo da OERN, que considerou que a engenharia do mar é uma oportunidade para as novas competências exigidas.

Já José Maria Costa falou sobretudo do crescimento da economia do mar, que se encontra entre os grandes objetivos estratégicos do governo. “O mar é um ativo fundamental para o território”, sublinhou, prevendo investimentos neste sector de 40 mil milhões de euros e a criação de 30 mil postos de trabalho. “Os novos projetos tecnológicos associados à tecnologia offshore vão criar novos serviços e produtos”, defendeu o governante, concluindo que os números são exemplo da importância deste sector para o país.

Programas de Autor

Episódios Recentes Ver Mais

Notícias

Desporto 21 Fevereiro, 2026

XLVII Rali à Lampreia promete emoções fortes e sabores únicos em Monção

Monção prepara-se para receber este fim de semana, dias 21 e 22 de fevereiro, a emblemática edição XLVII do Rali à Lampreia, um dos eventos de maior prestígio do calendário automóvel nacional. A prova, realizada na histórica Praça Deu-la-Deu, atrai milhares de visitantes de Portugal e Espanha, combinando adrenalina, tradição e gastronomia local.

Desporto 21 Fevereiro, 2026

Santa Luzia recebe GD Árvore em duelo decisivo da Liga Feminina Placard

Viana do Castelo será palco este sábado, dia 21 de fevereiro, de um duelo de elevada importância na Liga Feminina Placard. O Santa Luzia FC recebe o GD Árvore às 18h00, no Pavilhão Municipal José Natário, em partida da 17.ª jornada da fase regular.

Regional 21 Fevereiro, 2026

Câmara e PSP reforçam ligação estratégica em Viana do Castelo

O novo comandante da PSP de Viana do Castelo, Superintendente Raúl Curva, foi recebido pelo Presidente da Câmara, Luís Nobre, num encontro que assinalou o início de um novo ciclo de cooperação entre a polícia e a autarquia.

Internacional 21 Fevereiro, 2026

Habitação, imigração e combate à pobreza no topo das prioridades do Eixo Atlântico para 2026

O Eixo Atlântico do Noroeste Peninsular aprovou, em assembleia-geral, a habitação, a imigração e a luta contra a pobreza e exclusão social como prioridades estratégicas para 2026. A decisão foi divulgada em comunicado pela entidade que agrega municípios do Norte de Portugal e da Galiza.

Regional 21 Fevereiro, 2026

Viana do Castelo promove “Vencer a Idade com Saúde” junto de 1.600 seniores

A Câmara Municipal de Viana do Castelo está a levar a cabo o projeto “Vencer a Idade com Saúde”, dirigido a cerca de 1.600 seniores do concelho, numa iniciativa desenvolvida em parceria com cerca de 50 entidades, entre Juntas de Freguesia e lares.

Regional 21 Fevereiro, 2026

BE alerta para atraso na atualização dos planos de proteção civil no Alto Minho

O Bloco de Esquerda (BE) de Viana do Castelo manifestou esta sexta-feira preocupação com o atraso na atualização dos Planos Municipais de Emergência e Proteção Civil (PMEPC) em seis dos dez concelhos do Alto Minho.

Nacional 21 Fevereiro, 2026

Mau tempo mantém 174 estradas encerradas

O mau tempo continua a provocar fortes constrangimentos à circulação rodoviária, com 174 estradas ainda encerradas ao trânsito. Entre as vias afetadas contam-se seis troços de autoestradas, sendo o distrito de Coimbra o mais penalizado, de acordo com a Guarda Nacional Republicana (GNR).